Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputada Ana Paula Lima

101ª Sessão Ordinária - 11/12/2003

A SRA. DEPUTADA ANA PAULA LIMA - Sr. Presidente e Srs. Deputados, queremos parabenizar o Relator, Deputado Jorginho Mello, e também a Maria Helena Diniz, Coordenadora do Orçamento Regionalizado, e fazer uma indagação: se não é para aprovarmos, se não é para deliberarmos sobre o Orçamento Regionalizado, por que tanto dinheiro foi gasto, por que tanta mobilização foi feita e por que tanta enganação ao povo que esteve nas audiências?

Eu participei de várias audiências do Orçamento Regionalizado e em algumas delas realmente o povo ficou desacreditado.

Deputado Antônio Ceron, se o Parlamento é soberano, ele tem que ser soberano porque foi aprovado aqui nesta Casa este projeto de lei do Deputado Carlito Merss do Orçamento Regionalizado. E acredito que nós, os 40 Deputados, devemos priorizar as emendas do Orçamento Regionalizado.

O Sr. Dionei Walter da Silva - V.Exa. me concede um aparte?

A SRA. DEPUTADA ANA PAULA LIMA - Pois não!

O Sr. Deputado Dionei Walter da Silva - Deputada Ana Paula Lima, antes eu ouvi o pronunciamento do Deputado Antônio Ceron, que fez referência a minha região, inclusive pela não-participação de nenhum Prefeito na audiência pública. E realmente não participou nenhum Prefeito e muito pouco dos Conselheiros da Secretaria do Desenvolvimento Regional, numa mostra de que existem algumas pessoas que preferem a discussão de bastidor, aquela discussão que muitas vezes o povo não fica nem sabendo porque a prioridade é "a" ou "b".

Então, algumas pessoas têm dificuldades em participar quando a audiência é pública, quando o povo vem trazer as suas reivindicações. Elas costumam não participar.

Mas penso que nós precisamos fortalecer cada vez mais esse movimento, trazendo sempre a sociedade para participar, que aos poucos vamos atropelando esses ditadores que preferem se ausentar da discussão e interferir de outra forma para fazer com que seus pleitos sejam atendidos.

Então, era esse o registro que eu gostaria de fazer. Realmente eles não participaram, porque não têm compromisso com a participação popular, e mostram isso nas suas administrações.

A SRA. DEPUTADA ANA PAULA LIMA - Deputado Dionei Walter da Silva, muito bem dito, tanto é que em algumas audiências eu senti a falta de alguns Deputados. E hoje eu estou vendo por que: estão fazendo emendas e não foram discutir com a base o que ela queria. E eu, Deputada de primeiro mandato, acredito que a política seja algo sério. E se algo sério, que respeitem, então, o Orçamento Regionalizado.

Muito obrigada, Sr. Presidente!

(SEM REVISÃO DA ORADORA)