Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Dr Vicente

19ª Sessão Ordinária - 18/03/2021

DEPUTADO DOUTOR VICENTE CAROPRESO (Orador) - Comenta que a aquisição de vacinas está indiscutivelmente atrasada, pois poderia ter havido muito mais aplicações e variações de vacinas. Menciona que muitas pessoas estão tendo reações colaterais com a vacina AstraZeneca e CoronaVac. Aguarda pelos esforços do Governo Federal e outras regiões que realizaram um consórcio para trazer a vacina Sputnik ao Brasil.

Registra que um grupo composto por 260 prefeitos de Santa Catarina enviaram cartas de intenção para uma empresa avaliar a proposta de compra, e após 15 dias úteis, assim que selar o acordo, Santa Catarina receberá mais de 4 milhões e 200 mil doses da vacina Sputnik. Demonstra otimismo quanto a essa negociação e acredita que vai ocorrer da melhor maneira possível. Também se mostra preocupado com o poder de mutação do vírus Covid-19.

Relata que tem recebido solicitações de diversos municípios para agilizar a chegada de mais respiradores em alguns hospitais. Menciona a solicitação do Deputado Kennedy Nunes para que houvesse uma conversa entre a Leistung, empresa que fabrica respiradores, e os prefeitos dos municípios.

Lamenta o aumento do número de infectados, e afirma que é necessário prestar suporte tecnológico para evitar filas nas UTIs. Tece elogios aos profissionais da saúde e comenta sua preocupação em relação à necessidade de repor as vagas na área com pessoas bem treinadas.

Pede que os demais Parlamentares e sociedade se unam, se acalmem e ouçam os técnicos e gestores para que o enfrentamento à Covid-19 seja feito com responsabilidade e de forma correta.