Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputada Professora Odete de Jesus

39ª Sessão Ordinária - 08/06/2004

A SRA. DEPUTADA ODETE DE JESUS - Sr. Presidente, Srs. Deputados, funcionários desta Casa, imprensa, juventude maravilhosa, representando os colégios do nosso Estado.

O que me traz à tribuna no dia de hoje é para falar de um símbolo maravilhoso que está dentro da nossa bandeira nacional. Ela é muito amada, os brasileiros no futebol cantam alegres, representando a sua Pátria.

E aqui, dentro desta nossa bandeira amada, onde está escrita a frase Ordem e Progresso estão as estrelas que iluminam, e existe também uma estrelinha separada, branca, que representa a união dos Estados.

Sr. Presidente e Srs. Deputados, esta Deputada não poderia deixar de falar de um versículo bíblico do Livro de Gênesis, no capítulo XV, que diz que Abraão estava esperando uma bênção de Deus. O que ele mais queria era um filho, mas queria um filho da sua esposa, e Deus lhe fez uma promessa: "Saia da sua tenda, olhe para os céus e tente contar as estrelas!"

Nós sabemos, Sr. Presidente, que as estrelas são inúmeras. Nós temos centenas de galáxias, cada galáxia com milhões de astros, de estrelas. E nós temos uma estrela muito próxima ao planeta Terra, que é o sol que nos dá vida.

Mas o que me levou a falar desse assunto é o fato de que a estrela branca vai passar a fazer parte da nova logomarca do Partido Liberal. Ontem, em Brasília, nós tivemos uma reunião com o nosso grande líder, vice-Presidente da República, José Alencar, com o Presidente da sigla Valdemar da Costa Neto, com o Líder da Câmara, Sandro Mabel, com os nossos três Senadores, com os nossos 47 Deputados Federais, com Deputados Estaduais, com Prefeitos, com Vereadores e ficou deliberada a nova logomarca do Partido Liberal. Então, a estrela branca, que é a estrela de Davi, agora faz parte da nova logomarca do Partido Liberal.

Nós sabemos que cada estrela que está dentro da nossa bandeira representa um Estado. Santa Catarina também está representada pela estrela Beta, do triângulo astra, e assim por diante.

Quando Jesus estava para nascer, Maria e José estavam escondidos do Rei Herodes, em um lugar que ninguém sabia, para que o seu filho não fosse morto. Os três Reis Magos queriam levar os presentes - ouro, incenso e mirra, que eram os presentes mais preciosos da época - e queriam chegar ao destino do grande mestre, do Rei dos Reis, e foram guiados por uma estrela.

Então, nós nos espelhando nesse símbolo de luz, queremos dar mais luz para o Partido Liberal! São muitas as razões para que o Partido Liberal tenha adotado uma estrela branca na sua marca.Como já salientei, o sentido da magnitude de uma estrela branca está na Bíblia, em Gênesis, 15,5.

Assim, eu gostaria de mostrar a todos a nossa nova logomarca, com as cores do PL, ou seja, azul, vermelho e branco, e com a estrela que vai iluminar o Partido Liberal, que já tem crescido muito, graças a Deus, em nível estadual e em nível nacional.

Nós já tivemos muitas figuras importantes eleitas através do Partido Liberal. O nosso Deputado Jorginho Mello, que brilha nesta Casa, já foi do PL. Já tivemos o ex-Prefeito de São José, Dário Berger, que também foi eleito pelo PL, assim como o Deputado Nilson Gonçalves da Silva, em outros tempos. São figuras importantes, homens de bem, que deram grande contribuição a esta terra.

Sr. Presidente e Srs. Deputados, no sábado nós tivemos uma grande reunião aqui, nesta Casa Legislativa, quando reunimos os representantes dos Diretórios de mais de 150 Municípios catarinenses.

Além disso, tivemos a presença de um representante da Executiva Nacional, que falou sobre um tema importantíssimo, que são as eleições de 2006. Foram abordados os aspectos jurídico e financeiro. A Dra. Daniela de Aguiar, do departamento jurídico do PL nacional, referiu-se às questões jurídicas, e o Dr. Emanuel Pessoa, às questões financeiras.

Naquela ocasião tratamos das coligações para os próximos pleitos, falamos sobre aquelas pessoas que serão aliadas nossas, porque para fazer uma aliança, nós sabemos, é preciso estar de comum acordo. O coração deve estar aberto, a participação deve ser aberta a todos, e devemos escolher aquele que melhor se adaptar aos princípios que servem aos Municípios, porque nós queremos o melhor para os Municípios do nosso amado Estado de Santa Catarina!

Então, Sr. Presidente, o Partido Liberal recebeu uma deliberação do Diretório Nacional, no sentido de que as coligações podem ser feitas com qualquer Partido, com qualquer sigla partidária, desde que estejamos de comum acordo.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DA ORADORA)