Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Genésio Goulart

38ª Sessão Ordinária - 22/05/2003

O SR. DEPUTADO GENÉSIO GOULART - Sr. Presidente e Srs. Deputados, assomo à tribuna nesta manhã para falar para milhões de telespectadores da TVAL.

É uma satisfação estarmos aqui mais uma vez participando desta sessão, que é um compromisso, sem dúvida, de todos nós, Deputados.

Inicialmente, gostaria de parabenizar a Rádio Verde Vale, de Braço do Norte, que hoje completa 18 anos de existência. Essa rádio, com certeza, tem contribuído bastante com as informações da nossa região, principalmente da Amurel.

Um outro assunto que desejo manifestar desta tribuna é com relação ao comportamento de alguns nobres Parlamentares, que usam desse espaço precioso que temos para fazer seus ataques pessoais, não respeitando os demais Colegas que compõem este Poder.

Às vezes me questiono se foi para isso que fomos eleitos, ou seja, para não respeitar os Companheiros. Penso que temos de ser adversários, sim, mas temos que respeitar, acima de tudo, o cidadão que nos acompanha aqui no Plenário ou em suas casas.

Nobres Deputados, se estamos aqui é porque temos uma história, é porque somos pessoas qualificadas pois passamos pelo crivo da sociedade! Se estamos aqui é porque somos pessoas ilibadas, que merecem respeito! Agora, temos que respeitar para sermos respeitados.

Ficar chamando um Governador e um Presidente da República de mentirosos é lamentável!

Cito os Deputados Antônio Carlos Vieira, Dionei Walter da Silva, Wilson Vieira, Lício da Silveira, Rogério Mendonça, Romildo Titon e tantos outros que fazem uso da tribuna para falar com base, para fazer suas criticas com fundamento, para fazer suas criticas construtivas.

Tenho certeza de que tanto os Parlamentares da Situação como os da Oposição gostariam de ouvir esses debates, contundentes, que ajudam administrar Santa Catarina e o Brasil. São esses tipos de debates que precisamos ouvir neste Poder a fim de corrigir os nossos erros, os nossos defeitos.

Agora, mais uma vez, peço para parar de fazer ataques pessoais! Vamos cuidar do nosso Estado, dos nossos Municípios, das nossas regiões, pois foi com essa esperança que o povo catarinense nos elegeu. Ele não é obrigado a assistir, às vezes, a tanto teatro nesta Casa, feito por alguns Colegas.

Temos percebido que há Deputados que usam esta tribuna somente para criticar, e muitas vezes são críticas pessoais! Vejo aqui Deputados chateados porque estão participando da sessão e, às vezes, são agredidos e, com certeza, não merecem passar por isso!

Então, faço esse apelo, mais uma vez, desta tribuna para que alguns dos nobres Deputados respeitem os companheiros, até porque estamos convivendo por quatro anos e muita coisa tem que ser debatida, até porque o nosso Governador e o nosso Presidente precisam, com certeza, da nossa participação e parceria.

Portanto, mais uma vez estou aqui fazendo esse apelo porque vejo muitos Colegas chateados, irritados, nervosos e até lamentando-se, porque viemos para cá para assistir a uma sessão e a um debate e deparamo-nos com ataques pessoais. Como já dissemos, não estamos aqui por acaso, e sim porque temos uma história e passamos pelo crivo da sociedade. E o povo, com certeza, espera muito mais de nós; espera por debates contundes e coisas criativas pois para isso fomos eleitos. E temos de ajudar a governar a nossa querida Santa Catarina.

O Sr. Deputado Paulo Eccel - V.Exa. nos concede um aparte?

O SR. DEPUTADO JOÃO GOULART - Nobre Deputado, quero parabenizá-lo pelo tema. Também me pergunto o que o telespectador, o que o cidadão que nos acompanha pensa de tudo isso, qual a conclusão que faz de tudo isso. Será que ele continua se orgulhando do seu voto quando vê determinadas manifestações?

