80ª Sessão Ordinária - 15/10/2003
O SR. DEPUTADO SÉRGIO GODINHO - Sr. Presidente, Sra. Deputada, Srs. Deputados, hoje comemoramos o Dia do Professor, e é preciso lembrar o tamanho da importância de uma das mais populares profissões do planeta. Mas não basta apenas lembrar do professor hoje, valorizá-lo hoje, quando é comemorado o seu dia. É preciso valorizá-lo sempre, pelo papel que desempenharam nas nossas vidas e que desempenham na vida de nossos filhos e netos.
Neste dia, é nosso papel como legisladores, refletirmos o quanto é importante valorizar esse profissional, através de uma política salarial condescendente com o seu papel. Vamos dar mais atenção a essa classe, pois são os professores que moldam, desde pequenos, o futuro de nosso País, através de nossas crianças.
O assunto é terrível, porém é muito importante levantar esses dois tópicos: o salário e o preparo do profissional, especificamente no que diz respeito à escola pública e aos cursos de 1o e 2o graus, o professor é mal pago, fazendo com que os que tenham um preparo acadêmico melhor ingressem nos quadros das escolas particulares. Geralmente, e há muito tempo, são alunos de cursos superiores diversos que lecionam para escolas do Governo.
Entretanto, deve-se pensar sobre o real estado do ensino para a conscientização de que o Estado nada mais é que um grande homem. Daí, a importância do ensino e dos professores.
Vamo-nos lembrar com mais cuidado desse grande agente do processo educacional. "A alma de qualquer instituição de ensino é o professor. Por mais que se invista na equipagem das escolas, laboratórios, bibliotecas, anfiteatros, quadras esportivas, piscinas, campos de futebol, tudo isso não se configura mais do que aspectos materiais se comparados ao papel e à importância do professor". Muitas vezes até educando de forma total, uma educação plena, através da capacitação que têm os professores e do amor que eles destinam aos nossos filhos.
Então, parabéns aos professores por esse maravilhoso dia. Estarei aqui, na Assembléia Legislativa, como todos os Deputados, vigilante, para que possamos, através de leis e de reconhecimento, contemplar a necessidade das finanças dos professores.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)