Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputada Ana Paula Lima

76ª Sessão Ordinária - 02/10/2003

A SRA. DEPUTADA ANA PAULA LIMA - Sr. Presidente, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, quero esclarecer, principalmente ao Deputado Jorginho Mello, que o Deputado José Serafim não participou da votação por um problema de saúde de sua filha.

Estou chocada em presenciar um discurso com tanto ódio, aos berros feito pelo Deputado Nelson Goetten. Infelizmente, ele não está presente, mas já é comum ele falar e sair do Plenário. Mas como não temos medo de berros e de declarações injustas, quero dizer ao Deputado Nelson Goetten e a todos os catarinenses que nós, do Partido dos Trabalhadores, choramos, sim, choramos porque temos sentimentos, choramos porque temos alma, choramos muito em ver o Brasil do jeito que está. O Deputado Nelson Goetten deveria chorar de vergonha porque ajudou a contribuir para deixar o Brasil no Estado em que está.

Tenho certeza de que as nossas lágrimas, daqui para a frente, serão de alegria em ver um Presidente da República eleito, maciçamente, pelo povo, e que está sendo reconhecido no mundo como nenhum outro Presidente. Um Presidente que não teve a oportunidade de ser diplomado (e o Deputado Nelson Goetten está cursando agora também), mas que tem alma e que vai fazer as mudanças que o Brasil necessita.

Eu tenho orgulho em falar deste homem, eu tenho orgulho em falar do Lula porque ele representa o sentimento do povo. E o Deputado Nelson Goetten não pode falar de um Presidente da República como tem falado do Lula, ele não teve e não tem a trajetória percorrida pelo Lula. Não passou fome como ele, não passou pelas dificuldades que ele passou. E o Presidente está mostrando, com grandeza, que este País tem jeito, que este País vai melhorar. E é por isso que nós, com alegria, agora, choramos porque estamos vendo um homem decente governar o Brasil.

Mas, Sr. Presidente, meu discurso hoje é para registrar, com muita honra e alegria, a filiação do Vereador Izaltino Pedron, da cidade de Blumenau, que passa a compor as fileiras do nosso Partido. Trata-se de um sindicalista, de um líder comunitário, do bairro da Grande Velha, um pai de família, um político ético, um homem honrado, um homem que vem agregar valor às trincheiras do PT. Vem somar, para dar continuidade ao trabalho que o Partido dos Trabalhadores vem realizando e que mereceu, segundo aferição do Ipac - instituto de pesquisa da Furb, 92% de aprovação popular.

Esse homem, que vem somar para o sentimento de grandeza de nossa cidade, está em perfeita sintonia com os ventos da mudança, os ventos que varreram o Estado de Santa Catarina e o Brasil; que vem somar ao Presidente Lula, que vem somar ao vice-Presidente José de Alencar.

Sr. Presidente e Srs. Deputados, o Vereador Izaltino Pedron sai do caminho do Deputado Nelson Goetten e faz a autocrítica da cizânia e da divisão das gestões menores e desprezíveis que o povo catarinense e o povo do Brasil queriam.

Não é isso que o povo quer. O povo quer coisas concretas, o povo quer paz, quer uma política ética. E é isso que o Partido dos Trabalhadores faz.

Sr. Presidente, devo dizer ainda aos desavisados que Blumenau vai continuar nas mãos de gente honrada, de gente idealista e por isso nós todos estamos unidos. O Vereador Izaltino Pedron vem se somar conosco e ao Dr. Edson José Adriano, atual Secretário da Saúde, que vem fazendo um belíssimo trabalho em Blumenau e que haverá de ser o candidato a Prefeito do Partido dos Trabalhadores. Com certeza, terá o apoio do Prefeito Décio Lima, terá o apoio do nosso comandante Lula, terá o apoio do companheiro José de Alencar. É dessas pessoas honradas que Blumenau precisa.

E falando de Blumenau, Sr. Presidente, quero deixar, nesta Casa, um convite a todos os Deputados, a todos os funcionários da Assembléia, a todos os catarinenses que nos estão assistindo, para prestigiarem a nossa festa maior, a Oktoberfest, que não é apenas uma festa da cerveja, é uma festa da gastronomia, do folclore, da dança, da musicalidade de uma gente trabalhadora, que são os blumenauenses.

Estamos, este ano, realizando a 20ª Oktoberfest. Esta festa foi criada depois das enchentes de 1983 e de 1984, quando as águas do maravilhoso Rio Itajaí-Açu derrubaram a cidade, devastaram as casas, quebraram o comércio. Mas Blumenau é uma cidade onde, a cada amanhecer, as pessoas se levantam com mais coragem, com mais vontade e mais dispostas a enfrentar os desafios que se apresentam.

