90ª Sessão Ordinária - 24/11/2004
O SR. DEPUTADO NILSON GONÇALVES - Sr. Presidente e Srs. Deputados, é visível que não há quórum regimental, mas gostaria de aproveitar a oportunidade para dizer, até porque estamos sendo televisionados pela TVAL para o Estado inteiro, especialmente à minha cidade de Joinville e aos Deputados que ainda estão aqui, que a SC-412, assunto que há muito tempo estamos discutindo, nesta Casa, continua causando vítimas. Na última semana, em questão de cinco dias, nessa rodovia aconteceram acidentes que ceifaram a vida de quatro pessoas.
Essa rodovia liga Garuva até Guaratuba, mas a parte que toca a nós, catarinenses, vai até a entrada de Itapoá.
Para efeito de informação à imprensa e aos amigos do Norte, nós, hoje, estivemos com o Diretor-Geral do Deinfra, o engenheiro Romoaldo, e ele foi muito claro ao dizer, para nossa tranqüilidade, que já foi resolvida a questão da licitação e não será mais tapado buraco na rodovia, o que não agüentamos mais. Lá só tapam buracos e quando chove os buracos ficam maiores e se multiplicam. Dessa vez vai ser feita uma revitalização da rodovia, ou seja, vão arrumar desde a base da rodovia e fazer com que ela definitivamente seja uma via de acesso a Guaratuba ou vice-versa. Isso vai acontecer, mais ou menos, em dez dias, foi o que garantiu o Diretor-Geral do Deinfra.
Enfim, no máximo, em dez dias, o Governador e o engenheiro Romoaldo estarão em Joinville assinando a ordem de serviço para que aquela obra seja realmente definida.
Gostaria de fazer minhas as palavras do Deputado Francisco Küster, até em defesa do meu Partido, o PSDB, que foi achincalhado nesta tribuna pelo Deputado Afrânio Boppré. Este Deputado é um grande amigo, tenho por ele uma profunda admiração, mas literalmente escorregou no dia de hoje voltando suas baterias para a Secretaria da Saúde contra, por tabela, o PSDB.
O Deputado Afrânio Boppré foi extremamente infeliz e quero aqui repudiar também as suas palavras nesta tribuna.
Sr. Presidente, quero comunicar aos Srs. Deputados que quem esteve em Joinville há cinco anos, agora chega lá e tem uma agradável surpresa. O desenvolvimento que está sofrendo aquela cidade é alguma coisa de especial.
Vou citar apenas para V.Exas. alguns empreendimentos que aconteceram nesses últimos meses em Joinville.
Nesta segunda-feira foi inaugurada, em Joinville, a rede Angeloni com cerca de 25 mil metros quadrados. Uma das maiores lojas das 19 que a rede tem. Um empreendimento de cerca de R$ 25 milhões, dando emprego para mais ou menos 475 pessoas.
Também, recentemente, começou as suas atividades em Joinville o grupo italiano Tisa Auto Claves Hospitalares, fabricante de equipamento de alto padrão tecnológico, que permite o processo de esterilização. Investimento de cerca de R$ 500 mil e que vai chegar à casa de aproximadamente R$ 5 milhões. Está instalado no Perini Business Park.
Também se está instalando, em Joinville, a rede de supermercados Giassi, que inaugurou mais uma loja. A filial possui uma área de 22,5 mil metros quadrados e conta com 23 lojas de apoio, dando emprego para cerca de 380 funcionários diretos. Essa rede veio do Paraná.
De igual forma foi instalada, em Joinville, há alguns meses, a rede Makro, uma rede atacadista, com investimento de cerca de R$ 15 milhões, gerando de 120 a 150 novos empregos para atender a rede de atacados em nosso Município.
Recentemente, instalou-se em Joinville, também, a Havan, loja de departamentos que está ocupando uma área de 30 mil metros quadrados, vinda de Brusque, com uma clientela extensa. Nós até brincávamos que a estátua da liberdade, que está na frente da loja, ficou meio gordinha. Nós fizemos uma brincadeira dizendo que parece que misturaram, ou seja, que a estátua da liberdade parece a Frida um pouco gordinha.
Enfim, são investimentos que acorreram para Joinville em questão de meses.
Mas quero, aqui, de forma muito orgulhosa, dar as boas-vindas a cada um desses empreendedores que estão chegando no Município de Joinville e dizer, com muita alegria, aos Srs. Deputados que não vão a Joinville há um bom tempo que façam uma viagem para lá. Com certeza vão ter uma bela surpresa, porque a nossa cidade dos príncipes, hoje, está-se tornando um grande pólo desenvolvimentista de todo o Sul do Brasil.
Era isso que tinha a dizer, Sr. Presidente, e lamento que não tenhamos mais Deputados ouvindo essas boas novas que temos em relação ao Município de Joinville.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)