51ª Sessão Ordinária - 29/05/2002
O SR. DEPUTADO NILSON GONÇALVES - Sr. Presidente e Srs. Deputados, não quero, de forma alguma, aproveitar o gancho do pronunciamento do Deputado Nelson Goetten, pois desde que cheguei da viajem que fiz com a comitiva do Governo do Estado para fora do País estou para usar este microfone para dar um esclarecimento público da razão da minha presença naquela comitiva.
Posso falar, sem medo de errar, que para mim foi a maior surpresa que tive nesses três anos e pouco como Deputado Estadual, porque tinha a impressão de que essas comitivas saíam para fora do País para, na verdade, pouco fazer em termos de proveito para o Estado de Santa Catarina.
Para mim foi muito importante fazer essa viajem para constatar pessoalmente, in loco, o que se faz em termos de abertura de comércio e em termos de levar o nome de Santa Catarina para o exterior.
Acompanharam a delegação um número bastante grande de empresários, que também ficaram surpresos, principalmente no Kuwait, com a possibilidade de fechamento de novos negócios. Por muito pouco não foi fechada a venda de cerca de 20 contêiners de arroz; o negócio ficou engatado para ser fechado a posteriori.
Ficamos sabendo que o Kuwait consome mel do Brasil, mas não comprado aqui. Ele consome o mel que a Alemanha compra em tonéis do Brasil, coloca nos vidros, rotula em árabe e vende para o Kuwait por 10 vez mais do que nós, brasileiros, vendemos para a Alemanha. Existe a possibilidade de fazer o negócio direto, Brasil-Kuwait, sem a interferência de intermediários de outros países, não só na área do mel, como também na do suco de maracujá, cujo fruto é plantado aqui no Norte do Estado.
Temos uma reunião agora, em decorrência dessa viagem, e na próxima semana teremos também uma reunião com os produtores de mel e de maracujá justamente para esclarecê-los e colocar essa real possibilidade de negócios com o Kuwait. E deixamos um contato no Kuwait para receber os kits de materiais de trabalhos industriais produzidos em Santa Catarina e expô-los lá. Isso é apenas um pequeno detalhe dessa viagem.
O Deputado Lício Silveira, que estava conosco - éramos os únicos Parlamentares nessa viagem -,sabe o quanto trabalhamos. Passávamos o dia inteiro em reuniões de negócios e políticas, levando o nome de Santa Catarina da melhor maneira possível.
Quero dizer aos Srs. Deputados, independentemente de cores partidárias, que não preciso fazer média com o Governador ou com quem quer seja, porque tenho a minha vida muito bem pautada, sem a necessidade de fazer média com quem quer que seja. Mas a verdade tem de ser dita, e isso independe de cores partidárias.
Se com essas viagens está-se fazendo bem para o nosso Estado, temos mais é que aplaudir e tirar o chapéu. Temos de parabenizar o Sr. Governador e as pessoas que organizaram essa viagem, na pessoa do Dr. Marcos Bayer, por terem possibilitado a Santa Catarina uma série de novos horizontes em termos de negócios, em termos políticos e até mesmo levando o nome do Estado lá para fora.
Parabéns! E digo que se houver a possibilidade de esta Casa ser representada numa outra viagem de negócios como essa, estarei presente porque enriqueci o meu intelecto e, com certeza, levei também a possibilidade de abrir novos horizontes para a minha região Norte.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)