93ª Sessão Ordinária - 02/12/2004
O SR. DEPUTADO JOARES PONTICELLI - Sr. Presidente, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, quero também me associar às manifestações de cumprimentos ao Governo Federal pela assinatura da ordem de serviço para a duplicação da BR-101 no dia de amanhã. Santa Catarina, especialmente o Sul do Estado, aguarda há muitos anos por esse grande momento que o nosso Estado vai viver no dia de amanhã.
Queremos cumprimentar o Presidente da República, que estará conosco amanhã para assinar essa ordem de serviço, e torcer para que possamos, brevemente, ter as máquinas na pista duplicando a BR-101 e, com isso, preservando a vida de milhares de usuários que se utilizam dela no dia-a-dia.
Quero também dizer, Deputado Antônio Carlos Vieira, que a imprensa, hoje, de acordo com aquilo que lhe foi passado pelos Deputados do próprio Governo - e eu até quero isentar os Deputados, mas deve ter sido a força palaciana -, aponta a sessão de ontem como mais um dia de vitória para o Governo e de derrota para as Oposições.
Santa Catarina, que nos viu aqui através dos policiais militares, percebeu ontem que só foi votado o abono, que só foi votado o projeto da Conta Única porque as Oposições, mais uma vez, cumpriram com o seu papel, celebraram um acordo e garantiram o quórum.
Eu não admito esse tipo de comemoração do Governo, em tentar denegrir e reduzir a importância do papel das Oposições nesta Casa. É profundamente lamentável e certamente na semana que vem, quando o Governo precisar novamente das Oposições para votar, nós vamos poder debater mais essa questão.
Eu teria outros assuntos para discutir no dia de hoje, mas não dá para nos calar diante dessa manifestação infeliz, Deputado Wilson Vieira, desse pseudo-jornalista de Joinville, que não merece que o seu nome seja citado nesta Casa.
Esse sujeito, esse cidadão prepotente, arrogante e desrespeitoso não tem o direito de ousar referir-se a V.Exa., Deputado Wilson Vieira, e a outros Parlamentares, como o fez nessa nota. Chegou a nos chamar, Deputado Paulo Eccel, de me meia dúzia de palhaços psiquiatricamente suspeitos.
Quem é esse cidadão, Deputado Francisco Küster? Como ouça um cidadão que não nos conhece, que não conhece esta Casa, tratar os representantes do povo catarinense desta forma, e partir para um ataque desrespeitoso.
V.Exa., Deputado Wilson Vieira, tem um problema sério de saúde, sim, um problema grave, que merece a nossa solidariedade, como temos feito desde o primeiro dia que V.Exa. chegou aqui nesta Casa. E quero lhe dizer agora, publicamente, o que tenho dito pessoalmente: V.Exa., para mim, se constituiu num exemplo de um cidadão que luta contra a doença.
Eu o vi aqui neste Plenário e nas Comissões, Deputado, em diversas oportunidades, V.Exa. sem a menor condição física de estar atuando, com dor, combalido pela sua doença, sim, mas cumprindo com o seu papel, honrando aqueles que lhe encaminharam para esta Casa para representá-los, honrando o povo de Santa Catarina.
V.Exa. é um exemplo para mim, para minha Bancada e, tenho certeza, para este Parlamento. Portanto, nem esse cidadão nem qualquer outro podem usar dessa sua condição de fragilidade para tentar denegrir o seu papel, o seu trabalho.
Está sendo elaborada, agora, Deputado Onofre Santo Agostini, e quero requer que seja votada ainda hoje por todos os Parlamentares, uma nota de desagravo contra esse sujeito, contra esse cidadão e contra todos os órgãos de imprensa que veicularam uma matéria tão desrespeitosa, tão agressiva não somente a V.Exa., Deputado Wilson Vieira, mas a esta Casa.
Receba a nossa solidariedade. Entendo que esta Casa não pode se calar diante de uma tentativa de intimidação, diante de uma ação que deve ter sido orquestrada, sim, para tentar diminuir a importância do trabalho de V.Exa.
