37ª Sessão Ordinária - 21/05/2003
O SR. DEPUTADO SÉRGIO GODINHO - Sr. Presidente e Srs. Deputados, gostaria de saudar os membros do Corpo de Bombeiros, amigos da cidade de Lages, dizendo que estamos muito orgulhosos com a sua presença neste Plenário.
Srs. Deputados, dois assuntos me trazem à tribuna na tarde de hoje.
O primeiro assunto diz respeito, Deputado Antônio Carlos Vieira, ao seguinte: muitas vezes são tomadas ações aqui em nome da Casa ou da Mesa, ações essas em que muitos Deputados não têm concordado.
Esta semana, além do fato dessa ouvidoria que a maioria da Mesa não sabia do que se tratava e não concorda com ela, fomos tomados de surpresa, Deputado Reno Caramori, onde seis policiais deste Poder perderam seus cargos.
Esses policiais estavam aqui há 15, 25 anos recebendo adicional pelo trabalho que exerciam. Há policiais que daqui a três meses seriam promovidos e tiveram perdas salariais de R$1.500,00, de R$2.000,00.
Eu, da Mesa, não posso falar em nome de todos os Deputados, mas fiquei perplexo pelo motivo que aconteceu nesta Casa, que hoje é dirigida pelo PT. Já fiz diversas críticas ao PT, pois ao invés de defender o trabalhador, parece-me que tenta persegui-lo.
São seis que não podem se manifestar a respeito. Eles foram ameaçados de buscar seus direitos ou, se recorrerem a algum Deputado, serão punidos pela Polícia Militar.
Essa ação é deplorável. Não falarei mais a respeito porque o nosso Presidente não se encontra presente e seria até deselegante criticar a Presidência. Mas fica aqui o meu repúdio, o meu manifesto de protesto à perseguição de policiais que estão aqui na Casa cumprindo o seu dever. Agora foram transferidos para suas corporações perdendo ganho salarial .
Esses policiais daqui a três meses iriam se aposentar, alguns deles seriam promovidos dentro da hierarquia da Polícia.
É lastimável que a Casa do povo esteja fazendo coisas a exemplo dessa ouvidoria, a qual repudiamos, e, creio, também todos os Deputados.
O segundo assunto é para enaltecer, já fiz daqui da tribuna, o valor do turismo. Na última segunda-feira, o meu Partido trouxe, em edição nacional, no Programa do PTB, a divulgação do turismo para o País.
O Ministro do Turismo pertence ao nosso Partido e me preocupo com a questão turismo. Aplaudimos o Governo Lula por criar esse Ministério, já que a preocupação é pertinente.
O Estado de Santa Catarina está perdendo, a cada ano que passa, um número de turistas. Isso é preocupante e todas as cidades e regiões devem se preocupar em criar seus programas de turismo para serem beneficiados com o Prodetur.
São US$100 milhões que estão disponíveis para que as cidades catarinenses venham a recorrer a esse dinheiro que irá contemplar o turismo, criando possibilidade de as nossas cidades terem condição para tanto.
Nós últimos três anos foram arrecadados dólares em relação ao turismo em nosso Estado. Em 2000, nosso Estado teve uma receita de US$477 milhões. Em 2002, arrecadou US$300 milhões.
Caros Colegas, em dois anos a receita, em relação ao turismo, perdeu US$100 milhões. Sobre 2003, não temos nenhuma informação da Santur.
Em dois anos a receita bruta, em relação ao turismo, caiu. Isso com relação ao turista nacional e estrangeiro. A quantidade de turistas: em 2000, recebemos 144 mil pessoas.
Então, a queda do turismo é preocupante. E o problema maior é a falta de estrutura que as cidades não têm, com a falta de saneamento básico, a má conservação das estradas faz com que a cada dia que passa diminua a procura do turismo em Santa Catarina.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)