Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Genésio Goulart

16ª Sessão Ordinária - 30/03/2005

O SR. DEPUTADO GENÉSIO GOULART - (Passa a ler)

"Sr. Presidente, nobres Deputadas e Deputados, ocupo a tribuna no dia de hoje para falar sobre o novo tempo que vive a mídia na cidade de Tubarão e na região."

Mas também gostaria de dar os meus cumprimentos ao Prefeito e vice-Prefeito de Lauro Müller. Sejam bem-vindos e sintam-se bem nesta Casa. Muito obrigado pela presença de vocês.

(Continua lendo)

"Sr. Presidente, Tubarão e a nossa região possuem uma grande tradição no setor de comunicação, sediando influentes jornais, diários, uma faculdade de jornalismo mantida pela Unisul e, principalmente, emissoras de rádio bastante ouvidas pela população catarinense.

O rádio tubaronense surgiu há 58 anos com a inauguração da Sociedade Rádio Tubá. Tempos depois surgiram as Rádios Tabajara e JK Santa Catarina, formando, com a pioneira Tubá, o conjunto responsável pela propagação do ideal de desenvolvimento da comunidade local.

Na década de oitenta entraram em funcionamento as emissoras FM (Cidade, 102 FM e Tabajara FM), atraindo para o rádio o público jovem.

Também registra-se outro momento importante para a comunicação local, com a autorização para o funcionamento das rádios comunitárias, que também tiveram um importante papel na democratização do acesso à informação.

Esta reconstituição nos traz aos dias de hoje, quando se processa outra grande transformação na história do rádio tubaronense e do Sul de Santa Catarina. Fazemos o devido registro nesta tribuna da Assembléia Legislativa sobre o ingresso da Rede Barriga-Verde no panorama da comunicação na Amurel, especificamente na cidade de Tubarão.

Queremos repercutir no âmbito do Parlamento catarinense a filosofia empreendida pelo empresário Saul Brandalise, que teve a confiança de se instalar no Município de Tubarão, atendendo a toda a nossa região. E agora o seu grupo acaba de adquirir duas emissoras de rádio na nossa querida Cidade Azul.

Coordenada por Paulo Roberto Guimarães (direção-geral), Luiz Geraldo Geli (jornalismo) e Gilberto Bandeira (comercial), a Rede Barriga-Verde se pauta pelo dinamismo e pela boa prestação de serviços, marcas que seguramente empreenderá nas emissoras de rádio Band FM e Bandeirantes 1090 AM, além da renovada sucursal da TV Barriga-Verde.

Ressaltamos que, embora o noticiário nacional esteja presente na programação, o jornalismo local e regional terá espaços assegurados ao longo das 24 horas de transmissão diária da rádio AM.

Ao tempo em que envio os cumprimentos aos novos proprietários das emissoras, registro a contribuição do antigo proprietário Túlio Zumblick, que modernizou o Grupo Tabajara e entregou aos seus novos proprietários uma emissora com credibilidade e com grande conceito junto à sociedade catarinense.

Faço também o registro dos profissionais de imprensa que estarão atuando nos microfones da Bandeirantes 1090 AM e Band FM, ao mesmo tempo em que os parabenizo: jornalistas José Carlos Aguiar, Walmor Silva, Júlio Fontana, Mexicano, Danei Tártari, Maria do Carmo Serafim, João Lopes (o Ligeirinho), Antônio Marcos, Savagé, Candinho, Nader Kalil, Carlos Küerten e tantos outros amigos que fazem a história da Rádio no Sul Catarinense."

Então, só tenho que agradecer à família Brandalise, que teve confiança para se instalar na nossa cidade de Tubarão, atendendo a toda a nossa região. Ficamos muito feliz, como representante da região da Amurel, por termos conosco essa tão valiosa emissora de comunicação no Município de Tubarão.

