16ª Sessão Extraordinária - 11/11/2003
O SR. DEPUTADO FRANCISCO DE ASSIS - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, funcionários desta Casa e pessoas que acompanham esta sessão, quero falar de coisas positivas, de coisas boas, pois entendo que este espaço também serve para falar de coisas positivas.
Quero começar falando da missão que participei, juntamente com empresários da região de Joinville e de outras cidades do nosso Estado, à Argentina e ao Chile. Esta missão foi organizada pela Ajorpeme, Associação das Micro, Pequenas e Médias Empresas da Região de Joinville, entidade que congrega quase 2.000 associados, quase 2.000 empresas são associadas. E este número deverá ser de 2.000 até o final deste ano, quando no início de 2004 a Ajorpeme completará 20 anos de existência.
Estive participando, juntamente com a Deputada Simone Schramm, desta missão, a convite da Ajorpeme, presidida por Vilson Holz. Também participou da missão o vice-Presidente Ivanor Olegário. Foi uma missão que teve como princípio básico o desenvolvimento, o crescimento e a exportação dos produtos catarinenses aos vizinhos países da Argentina e Chile. Participei de todas as reuniões oficiais que foram realizadas em Buenos Aires e em Santiago.
Gostaria de citar os nomes do Prefeito de Joinville Marcos Tebaldi, que acompanhou a missão na Argentina, e do Deputado Renato Viana, representando o Badesc e representando também o Governo do Estado, que, juntamente com os empresários, com este Deputado e demais autoridades, participou da missão na parte da Argentina.
Eu quero falar de coisas boas e falar do coração, porque quando uma entidade como a Ajorpeme é conduzida desta forma pelo seu Presidente, assim como foi conduzida pelo ex-Presidente Volnei Morastoni, meu amigo pessoal, demonstra e mostra a todos os catarinenses o quanto é importante uma entidade que representa um dos setores da economia responsáveis pela grande maioria da geração de empregos neste País, que são os empresários das micro, pequenas e médias empresas.
E a Ajorpeme, com a eficiência que tem toda a sua diretoria, vem fazendo um trabalho que orgulha a todos nós, joinvilenses, e a Santa Catarina no cenário nacional.
Por que orgulha? Porque se trata de uma entidade que tem 20 anos, que é a maior entidade do Brasil e que tem a preocupação não apenas de fazer com que os seus associados estejam bem, produzindo e vendendo seus produtos para o mercado interno, mas que foi além disto, foi além fronteiras, visitou outros países já no ano passado. A presente viagem foi uma seqüência desse trabalho que iniciou com o Presidente Volnei e que o atual Presidente Vilson, com toda sua diretoria, deu continuidade.
Para se ter uma idéia das coisas, nos primeiros dias em que chegamos à Argentina havia notícias nos jornais dizendo que as empresas brasileiras estavam invadindo o mercado argentino e que por conta disto a economia daquele País, que se está reerguendo depois da crise, teria que tomar cuidado e que os empresários deveriam ficar atentos porque brasileiros estavam invadindo a Argentina.
E a surpresa, Sr. Presidente, é que estavam previstas para a mesa de negociação a presença de 70, 80 ou até 100 empresários; mas por conta dessas notícias nos jornais argentinos, esse número passou, da previsão inicial, para 190 empresários, que compareceram no local, nas reuniões, para discutir com os empresários catarinenses formas de fazer negócios.
Então, a repercussão acabou sendo positiva. Aquela que parecia ser uma notícia negativa, transformou-se numa notícia positiva. E com muita diplomacia, com muita sabedoria, o Presidente da Ajorpeme em todas as oportunidades que teve falou sempre que era um negócio de mão dupla, ou seja, os empresários catarinenses, que agora estavam na Argentina, estariam também de portas abertas para receber seus amigos, seus companheiros, seus colegas argentinos.
Não foi diferente no Chile. Os empresários chilenos também nos receberam muito bem. Participamos de várias reuniões oficiais. E neste momento queremos fazer um destaque aqui: a Embaixada do Brasil na Argentina nos recebeu de portas abertas, através de todos os seus funcionários, colocando à disposição da delegação brasileira tudo o que precisássemos naquele País. Não foi diferente na Embaixada no Chile, onde o Banco do Brasil também nos deu apoio. Além disto, a Conúpia, que é a federação das pequenas indústrias do Chile, durante toda a reunião teve o maior interesse de conhecer com mais profundidade as empresas brasileiras, principalmente o segmento da pequena, média e microempresa do Brasil, fazendo, inclusive, propostas de intercâmbio, no sentido de visitar o Brasil, Santa Catarina e Joinville e de fazer também negócios.
