2ª Sessão Ordinária - 17/02/2005
O SR. DEPUTADO SÉRGIO GODINHO - Sr. Presidente, Srs. Deputados, funcionários desta Casa, povo catarinense, Deputados Antônio Carlos Vieira, Celestino Secco, Joares Ponticelli, Reno Caramori, Francisco de Assis, Francisco Küster, Pedro Baldissera, João Henrique Blasi, Dionei Walter da Silva, Afrânio Boppré e grande Presidente desta Casa, Deputado Julio Garcia, é a primeira vez que assomo à tribuna de forma mais light, mais tranqüila, reportando-me e fazendo considerações com relação à minha passagem na Secretaria de Desenvolvimento Social, Urbano e Meio Ambiente.
Agradeço ao Governador pelo convite que me fez, pois tive a oportunidade, Deputado João Henrique Blasi, de conhecer um pouco o serviço público, de trabalhar com as questões sociais do Estado de Santa Catarina e de conhecer e trabalhar, também, com as questões relativas ao meio ambiente.
Foi um momento importante, foram oito meses de aprendizado, de conhecimento, e agradeço muito ao Governador por esta oportunidade, como também aos funcionários daquela Secretaria, que tiveram comigo todo carinho e toda compreensão para que eu pudesse, nesses oito meses, ter aquela Secretaria sob a minha responsabilidade.
Volto a esta Casa, após oito meses, para continuar o meu trabalho na Assembléia Legislativa. E tão logo voltei, pedi à Liderança do nosso Partido, Deputado Narcizo Parisotto, para que eu pudesse fazer parte da Comissão de Meio Ambiente. Abrindo mão de uma vaga que nós teríamos na Mesa, eu serei o Presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente, e com isso vou dar, meu querido Deputado Francisco Küster, continuidade àqueles trabalhos que nós estávamos fazendo na Secretaria, ou seja, os trabalhos referentes ao meio ambiente, com os quais nos identificamos muito, trabalhos que começamos dentro da Secretaria e que poderemos aqui dar continuidade.
Dentre eles, eu destaco um trabalho muito grande que ocorrerá no Brasil, que é a VIII Conferência de Biodiversidade Biológica e também o III Encontro do Protocolo de Cartagena. Ontem, inclusive, eu estive em Brasília para mais uma vez lutar por esse evento.
Essa VIII Conferência, que é o COP-8, será um evento de uma magnitude incrível, comparado somente à Eco-92. Estarão participando desse evento, em Florianópolis, 190 países, os quais discutirão o tema da biodiversidade e o da segurança biológica, reunindo mais ou menos cinco mil pessoas.
Eu digo Florianópolis, porque estou contando que seja escolhida a Capital de Santa Catarina para sediar esse evento. Nós estamos concorrendo com Curitiba. Nós tínhamos cinco cidades em que gostaríamos de sediar esse evento. Como três já foram eliminadas, nós estamos, hoje, apenas com duas cidades: Florianópolis e Curitiba.
Ontem, em Brasília, eu estive no gabinete da Senadora Ideli Salvatti, a qual está sendo a nossa ligação, juntamente com a Secretaria de Articulação Nacional, para que esse evento ocorra na cidade de Florianópolis, evento esse que trará para Santa Catarina o tema, Deputado Joares Ponticelli, da biodiversidade e também o da segurança da biológica.
Então, será um encontro magnífico, será um encontro que, além de trazer para cá milhares e milhares de pessoas, fará com que Santa Catarina e Florianópolis sejam divulgadas para o mundo. Será a maior oportunidade que teremos, em Santa Catarina, de mostrar as nossas potencialidades, de mostrar a nossa estrutura para eventos dessa natureza. E também este Estado, que vai sediar o evento, que é um Estado de uma biodiversidade muito grande, tem também como tema pontual, em nosso Estado, a preservação da nossa biodiversidade.
Então, isso será para nós um motivo de orgulho, um motivo de muita satisfação a conquista desse evento. E a situação em que se encontra, hoje, é que a Ministra, até o final do mês, vai definir, Deputado Francisco Küster, a cidade que irá sediar esse encontro, ou seja, a VIII Conferência de Biodiversidade.
