Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Manoel Mota

82ª Sessão Ordinária - 04/11/2004

O SR. DEPUTADO MANOEL MOTA - Sr. Presidente e Srs. Deputados, só quero me ater a um trechinho do pronunciamento do Sr. Deputado Joares Ponticelli.

Ele anda na BR-101 e com certeza, Deputado João Henrique Blasi, o freio do carro deve estar bem regulado, porque ele chegou em Palhoça e estancou o freio. Não passou de Palhoça. Ele esqueceu de São José, de Florianópolis, ele esqueceu de Biguaçu, ele esqueceu de Tijucas, ele esqueceu de Itajaí, ele esqueceu de Joinville.

Esse freio regulado demais é difícil. Parece-me que esses Municípios não tiveram um desempenho favorável a V.Exa., porque o seu freio trancou em Palhoça.

Mas não tem problema nenhum. Deixamos registrado, como final do seu pronunciamento, que existem vários Municípios, e parece-me que os resultados não foram muito satisfatórios.

Mas quero poder aqui, nesse dia de hoje, trazer a notícia que o Deputado Dionei Walter da Silva já levantou, eis que para mim é um momento talvez que eu esteja sonhando, que eu ainda estou sonhando, que estou acordando, imaginando que seja tudo verdade verdadeira.

Venho há alguns anos lutando e lutando muito para a questão da duplicação da BR-101 não só de lá, do Sul, mas do lado Norte também.

Modéstia à parte, paralisamos por muitas vezes em Barreiros, buscando duplicação do lado norte. Até que aconteceu. E depois começamos a trabalhar pelo projeto de engenharia do lado do sul.

Então, nós passamos por todos esses momentos com paralisação, com tempo muito longo na BR-101, com dificuldades, com processo na Polícia Federal, porque em 1993 nós paralisamos a BR-101 das 6h até 16h, naquele bloqueio em que os caminhões não poderiam trabalhar na sexta-feira, sábado e domingo.

Nós achamos que os caminhoneiros teriam direito de ir e vir. Eles não poderiam ser uma classe sacrificada. O caminhoneiro não poderia pagar a conta. E nós fechamos a BR-101, e só negociamos às 16h, quando o Governador na época admitiu que negociaria e que tiraria o bloqueio da BR-101. De fato, nós conseguimos acabar com o bloqueio da BR-101.

Então, hoje, quando me acordo nesse sonho e, na verdade, a notícia está acontecendo, aí eu já estou acordado, vivendo esse momento e eu não posso esquecer de tudo aquilo que se passou.

Eu tive desdobramento com o Ministro Padilha, do meu Partido, meu amigo, e chegamos a discutir a questão da BR-101, porque quando lutamos por uma coisa esquecemos do lado de lá, que temos Partido, etc., porque entendo que a obra da BR-101 não tem bandeira. A bandeira da duplicação é a bandeira do povo, a bandeira da vida. Então, chegamos a ter atritos com o Deputado Padilha, que é meu amigo, por causa da BR-101. E foi ele que ajudou a viabilizar e realizar a duplicação do lado Norte. Mas o lado Sul, nós queríamos muito e isso não aconteceu. Por isso, tivemos alguns atritos.

Mas gostaria de dizer que foi anunciado que o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva virá a Santa Catarina este mês de novembro para dar início à duplicação da BR-101.

O Ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, informou também que irá solicitar ao Ministério do Planejamento uma suplementação no Orçamento destinado à duplicação da BR-101. A idéia é disponibilizar R$ 497,5 milhões em 2005 para as obras.

Nesta sexta-feira próxima, amanhã, será aberta a proposta financeira das empresas concorrentes do serviço de supervisão da obra, finalizando o seu longo processo de licitação. Isso significa dizer que foram superados todos os problemas, inclusive dessa supervisão. Não há mais problemas, foram todos superados. Aquelas empresas que tinham entrado na Justiça retiraram o processo e hoje está tudo pronto, e nós temos que acreditar nas pessoas.

O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, cinco meses atrás, esteve em Navegantes na época em que levei a Carta de Tubarão feita pela Comissão Permanente a essa cidade, a qual tinha um conteúdo muito pesado e que representava toda a sociedade. Essa carta rezava que se a obra não fosse iniciada ainda este ano a BR-101 seria fechada por tempo indeterminado. E nós colocamos na ata que polícia não abriria, teria que ser o Exército.

O Presidente Lula parou na metade do seu discurso em Navegantes, chamou este Deputado, o Presidente da Câmara Municipal de Içara, Wagner Pizzetti, afilhado deste Deputado, para entregarmos aquela carta. Eu disse a ele que respeitava o seu Governo, Governo que votei, mas que isso vinha se arrastando há muito tempo. E nós não fechamos, nenhuma vez, no Governo Lula, a BR-101. E no Governo passado, que o PMDB fazia parte, inclusive do Ministério, eu fechei "n" vezes. Algumas eu fechei trancando com os caminhoneiros, outras organizamos com a Comissão Permanente e fechamos "n" vezes.

Falamos ao Presidente, naquela oportunidade, que não queríamos tomar esta decisão, e ele nos disse que não precisaríamos tomá-la, que não seria preciso fechar a BR-101. E, sorrindo, disse que iniciaria a BR-101 ainda este ano.

Então, temos esperança de que esse sonho seja verdadeiro. Mas eu acredito que seja verdade, nós acreditamos que seja verdade. E eu, desta tribuna, que já fiz muitos pronunciamentos pesados, duros, de cobrança, haverei, Deputado Paulo Eccel, de fazer muitos pronunciamentos como alguém que assumiu o seu compromisso e cumpriu com a sua palavra.

Haverei de vir a esta tribuna, por muitas e muitas vezes, através dos veículos de comunicação, dar essas informações e elogiar a palavra do Sr. Presidente. Até muitas pessoas me cobraram dizendo que eu estava sendo enganado novamente e que se não começar antes das eleições, para poder montar a política, depois da eleição não vai começar. Eu disse que nós estávamos vivendo um novo momento e os homens de bem não fazem política só em véspera de eleição, mas em todo o tempo da sua administração.

E é isso que nós esperamos que vá acontecer.

Santa Catarina, hoje, está recebendo essas notícias com esperança, com um novo horizonte, com uma nova perspectiva, porque neste final de semana vidas foram ceifadas na BR-101, e isso dói o coração de cada usuário, de cada cidadão catarinense e brasileiro. E esta obra não é só de Santa Catarina, é do Sul do País, é uma obra do Rio Grande do Sul, é uma obra do escoamento da safra da produção que alimenta o Norte e o Nordeste de todo o Brasil.

Por isso esta obra é fundamental.

Nenhuma empresa investirá na nossa região antes de a duplicação ser iniciada, e me parece que nós estamos vivendo este momento que está estampado. E para mim este momento talvez seja um dos melhores da minha vida política, porque tenho me dedicado de corpo e alma na busca de uma solução.

Por isso estou navegando num planeta deserto dessa verdade que está acontecendo. Lembro, ainda, que parece que estou sonhando, mas acreditando no Governo Lula, acreditando na verdade. E se isso tudo acontecer, Deputado Paulo Eccel, virei nesta tribuna para marcar, com muita ênfase aquele...

(Discurso interrompido pelo término do horário regimental)

(SEM REVISÃO DO ORADOR)