76ª Sessão Ordinária - 02/10/2003
O SR. DEPUTADO AFRÃNIO BOPPRÉ - Sr. Presidente, Sra. Deputada Ana Paula Lima e Srs. Deputados, venho à tribuna para registrar e, ao mesmo tempo, compartilhar a alegria pela iniciativa do nosso Partido, o Partido dos Trabalhadores, que nos dias 3, 4 e 5 deste mês faz uma campanha de organização, de discussão, inclusive, de novas filiações por todo o País.
É uma campanha organizada pelo Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores, que visa impulsionar o Partido para a arrancada ao processo eleitoral do ano que vem, 2004.
Estamos fazendo de Norte a Sul deste País discussões, debates, preparando o nosso Partido para o grande enfrentamento que certamente vamos ter, no ano que vem, com relação ao processo eleitoral. Será um ano importante inclusive, porque a população vai poder manifestar, de forma indireta, o próprio sentimento com relação ao Governo Federal, ao Governo Lula, que vai estar pautado, sem sombra de dúvida, no debate da agenda eleitoral municipal.
Não se trata apenas de uma eleição de pauta municipal; vai estar também colocado tema e o debate estadual e nacional.
Quero registrar que creio ser importante fazer a reflexão de que se olharmos a história recente do nosso País, vamos observar que tanto o ex-Presidente Fernando Henrique Cardoso como o seu antecessor, Collor de Mello, inclusive o período da ditadura militar, que vivemos, traz um ingrediente de relativa coincidência, na medida em que a ditadura militar não precisou de Partidos. Ela se instalou durante longos 20 e poucos anos sobre a força da violência, do coturno, das baionetas para conduzir este País.
O processo seguinte foi o processo da eleição indireta; os Partidos estavam fragilizados, e tivemos um Presidente eleito que sequer pôde assumir. Assumiu o vice-Presidente José Sarney.
No momento seguinte, Collor de Mello ganhou as eleições. Ele não tinha Partido Político, tinha uma sigla de aluguel, o PRN, e saiu vitorioso em decorrência de uma estratégia imediata com o apoio dos veículos de comunicação, e dois anos depois foi impedido de governar diante do desastre dos escândalos promovidos à frente da Presidência da República e no processo eleitoral.
Fernando Henrique Cardoso, do PSDB, foi um racha do PMDB. Fernando Henrique foi um herdeiro do racha do PMDB. Chegou à Presidência da República na condição de Ministro e dali definiu uma estratégia político-eleitoral como Ministro, conseguiu nacionalizar o seu nome, e também não precisou de Partido Político. Fernando Henrique Cardoso nasceu do aparelho de Estado, enquanto candidato.
Já o Presidente Lula tem uma trajetória completamente distinta, adversa desse passado recente.
Lula, antes de chegar à Presidência da República, nós já tínhamos edificado um Partido Político; já tínhamos construído durante longos anos um Partido experimentado na luta do povo trabalhador, enfrentando o projeto das elites, experimentado no Parlamento, nas administrações municipais e estaduais.
Nós sabemos que tem muita gente com a espinha atravessada na garganta. Não aceitam a possibilidade de ter um Presidente da República, pela primeira vez na história, que tem um Partido Político e que a construção desse Partido Político não foi feita pelas benesses do Estado, não foi feita por artifícios midiáticos, não foi feita pela força do coturno e da baioneta. A construção desse Partido foi feita pelas bases, pela luta da organização dos excluídos desta sociedade.
É inaceitável um Deputado, como o Deputado Nelson Goetten, vir aqui na tribuna fazer críticas ao Partidos dos Trabalhadores! Aliás, S.Exa. não tem estatura para fazer críticas porque não sabe o que é construção partidária.
Ontem, S.Exa. se elegeu pelo PP, o Partido do Amim, uma semana depois trocou de Partido, foi para o PFL, como quem troca de camisa! S.Exa. não sabe o que são estruturas democráticas, o que é construção partidária, não tem compromisso com o processo histórico!
Por isso, falar de que tem gente chorando, dentro do PT, por causa disso ou por causa daquilo... Quero dizer que o Deputado Nelson Goetten está ocupando a tribuna também para choramingar, apesar de na eleição passada, em que pese dizer que foi o Deputado mais votado em Santa Catarina, é um derrotado politicamente!
O seu Partido perdeu as eleições para o Governo do Estado! O seu Partido perdeu as eleições para a Presidência da República! O projeto político, ideológico, econômico e social que defende foi derrotado!
As viúvas do neoliberalismo estão reclamando porque o povo resolveu mudar, o povo acordou dolorosamente das políticas defendidas por Deputados com esse porte político, e por isso resolveu mudar!
As viúvas do neoliberalismo, a exemplo do Deputado Nelson Goetten, é que estão chorando porque o povo as tirou da frente do Governo, inclusive tem gente reclamando porque perdeu a possibilidade de ganhar subvenções sociais, generosamente tratadas pelo Governo anterior, e agora estão isolados, sem as subvenções sociais, que tão generosas, que recebiam e agora nem podem receber.
Quero deixar claro ao Deputado Nelson Goetten que nós, do Partido dos Trabalhadores, orgulhamo-nos pela nossa história, pelo nosso compromisso com os explorados, com os oprimidos, na busca da superação desta sociedade injusta.
O Governo Lula é apenas mais um espaço na construção do nosso projeto histórico, e certamente saberemos honrar o voto do povo brasileiro.
Quero deixar esta tribuna lamentando que o Deputado Nelson Goetten, mais uma vez, vem à tribuna falar, desce daqui, pega a sua pastinha e retira-se do Plenário, não fica aqui para debater nem para escutar. Lamento também esse tipo de gesto antipopular e antidemocrático.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)