Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Ff

19ª Sessão Ordinária - 03/04/2002

O SR. DEPUTADO ADELOR VIEIRA - Sr. Presidente e Srs. Deputados, eu venho hoje à tribuna neste espaço para registrar o que aconteceu ontem na cidade de Joinville.

Nós vivemos um dia de intensas atividades ontem, em Joinville, na antevéspera de um dia muito significativo não só para Joinville como também para todo o Estado de Santa Catarina.

O Prefeito Luiz Henrique, no dia de amanhã, estará praticando um ato muito corajoso, um ato que qualquer cidadão investido na condição de Prefeito da maior da cidade do Estado de Santa Catarina, que é Joinville, faria uma reflexão muito profunda, e fato ele deve ter feito.

Nós, amanhã, estaremos presenciando este ato, comparecendo a este ato, que é o ato de renúncia do cargo de Prefeito da maior cidade do Estado de Santa Catarina. Mas eu dizia no início da minha fala que eu queria registrar o que aconteceu ontem, porque o amanhã não nos pertence, Presidente.

Hoje estamos vivendo este dia e ontem nós vivemos um dia de intensas atividades, mais propriamente de grandes eventos marcados por inaugurações de obras que foram realizadas nesses últimos dias do Governo Luiz Henrique e Marcos Tebaldi. É como a imprensa está noticiando e como todos os cidadãos que conhecem de perto o trabalho de Luiz Henrique e de Marcos Tebaldi: vivemos um verdadeiro show de inaugurações.

Ontem foi inaugurada uma ampliação e uma reforma quase que total na Escola Municipal Professora Rosa Berezowsky, no Jardim Paraíso, uma área densamente povoada, que em outros tempos pertencia ao Município de São Francisco do Sul e por solicitação daqueles moradores, pela dificuldade que tinha o Município de São Francisco do Sul de atender aquela grande população, este Deputado encaminhou o projeto de anexação que foi aprovado nesta Casa.

Portanto, hoje os munícipes daquela região do Jardim Paraíso contam com muitas obras que foram realizadas através do Prefeito Luiz Henrique da Silveira, dentre elas a Escola Professora Rosa Berezowsky, que foi inaugurada ontem pela manhã, e também um posto de saúde, inaugurado mais à noite, na localidade denominada Canto do Rio - dois grandes eventos na localidade de Jardim Paraíso.

Próximo do meio-dia uma outra obra muito importante, muito significativa, também aconteceu: a obra do acesso sul, Deputado Jaime Duarte, uma obra importantíssima, talvez uma das maiores obras que o Governo Federal esteja realizando no Município. Uma obra Municipal, cujos recursos vieram para Joinville pelas mãos do nosso grande Prefeito Luiz Henrique da Silveira, uma obra que vai mudar o curso viário do Município, vai complementar o nosso sistema viário. E ontem, portanto, foi dado o pontapé inicial da sua pavimentação, com obras de viadutos, que realmente vão melhorar o sistema viário de Joinville.

Como se não bastasse, no início da tarde, uma outra escola completamente remodelada, ampliada, foi inaugurada. Era uma escola estadual e foi municipalizada; uma obra realmente gigantesca, com a presença de muitos populares, alunos, pais de alunos, no nosso Distrito de Pirabeiraba.

Ainda neste show de inaugurações, nós pudemos na tarde de ontem ver inaugurada a Estrada Bonita, a sua pavimentação, uma obra reivindicada há muito pela comunidade de Rio Bonito. A Estrada Bonita é hoje o símbolo do turismo rural na nossa região. É ali que se instalaram os colonos que estão usufruindo dos benefícios do turismo rural. Uma área muito bonita, uma área com uma boa infra-estrutura, mas que carecia sem dúvida deste benefício, que é a pavimentação asfáltica daquela via de acesso importante para o desenvolvimento sócio-econômico da nossa Joinville.

Por último, estivemos presente na Câmara de Dirigentes Lojistas, onde se abriu a licitação para o complexo cultural da Antárctica, uma outra obra gigantesca, que vai gerar empregos e rendas para a nossa gente, que vai incrementar o turismo, consolidando assim a alteração que Luiz Henrique fez no curso, no norte da história da maior cidade de Santa Catarina - que era tida como exclusivamente uma cidade industrial, mais de indústria metal/mecânica, de indústria plástica -, para não só ser a manchester catarinense, mas também uma cidade voltada para o turismo e com especialidade para o turismo de eventos.

Deputado Jaime Duarte, acho que V.Exa. até pode complementar as minhas palavras no que diz respeito à inauguração de toda a remodelação e reformulação do Lar Abdom Batista, aquela instituição histórica onde se instalará a Secretaria do Desenvolvimento Social, que é muito bem administrada exatamente por sua esposa, que está lá tocando aquela Secretaria com muita capacidade, com muita habilidade.

O Sr. Deputado Jaime Duarte - V.Exa. me concede um aparte?

O SR. DEPUTADO ADELOR VIEIRA - Pois não!

O Sr. Deputado Jaime Duarte - Deputado Adelor Vieira, quero agradecer pela concessão do aparte, e agradecer pelas palavras em referência à minha mulher, que toca a Secretaria do Bem-Estar Social em Joinville, uma cidade com tantos problemas.

Creio que o êxito do trabalho é mérito de toda a equipe da Secretaria, do Prefeito Luiz Henrique, do vice-Prefeito e de todos aqueles que ajudam a tocar a administração municipal de Joinville, que ao contrário do que nós observamos em Santa Catarina, do Governo Estadual, é um Governo de realizações, um Governo de muitas obras, de muitos investimentos na área da educação, da saúde, do desenvolvimento social e nas obras de infra-estrutura.

Tenho certeza de que o Prefeito Luiz Henrique, pelo que me parece, deixa o Governo municipal para uma outra empreitada, termina essa fase política da vida dele com muito êxito, muito desempenho, com uma grande marca em favor da nossa cidade de Joinville.

Então, quero cumprimentar V.Exa. pelo pronunciamento e dizer que concordo plenamente com as suas palavras. Sem dúvida nenhuma, para nós de Joinville, da região Norte de Santa Catarina, significa um grande orgulho em podermos ver a nossa cidade tendo esse crescimento de qualidade de vida. Parabéns pelo seu pronunciamento e quero me associar às suas palavras.

Muito obrigado!

O SR. DEPUTADO ADELOR VIEIRA - Obrigado, Deputado Jaime Duarte.

Quero concluir também utilizando-me das palavras de V.Exa., no sentido de parabenizar toda a equipe do Governo do Município de Joinville, na pessoa não só do Prefeito Luiz Henrique, como também do seu vice-Prefeito, de todos os seus Secretários, os doze pilares, as doze colunas que o Prefeito tem para administrar aquela grande cidade, além das outras Secretarias com atividades meios e com atividades fins, que fazem com que a máquina pública do Município de Joinville funcione numa harmonia, a ponto de poder realizar em menos de um mês mais de trinta obras.

Certamente nos momentos que se seguem até o dia de amanhã, que é o dia “D”, o dia da renúncia, o Prefeito ainda há de inaugurar outras obras que estão no seu cronograma, mas não pára por aí, porque existem obras ainda que estão em andamento, que serão inauguradas sem dúvida na continuidade do Governo de Luiz Henrique e Márcio Tebaldi.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)