E foi depois dessas duas enchentes, que nós fizemos a primeira edição da Oktoberfest para, a princípio, levantar a auto-estima de nosso povo. Mas a festa tomou tamanha dimensão que ficou conhecida nacional e internacionalmente como uma festa das mais bem organizadas! Em Blumenau recebemos todos com muito carinho, com muita honra e respeito.

Em 2003, Sr. Presidente, quero que V.Exa. prestigie nossa festa, que terá uma característica muito especial. Faz exatamente 27 anos que um Presidente da República pisou em terras blumenauenses. E pela primeira vez na história de Blumenau, justamente na vigésima edição da Oktoberfest, nós teremos o prazer e a honra de receber essa pessoa maravilhosa, essa pessoa honrada, que é o nosso Presidente Lula, que além de prestigiar a festa, estará inaugurando 560 apartamentos do PAR, um conjunto habitacional construído em parceria com a Caixa Econômica Federal.

Também estará assistindo e prestigiando o desfile da nossa gente que estará passando pelos caminhos da Rua XV de Novembro fazendo um bonito espetáculo. Estará, também, nos pavilhões da Oktoberfest recebendo todos os blumenauenses, catarinenses e brasileiros. São em pequenos gestos como esse de prestigiar e visitar uma cidade do interior do Estado de Santa Catarina, Deputado Sérgio Godinho, que podemos ver a honra e a dignidade de um homem.

É deste homem que estamos falando. É este homem que temos que respeitar e que estará no Estado de Santa Catarina. E quero registrar, Sr. Presidente, que depois do Estado de São Paulo, Santa Catarina é o Estado que o Presidente mais visitou.

Ele estará na sexta-feira dormindo e permanecendo na cidade de Blumenau e já no sábado visitará a nossa querida cidade de Chapecó, tão bem governada pelo Prefeito Pedro Uczai.

É com este carinho que convido a todos para que prestigiem conosco essa festa tão linda, que não pertence só a Blumenau, mas a todos os catarinenses.

O Sr. Deputado Sérgio Godinho - V.Exa. me concede um aparte?

A SRA. DEPUTADA ANA PAULA LIMA - Pois não!

O Sr. Deputado Sérgio Godinho - Nobre Deputada, gostaria de cumprimentá-la, num gesto de reconhecimento, principalmente aos criadores há vinte e poucos anos da Oktoberfest. Lembro que foi esta festa que motivou e desencadeou em todo Estado a preocupação de cada Município criar o seu evento.

A partir da Oktoberfest, criou-se na minha cidade, Lages, a Festa do Pinhão. Então, vemos a extensão e a maravilha da ousadia, na época, que essas pessoas tiveram em criar uma festa em outubro, fora da época, pois só tínhamos o Natal e a Páscoa. Isso motivou todas as cidades do Estado.

Hoje vemos, em todos os finais de semana, reuniões aqui e acolá. E essas festas todas foram criadas a partir da comunidade de Blumenau.

Então, como catarinense, como Deputado Estadual, desejo que essa festa, ora coordenada pelo seu esposo, Prefeito de Blumenau, seja coroada de êxito, que tudo saia dentro do esperado. E, mais uma vez, agradeço àqueles que criaram a festa, pois aí houve o nascimento da festa e a perpetuação por pessoas, como o Prefeito de Blumenau, que a mantêm.

Parabéns! Estaremos lá participando e prestigiando esse maravilhoso evento.

Muito obrigado!

A SRA. DEPUTADA ANA PAULA LIMA - Agradeço o aparte de V.Exa., nobre Deputado, e será um prazer enorme recebê-lo.

A cidade de Blumenau espera a todos de braços abertos para podermos fazer um brinde: saúde a todos os visitantes da Oktoberfest.

Mas também quero dizer que foi bem lembrado pelo Deputado Sérgio Godinho sobre a importância da criação da Oktoberfest. E quero registrar que Blumenau sempre foi vanguarda também nessas festividades.

Mas faço o registro também das festas das cidades vizinhas como a Fenarreco, como a Marejada, que é na cidade do Presidente da Assembléia Legislativa, que também estará participando dessas festividades.

Quero receber, com muito carinho, o Deputado Nelson Goetten nesta festa para mostrar como se faz política com amor e com muito carinho no coração.

Muito obrigada!

(SEM REVISÃO DA ORADORA)