Uma outra questão: o foco das agressões, dos comentários são sempre os mesmos! Que venham as críticas, mas que mudem um pouco o roteiro! É sempre a mesma coisa: criticar o Lula porque mudou ou deixou de mudar aquilo, porque a BR-101 saiu ou não, o Besc privatizou ou não! Vamos mudar de roteiro! Que venham as críticas. Este é um espaço de difusão de idéias, mas vamos inovar no foco, no tema.

Parabéns pela manifestação!

SR. DEPUTADO GENÉSIO GOULART - Realmente, era dessa forma que, quando me candidatei para Deputado Estadual, imaginava que iríamos fazer, que iríamos conduzir da melhor maneira possível esta Casa. E não partir para agressão, para ataques pessoais. Isso é uma coisa que me toca muito, que me deixa muito deprimido.Temos tantas coisas boas para falar!

Pena que o nosso tempo é curto. Como disse, perdemos um tempo tão precioso, e deixamos de falar de tantas coisas boas que acontecem na nossa região, no nosso Estado e em nível nacional.

O Sr. Deputado Wilson Vieira - V.Exa. nos concede um aparte?

O SR. DEPUTADO GENÉSIO GOULART - Pois não!

O Sr. Deputado Wilson Vieira - Quero apenas dizer para os nobres Pares que se manifestaram contra o Governo Lula, colocando que ele anda de abraços e beijos com o FMI, que a nossa postura com relação ao FMI não mudou.

O Governo está apenas cumprindo os contratos, porque não podia assumir o Governo chutando o pau da barraca, ou seja, desrespeitando tudo aquilo que foi contratado, porque isso seria o caos. E essa é a situação que muitos opositores do Governo Lula prefeririam.

Eles não queriam o Governo como está aí porque é um Governo controlado, realmente está investindo no social e está garantindo a manutenção da inflação, pode-se dizer agora em nível zero, e até com expectativa de deflação. O Governo tem de respeitar os contratos porque hoje não vivemos num País isolado. Vivemos num mundo globalizado, onde o mercado e a economia financeira têm grande influência, e não para desrespeitar aquilo que foi contratado.

Não dá para esquecer que o FMI é um sistema de agiotagem. Quando fazemos um empréstimo de um agiota, sabemos que vamos ter de pagar a dívida de uma forma ou de outra. E o Brasil, infelizmente, está nas mãos desses agiotas internacionais. E para reverter isso, precisa demonstrar que tem capacidade de administrar a dívida, e poder inclusive, rolar a dívida sem causar nenhum impacto negativo para o País.

O SR. DEPUTADO GENÉSIO GOULART - Muito obrigado, Deputado, pela contribuição.

Quero falar hoje também sobre uma data especial; quero falar da minha querida Cidade Azul, Tubarão, que vai completar no próximo dia 27 de maio 133 anos de existência, de emancipação político-administrativa.

Em 1870 nascia a cidade de Tubarão, conhecida como Cidade Azul, Cidade Universitária. É uma cidade que tem muito a ver com empresa estatais, como a Rede Ferroviária Teresa Cristina, como a Companhia Siderúrgica Nacional, que contribuíram bastante para o desenvolvimento, para o crescimento da cidade, tanto no social como no econômico.

Na cidade de Tubarão, em 1974, houve a enchente, praticamente arrasando-a. Mas, graças a Deus, conseguimos dar a volta por cima e fizemos com que a cidade se reerguesse, chegando em 1997 a 2000 como a 20ª cidade em qualidade de vida do País; a 2ª cidade com menor índice de mortalidade infantil do País; o Município que mais cresceu, que mais se desenvolveu nessa época. É uma cidade que tem muito a oferecer em termos de qualidade...

(Discurso interrompido por término do horário regimental.)

(SEM REVISÃO DO ORADOR)