Então, essa conferência, repito mais uma vez, é de uma importância muito grande para o turismo, para o meio ambiente e para o País. E a conquista, a escolha do Brasil deu-se por ocasião da VII Conferência de Cartagena, onde a Ministra fez um apelo para que a VIII Conferência fosse realizada em nosso País.E na Comissão de Turismo e Meio e Ambiente, em que eu seria o Presidente, coloquei da importância desse evento em favor do turismo, da sua necessidade e também da capacidade e da estrutura da rede hoteleira de Santa Catarina. E, provavelmente, Florianópolis irá sediar o evento, porque nós estamos lutando para que isto aconteça.
Florianópolis tem, hoje, uma estrutura hoteleira de quase 30 mil leitos; em cerca de dez quilômetros de território, nós temos essa estrutura de hotelaria.Nós temos uma estrutura no aeroporto internacional, no qual nós vamos fazer uma sala Vip, já cedida pela Codesc, ao lado do aeroporto. Será uma sala grande, com uma estrutura básica para receber todas essas 196 autoridades desses países que virão para cá.
Então, teremos uma sala Vip, estruturada, montada, dentro do hangar da Codesc, cedida pela Codesc, e esse hangar vai completar, de uma forma magnífica, a estrutura onde iremos receber os convidados para esse evento. Eles terão entrada e saída privativa com toda a segurança.
Assim sendo, seremos também contemplados, em Florianópolis, pelo magnífico Centro Sul, que é um centro de eventos que permite que as pessoas possam locomover-se do aeroporto até ele em apenas dez minutos. Temos a condição de, no caso de alguma emergência, em caso de segurança máxima ou numa situação de algum transtorno, fazer o transporte marítimo do Centro Sul até o aeroporto.
Florianópolis é uma cidade que tem também, além dessa estrutura da rede hoteleira, aeroporto e centro de eventos. Com isso, nós temos quase certeza, Deputada Ana Paula Lima, de que poderemos sediar esse grande evento, comparado à Eco-92, do COP-8, que é um evento das partes, um evento que foi instituído a partir da Eco-92, criando-se esse referendo para que os países se reunissem, de tempo em tempo, para discutir as questões ambientais.
Então, esse COP-8, que é um evento de Biodiversidade, essa VIII Conferência de Biodiversidade Biológica, Deputado Pedro Baldissera, acontecerá, queira Deus - esse é o apelo que estamos fazendo ao Governo Federal e à Ministra, no sentido de que definam em favor de Santa Catarina -, trará benefícios para todos nós, para o turismo, para as questões do meio ambiente, onde teremos a participação de todas as universidades catarinenses, a participação do Ibama de Santa Catarina e também de Brasília, mas pontualmente do Ibama do nosso Estado; teremos a participação efetiva da Universidade Federal de Santa Catarina e teremos a participação da Fatma na organização desse evento magnífico.
Nós criamos uma comissão pró esse evento, na Assembléia Legislativa, presidida por este Deputado, que compõe todos esses organismos, essas entidades que citei - Governo do Estado, Prefeitura Municipal, Udesc, Universidade Federal, entidades hoteleiras, Convention e Visitors Bureau e todas as CDLs.
Então, todas aquelas entidades organizadas com relação ao comércio, à indústria, à rede hoteleira estão participando dessa comissão em prol de uma organização decente, no sentido de se fazer aquilo que prometemos, que assumimos como compromisso quando preenchemos um check-list e o levamos até a Ministra, que é a resposta de tudo aquilo que o Governo Federal solicitou, de tudo aquilo que a ONU, mais precisamente, solicitou.
Esse evento é um evento organizado e coordenado pela ONU. Então, exige-se um compromisso, exige-se o cumprimento e a resposta do check-list, no sentido de que o Governo do Estado e o Governo Municipal se comprometam em sediar esse evento. E creio que será realizado em Florianópolis.
Quero também ressaltar aqui que esta Casa fez uma moção, aprovada pelo Deputado Narcizo Parisotto, à Ministra, pedindo o deferimento para que esse grande evento fosse realizado na Capital do Estado.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)