Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Wilson Vieira - Dentinho

9ª Sessão Extraordinária - 14/10/2003

O SR. DEPUTADO WILSON VIEIRA - Sr. Presidente, Sra. Deputada, Srs. Deputados, público que nos visita e telespectadores da TVAL.

Nesta data estamos realizando, através da Escola do Legislativo, um seminário que está tratando sobre o projeto político pedagógico. E quero citar algumas questões que levantei sobre o projeto político pedagógico para relatar a importância deste projeto para a Escola do Legislativo, assim como para a escola e para a educação geral.

O projeto político pedagógico das práticas educativas populares encontrou - e encontra - sentido no projeto de sociedade que as organizações sociais almejam. O projeto político assume a dimensão pedagógica e adentra às escolas brasileiras.

Pensar num projeto político exige pensar uma direção de forma coletiva, com diretores, especialistas, professores, pais, alunos e comunidade, que são convidados a debater o rumo da escola e a dimensão da educação.

Esses exercícios coletivos têm possibilitado que a escola olhe para si e para o mundo. Agindo assim, percebe a pluralidade humana e o pluralismo das idéias e reaprende sobre a história da humanidade.

Neste seminário de hoje nós estamos com o tema projeto político pedagógico nas diversas concepções educativas: projeto político pedagógico como expressão de identidade da escola, uma mesa redonda com as Escolas do Legislativo do Brasil e qual a concepção de educação que temos.

Então, são assuntos de grande relevância que a Escola do Legislativo vem implementando com o objetivo de buscar a participação externa da escola, de estar cada vez mais sintonizada com a sociedade catarinense e de colocar para fora a importância deste Poder participar da educação do povo catarinense.

Quero também, Sr. Presidente, aproveitar essa oportunidade para parabenizar os professores pela passagem do seu dia, que irá transcorrer na data de amanhã, e para lembrar algo que nas lutas sindicais eu sempre fazia questão de frisar, principalmente nas lutas encampadas pelo Sinte ou pelos servidores públicos da educação do Município de Joinville: são os professores que nos dão educação, que fazem a nossa formação escolar e muitas vezes a nossa concepção ideológica. Porém, depois de formados, os políticos - Vereadores, Prefeitos, Deputados Estaduais, Governadores, Deputados Federais, Senadores e Presidentes - esquecem da importância do seu professor, da importância da educação que receberam e do conhecimento que lhes foi transmitido e acabam não valorizando esse profissional, que é responsável pela evolução da raça humana.

Esse profissional educou todos os políticos e foi o responsável pela formação dos nossos filhos, futuramente dos nossos netos, e tem repassado o conhecimento para toda a humanidade.

Não dá para esquecer que o trabalho prestado pelo professor é o maior e o melhor investimento que o ser humano adquire, porque o conhecimento não tem preço. O conhecimento não inflaciona, não deflaciona e governo algum pode confiscá-lo ou qualquer sistema financeiro pode atingi-lo. O conhecimento que o cidadão adquire através do seu professor, quando está no banco de escola, morre com ele e é utilizado durante toda a sua vida para o seu progresso pessoal, para a sua vida profissional e também para a transferência desse conhecimento aos seus familiares.

Então, não dá para esquecer a importância do professor para a humanidade, e temos que pensar em reconhecê-lo sempre na hora em que formos discutir principalmente a recomposição salarial. Não basta apenas ficarmos no discurso. Temos que colocar em prática e reconhecer o real valor desta grande categoria, essencial para a raça humana.

Muito obrigado, Sr. Presidente!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)