Quero parabenizar a família Brandalise e desejar muita sorte, sucesso e que seja bem-vinda, porque nós realmente estamos aqui exatamente para demostrar o nosso gesto de apoio, para que a comunicação não só da nossa cidade e região, mas de toda Santa Catarina, venha a se expandir cada vez mais, já que é através dela que nós podemos anunciar o nosso trabalho e passar para os nossos eleitores tudo aquilo que nós vimos desenvolvendo nesta Casa do Povo, que é a Assembléia Legislativa.

Então, fico muito feliz de ter na nossa cidade mais este empreendimento que vem valorizar cada vez mais a imprensa de Santa Catarina, especialmente da nossa região da Amurel, a qual hoje eu represento nesta Casa.

Parabéns, sejam todos bem-vindos! Espero que tenham muito sucesso!

Mas quero também falar sobre um novo empreendimento que está acontecendo na nossa Cidade Azul, na cidade de Tubarão, que é o Farol Shopping, Deputado Antônio Carlos Vieira, e que, graças a Deus, vai alavancar a economia da nossa cidade, da nossa região.

O Farol Shopping, que está sendo construído na cidade de Tubarão, com um investimento, aproximadamente, de R$ 40 milhões, vai ser inaugurado no ano que vem, criando mais de mil empregos diretos.

Então, esse shopping com certeza vai ajudar muito a economia da nossa região e facilitar a instalação de novos empreendimentos na cidade de Tubarão e na região. É claro que tudo isso graças ao empreendimento do Genésio A. Mendes, à confiança que ele também tem na nossa cidade, na nossa região e também graças ao apoio dos Governos Estadual, Federal e dos Municípios, que acreditaram e estão investindo na construção do novo Aeroporto Regional de Jaguaruna, na ampliação do Porto de Imbituba e na duplicação da BR-101..

O Sr. Deputado Antônio Carlos Vieira - V.Exa. me concede um aparte?

O SR. DEPUTADO GENÉSIO GOULART - Pois não! Eu tenho mais alguns assuntos para abordar nesta tribuna, mas concedo, com muita honra, um aparte a V.Exa.

O Sr. Deputado Antônio Carlos Vieira - Deputado Genésio Goulart, eu quero me associar às palavras de V.Exa., quando cumprimenta o empresário Genésio Antônio Mendes pelo sucesso do empreendimento que está fazendo no Município Tubarão e região.

Quero cumprimentá-lo, porque V.Exa. sabe muito bem que eu também recebi ajuda do empresário Genésio. Eu acho que ele é um empresário de valor, de grande valor mesmo e honra as palavras de V.Exa. como representante daquela bela cidade de Tubarão.

Então, quero deixar também os meus cumprimentos ao seu homenageado Genésio Antônio Mendes.

Muito obrigado!

O SR. DEPUTADO GENÉSIO GOULART - Realmente, nós temos muita consideração por ele. Com certeza, é um empresário arrojado, confiante, que está acreditando na cidade e no desenvolvimento da nossa região. Portanto, nós só temos que nos orgulhar de ter esse tipo de pessoa que confia realmente naquilo que faz. Ele é um empresário com os pés no chão.

Trata-se de um investimento, como já falamos, arrojado e que vai, com certeza, trazer muitos benefícios não só para a nossa cidade, mas também para toda a região, já que vai atrair novos empresários para se instalarem no Município de Tubarão e na região da Amurel.

Então, só queremos parabenizar o Genésio Antônio Mendes, o seu filho Márcio e a sua filha que também que fazem parte da administração, que hoje tem um grande número de funcionários. Ele é um empresário realmente de confiança e que transmite uma segurança muito grande para nós, dando-nos mais credibilidade e responsabilidade para lutarmos e defendermos cada vez mais a nossa cidade e a nossa região.

O que nós queremos, na verdade, é ver o nosso povo feliz, é ver o nosso povo empregado...

(Discurso interrompido por término do horário regimental.)

(SEM REVISÃO DO ORADOR)