71ª Sessão Ordinária - 05/10/2004
O SR. DEPUTADO MANOEL MOTA - Sr. Presidente, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, só gostaria de fazer rapidamente um registro e dizer que cada momento é um momento, que cada região é uma região, quer dizer, se houve um bom desempenho, como disse o Deputado Joares Ponticelli, na região da Amurel, o desempenho do PP na Grande Florianópolis foi altamente negativo. O PMDB saiu de duas Prefeituras para oito. Se fizermos matematicamente as contas, não sei de quantos por cento foi essa mudança de duas para oito Prefeituras. Então, o PMDB aqui cresceu violentamente. E se caiu na região da Amurel, como disse o referido Deputado, cresceu na Grande Florianópolis, na terra do ex-Governador e da Prefeita Angela Amin.
Analiso que o candidato à Prefeitura de Florianópolis está com uma atuação péssima, pois custou a chegar no segundo turno; chegou ao segundo turno arrastando-se com uma diferença enorme do candidato Dário Berger. Então, vocês vão ter muita dificuldade, pois ainda tem muito pela frente. Prepare-se, Deputado Joares Ponticelli, pois a eleição não acabou ainda, tem muito pela frente.
O desempenho do PP na Grande Florianópolis foi altamente negativo. Se cresceu um pouco na Amurel, perdeu em outra região, pois no geral diminuiu em duas Prefeituras. Então, não teve todo esse crescimento que o Deputado Joares Ponticelli falou, porque cresceu, porque fizemos isso, porque tomamos conta da BR-101. É preciso mesmo que ele ajude a fazer com que a duplicação da BR-101 saia.
Mas eu queria mesmo era cumprimentar, em nome dos oito Prefeitos, dois Prefeitos: o Prefeito Vilmar Astrogildo Tuta de Souza, de Biguaçu, Prefeito popular, reeleito, que vai fazer mais quatro anos de grande trabalho, e o Prefeito hoje, eleito, de Palhoça, Ronério, que ganhou com 5.000 votos de diferença, que fará também um grande trabalho, uma grande administração.
Então, quero cumprimentar em nome dos oito Prefeitos. Ganhamos em Biguaçu, Palhoça, Governador Celso Ramos, Antônio Carlos, São Pedro de Alcântara, Santo Amaro da Imperatriz, Rancho Queimado, Anitápolis. Realmente foi um bombardeio na Grande Florianópolis, na terra do ex-Governador.
Gostaria de deixar este registro e dizer ao Deputado Joares Ponticelli que se prepare, pois vamos ter um embate dentro de poucos dias na Capital para vermos quem poderá contar as vantagens ou quem irá chorar. Daqui a poucos dias, no dia 30, vamos ter uma grande decisão na Capital, e com certeza teremos um pleito de alto nível. Porque em Santa Catarina aconteceu uma eleição democrática. E o Deputado Joares Ponticelli disse que usaram a máquina, mas que máquina? Houve cidade em que o PP tinha uma máquina e não sei de onde veio. Tantos recursos, acho que caíram do céu, não sei daonde. Então, nada de máquina, foi o trabalho democrático, onde o povo, de forma soberana, exerceu a sua cidadania escolhendo a proposta que mais lhe agradou.
Levamos vantagens em algumas regiões, levamos desvantagens em outras, mas no total houve um equilíbrio, aumentando uma Prefeitura, e não temos o que chorar nem lamentar. Quer dizer, o Governo do Estado está preparado para a sua segunda etapa, que é o seu segundo tempo de governo, porque no final do ano fará a metade do seu governo, tendo mais dois anos para modificar, mudar. E o jogo nem entrou no segundo tempo! Ainda está no primeiro tempo. Só no final do ano é que termina o primeiro tempo para se preparar para o segundo tempo.
Então, temos muito ainda para discutir, para trabalhar e temos muita opção. O que interessa é que nós temos um Governo democrático e um povo livre e soberano conduzindo os seus votos, para que possa alcançar os seus objetivos.
O Sr. Deputado Antônio Carlos Vieira - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO MANOEL MOTA - É com muita honra que ouço o meu amigo, Deputado Antônio Carlos Vieira, grande Parlamentar, por quem tenho um carinho muito grande, e por isso não tenho dúvida nenhuma de que vai melhorar ainda mais o meu pronunciamento.
O Sr. Deputado Antônio Carlos Vieira - Muito obrigado. A recíproca é verdadeira.
Mas eu entendo que fazer quase 20.000 votos de diferença para o terceiro lugar não é chegar se arrastando. E nós chegamos no segundo turno e vamos ganhar a eleição em Florianópolis. Agora, fico satisfeito, pois me parece que o PMDB já decidiu a quem apoiar no segundo turno, porque até ontem o atual Governador do Estado, Luiz Henrique da Silveira, não sabia a quem apoiar no segundo turno.
Fico feliz, sim, que o PMDB já tenha escolhido o seu rumo, porque esse rumo é que vai acabar sepultando a candidatura do Governador.
Muito obrigado!
O SR. DEPUTADO MANOEL MOTA - Deputado Antônio Carlos Vieira, eu estou falando em meu nome, eu não estou falando em nome do Partido. Eu não posso porque o Partido não decidiu, não reuniu, eu não tenho este poder de falar em nome do Partido.
Então, estou falando em meu nome, que evidentemente vou apoiá-lo, porque entendo que, dentro dos meus princípios, a alternativa que nós buscamos... Eu tenho uma grande amizade tanto pelo Dário como pelo Djalma, seu irmão, e com certeza vou fazer o meu trabalho dentro da minha limitação, até porque aqui é a Capital dos catarinenses, onde todos os Deputados têm alguns parentes. E eu tenho aqui as minhas duas irmãs, que são minhas parentes, e com certeza darei a minha contribuição para ajudar a festejar, neste segundo turno da campanha, o meu candidato, que será vitorioso, com certeza.
O Sr. Deputado Antônio Carlos Vieira - Não tenho dúvidas, Deputado!
Eu só gostaria de dizer, num aparte final, que V.Exa. vai ter que convencer as suas irmãs também a votarem com o seu candidato, porque talvez elas também queiram votar com o nosso candidato.
Muito obrigado!
O SR. DEPUTADO MANOEL MOTA - Deputado, V.Exa. sabe o carinho e respeito que tenho por V.Exa., por isso é bom, aqui num aparte, podermos fazer esse vai e vem, em alto nível. Isso é democracia, isso é política.
Entendo que nós estamos caminhando para o grande momento de Santa Catarina viver esse clima democrático, mas de harmonia. Acho que os Partidos têm que buscar este caminho, esta alternativa.
Por isso quero deixar aqui os meus agradecimentos, na certeza de que ainda temos muito trabalho pela frente, nesses dias que se separam entre primeiro turno e segundo turno, até o dia 30, com certeza.
Muito obrigado, Sr. Presidente.
(SEM REVISÃO DO ORADOR)