Então, por tudo isso, pela organização, pela competência de todos que estiveram à frente dessa missão, eu quero, hoje, dizer que, em primeiro lugar, orgulho-me de ser joinvilense, em segundo, por ter na nossa cidade uma entidade que representa com tanta dignidade os empresários, os empreendedores das médias, das pequenas e das microempresas do nosso Município e da nossa região.
Eu creio que este sinal, esta abertura, estas negociações que foram feitas são, na verdade, o início de negócios que virão, num futuro próximo, estreitar as relações comerciais ainda mais, além daquelas já definidas quando discutida a questão do Mercosul. Mas, mais que isto, os empresários catarinenses, que normalmente têm dificuldade de exportar (refiro-me aos pequenos e aos médios), que custam a vender seus produtos para o exterior, têm uma entidade que facilita isto aqui em Santa Catarina. E esta entidade se chama Ajorpeme - Associação das Micro e Pequenas Empresas da Região de Joinville.
Temos certeza de que a Deputada Simone Schramm, que nos acompanhou durante todo o tempo, não tem visão diferente da nossa. Ela esteve em todas as reuniões e é bom que se destaque isto, porque para muitas pessoas quando o Deputado viaja, quando vai para fora do País, parece que vai fazer turismo. E nós, durante todo o tempo, estivemos junto com a diretoria da Ajorpeme, acompanhando-a em todas as atividades oficiais. Tenho certeza de que a nossa participação, minha e da Deputada Simone Schramm, foi fundamental para valorizar todas as rodadas de negociação que ocorreram nos dois países.
A Sra. Deputada Simone Schramm - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO FRANCISCO DE ASSIS - Pois não!
A Sra. Deputada Simone Schramm - Deputado Francisco de Assis, agradeço a V.Exa. pela oportunidade do aparte.
Quero reiterar as suas palavras. Realmente foi uma missão empresarial exitosa. Vejam que apenas uma empresa vendeu 12 toneladas na Argentina e na última semana muitos negócios, que se iniciaram tanto na Argentina como no Chile, se consolidaram aqui no Brasil.
Foi uma experiência gratificante e tenho certeza de que ela irá se estender. Tive a oportunidade, na última sexta-feira, de participar do Simples, no Estado do Paraná, em Curitiba, onde já estão se desenhando também oportunidades de desenvolvimento econômico com todos os países do Mercosul que estavam lá também representados com esse interesse.
Eu também tive a oportunidade de exemplificar a experiência da Ajorpeme, dos 28 empresários que tiveram a ousadia. Numa atitude desbravadora, estiveram presentes, tanto na Argentina como no Chile, para demonstrar os bons produtos que são feitos no Estado de Santa Catarina para o consumo também desses países.
Então, queremos dizer que foi muito bem lembrada a sua colocação no dia de hoje. E também tivemos a oportunidade de vir a Plenário fazer o encaminhamento a todos aqueles que nos deram apoio para que essa missão fosse exitosa.
Muito obrigada pela oportunidade!
O SR. DEPUTADO FRANCISCO DE ASSIS - Muito obrigado, Deputada Simone Schramm.
Sr. Presidente, para finalizar, quero ainda parabenizar a Estela e o Arlei, que foram os organizadores dessa missão, contratados pela Ajorpeme, porque, sem dúvida nenhuma, sem eles essa missão também não teria o sucesso que teve. E mais do que isso, a organização do evento foi um exemplo para grandes entidades, com as agendas no horário correto, com as negociações e os locais definidos, tudo conforme deve fazer uma entidade do porte da Ajorpeme.
Quero então, para finalizar, dizer aos empresários de Joinville e região que podem ter certeza de que estão muito bem representados pela nossa Ajorpeme, que no próximo ano completa 20 anos. E esta Casa, já com data marcada, vai fazer uma sessão em homenagem aos 20 anos da Ajorpeme de Santa Catarina.
Muito obrigado, Sr. Presidente!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)