Se está sendo feito todo esse esforço, Deputado Wilson Vieira, é porque tem muita coisa sendo acobertada nesse negócio da Escola do Teatro Bolshoi. Não foi V.Exa. que denunciou a matéria no Fantástico, domingo, não foi V.Exa. que patrocinou a ação civil pública, e não pode V.Exa. ser diminuído, ser zombado porque está aqui cumprindo com o seu papel e exigindo a fiscalização.
Aliás, o Prefeito Marco Tebaldi, na coluna do jornalista Fabian Lemos, hoje, diz que não tem nada a ver com isso, que é do período do seu antecessor, e que não sabe se é ilegal, mas que é imoral tudo o que aconteceu.
Eu acho, Deputado Wilson Vieira, que diante dessa ação orquestrada para difamá-lo, para atingir aqueles que querem apurar esse episódio, não nos resta outra alternativa. Acho que o nosso caminho não é mais de audiência pública, é de abertura de uma CPI já, Deputado, porque tem coisa grande sendo acobertada nesse negócio.
Eu já não tenho mais dúvida de que, com esse esforço para atingir V.Exa., tem muita coisa sendo acobertada.
O Sr. Deputado Antônio Carlos Vieira - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO JOARES PONTICELLI - Pois não!
O Sr. Deputado Antônio Carlos Vieira - Deputado Joares Ponticelli, quero cumprimentá-lo pelas suas palavras, pela sua colocação, pela defesa que V.Exa. faz do nosso colega Deputado Wilson Vieira, o popular Dentinho, que aprendemos a admirar desde o dia que assumimos aqui na Assembléia, em fevereiro de 2003.
Quero dizer que também eu fiquei horrorizado, espantado, com tal agressão. Quero dizer que assino o ato de desagravo desta Casa contra este jornalista, sim. Assino não só contra ele como contra todos aqueles que motivaram este jornalista a veicular tais afirmações.
Acho sim, Sr. Deputado, que devemos tomar posições. Esta Assembléia, este Poder, Deputado Onofre Santo Agostini, tem que mostrar a sua grandeza, agindo na defesa de um Parlamentar, que no alto do seu poder, no alto dos seus votos, vem para cá, faz a denúncia com elementos, com fundamentos, com requisitos exigidos por todo homem de bem e recebe esta acusação.
Por isso, quero cumprimentar V.Exa., colocar minha solidariedade ao Deputado Wilson Vieira e dizer que me sinto também muito ofendido, emocionado e acho que temos que tomar uma providência. Isso não pode ficar no blablablá, não.
Acho que temos que ter um documento forte contra esse tipo de atitudes que estão a aflorar. E se nós hoje não tivermos uma posição de defesa a um Colega como o Deputado Wilson Vieira, nós amanhã ou depois estaremos sendo jogados todos no lixo, na vala comum daqueles que não prestam, daqueles que acham que o melhor é jogar lama naqueles que fazem alguma coisa pela sociedade catarinense e brasileira.
Por isso esse meu desabafo. Quero confirmar, quero estar com V.Exa. e precisamos, sim, de uma força deste Poder em defesa do Parlamentar.
Muito obrigado!
O Sr. Deputado Lício Silveira - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO JOARES PONTICELLI - Pois não!
O Sr. Deputado Lício Silveira - Deputado Joares Ponticelli, seu tempo está terminando, vou então deixar nosso caro Líder fazer suas colocações finais e peço a minha inscrição no horário das Breves Comunicações.
O SR. DEPUTADO JOARES PONTICELLI - Agradeço a manifestação do Deputado Antônio Carlos Vieira e incorporo-a à minha manifestação. O Deputado Lício Silveira na seqüência vai continuar discutindo esse tema.
Enquanto isso, Sr. Presidente, está sendo concluída a moção de desagravo que vamos propor. E esperamos que este Parlamento possa aprová-la ainda hoje, para que esse tipo de atitude rasteira, desrespeitosa, antidemocrática e desumana não se repita, em especial, Deputado Cézar Cim, contra alguém que como disse é para mim um exemplo de dedicação, um exemplo de respeito aos seus eleitores, quando muitas vezes, repito, fragilizado, sim, pela sua doença, assim mesmo, não se entrega, luta contra ela, na defesa dos interesses da sua gente.
Deputado Wilson Vieira, V.Exa. tem a nossa solidariedade e a nossa admiração.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)