47ª Sessão Ordinária - 29/06/2004
O SR. DEPUTADO ANTÔNIO CERON - Sr. Presidente e Srs. Deputados, quero, hoje, fazer um comentário a respeito da grande convenção que realizamos na noite de ontem, Deputado Cézar Cim, com o seu Partido integrado na grande Coligação Mais por Lages, em que foram homologadas as candidaturas à reeleição da dobradinha Raimundo Colombo e Renato Nunes de Oliveira.
Tivemos uma ampla coligação de 14 Partidos Políticos nas coligações majoritárias proporcionais, e cada Partido fez o seu ajuste. O PDT, por exemplo, está coligado com o Partido PHS, e havia ainda o entendimento em aberto para que essa coligação se ampliasse ao PP. O PFL está coligado com o PSL. Mas na chapa majoritária são 14 Partidos coligados.
Eu já estou militando na política desde 1988 e devo ter participado, com certeza, de umas duas centenas de comícios, de convenções, mas isso nunca aconteceu na história de Lages, que é disparadamente a cidade mais politizada, mais política do Estado de Santa Catarina, em que a política ferve e é discutida em todos os ambientes da cidade, no posto de gasolina, na mercearia, no supermercado, no banco, na escola, no hospital. Nas ruas se conversa e respira-se política, tanto é que em função disso Lages foi a cidade que ofereceu à história de Santa Catarina o maior número de Governadores do Estado, ou seja, sete ex-Governadores de Estado são nascidos da nossa gloriosa Lages, Deputado Celestino Secco.
Mas dessas centenas de reuniões nunca tinha assistido a uma reunião desse tamanho, até porque mais de duas mil pessoas ficaram fora do ginásio do Sesc. V.Exa. conhece bem as dependências do ginásio, de tamanho normal, não é um superginásio, mas mais de duas mil pessoas ficaram fora.
O que nos impressionou mais não foi a quantidade de pessoas, porque em termos de quantidade já tivemos até reuniões com mais pessoas, mas o estado de espírito das pessoas que estavam nesta convenção é que nos deixou entusiasmado e um pouco roucos.
Essa voz um pouco rouca, hoje, diferente, é fruto exatamente da empolgação que tomou conta de todos nós, ontem, por vermos no clima da platéia que estava presente à nossa convenção a alegria, Deputado Antônio Carlos Vieira, da população lageana; pela oportunidade de podermos novamente discutir em praça pública, com toda a comunidade lageana, a proposta, por mais quatro anos, de administração desta coligação que para nós ainda, apesar de 19 Partidos, devo confessar aqui, tem uma ponta de sentimento, de frustração até, porque gostaríamos de manter toda a coligação passada e crescermos. E houve, não por vontade nossa, mas por decisão do Partido, o que respeitamos, a saída da coligação do PSDB.
Então, nós lamentamos, pois gostaríamos que estivesse conosco, e respeitamos a sua posição. Mas mesmo assim tivemos, ontem, nessa festa um testemunho de que nós temos crédito, Deputado Onofre Santo Agostini, para retornarmos a toda a comunidade, no sentido de pedirmos novamente o apoio para a nova proposta, por mais quatro anos, do João Raimundo Colombo e do Renatinho à Prefeitura de Lages, num embate eleitoral que vai fazer jus à tradição da política lageana de grandes embates e debates.
Nós tivemos, nos últimos dias, o ressurgimento, o retorno à cena da disputa de um candidato de Oposição que deverá ser configurado na convenção de amanhã. Mas de toda a forma já temos a confirmação do candidato Pedro Freitas, do PSB, coligado com o PV e com o PCdoB, reunindo os Partidos PMDB, PT, possivelmente, e o PPS, porque a informação que nós temos é que o PSDB, em termos majoritários, estava fazendo o encaminhamento pela neutralidade. Essa é uma posição não oficial, mas que ouvimos falar, Deputado Celestino Secco.
Quero fazer um registro, porque hoje tem algumas notas atribuídas a esse Deputado, e elas são verdadeiras, são verídicas. Circulou, no final de semana, com confirmações oficiais, evidentemente que não podemos revelar a fonte, de que havia uma intervenção posta em prática do PSDB, em Lages, para evitar que ele viesse para a nossa coligação e fosse para a coligação de nossos opositores.
Estranhei o fato de se fazer uma intervenção para tirar de um Partido aliado e ideologicamente próximo, que são o PFL e o PSDB, a fim de se coligar a um outro Partido, no caso o PT, que teria vez majoritária. É uma questão ideológica, Deputado Paulo Eccel. Eu não poderia entender o fato de o PSDB fazer uma intervenção para apoiar de graça o PT na majoritária.
Porém, as informações que temos hoje é de que o PSDB optou pela neutralidade, irá respeitar a decisão soberana do seu diretório, que vai acontecer na convenção de amanhã. E tudo que for decidido na convenção, Deputado Manoel Mota, estará tudo bem. Intervenção não cabe bem, principalmente para um Partido da história, da tradição do PSDB.
Por isso que aqui, ao retificar pela evolução dos fatos aquilo que está nos jornais e pela realidade que tenho hoje, quero externar a minha confiança à postura democrática que o PSDB, em reunião, no dia de ontem, com os Vereadores e elementos da Executiva do Partido de Lages, em Florianópolis, decidiu, que foi a neutralidade ou, mais que isso, a liberdade para que o diretório local faça a sua escolha.
O Sr. Deputado Celestino Secco - Eu concedo, com muita alegria, um aparte a V.Exa., Deputado Celestino Secco.
O SR. DEPUTADO ANTÔNIO CERON - Pois não!
O Sr. Deputado Celestino Secco - Deputado Antônio Ceron, eu conheci o Prefeito Raimundo Colombo, ainda em 1979, quando ainda menino presidia a JDC e era Diretor-Geral da Fundação Catarinense de Desenvolvimento Comunitário.
Ele tem uma trajetória política extraordinária. E nós percorrendo a cidade de Lages e a região, percebemos que as pessoas respiram um ar de otimismo, de entusiasmo pela liderança e pelo trabalho que está sendo desenvolvido pelo Prefeito Raimundo Colombo.
Tenho certeza de que depois da festa de ontem ele e o Renatinho farão mais do que uma grande campanha, uma segunda grande administração para Lages.
O SR. DEPUTADO ANTÔNIO CERON - Agradeço a V.Exa., Deputado, pelo seu aparte.
Para concluir, Sr. Presidente, gostaria de falar da alegria de participar, na noite de ontem, desse grande evento da confirmação dessa nova caminhada liderada por Raimundo Colombo e pelo Renatinho, e de dizer que Lages, pela sua tradição política, pela sua participação, ao longo da história de um cenário, talvez o cenário com a discussão mais acalorada da política... E o Deputado Francisco Küster está aqui e é um testemunho mais apropriado do que eu, porque tem mais tempo de militância, para dizer da grandeza com que foi sempre exercida a política no Município de Lages.
Ficamos, então, muito contentes por vermos que as coisas estão se definindo, cada Partido com sua autonomia inatacada, e que podemos ter a oportunidade, em Lages, de fazer novamente um grande debate. E que nesse debate a comunidade lageana discuta, delibere a melhor proposta.
Acredito no meu candidato, mas vamos respeitar os demais candidatos que tivermos em Lages e nesses 90 dias levarmos essa grande discussão, como sempre foi feito, para que no dia 03 de outubro novamente a comunidade lageana possa, soberana e intensamente, decidir quem vai continuar a nos administrar. Sem interferências, sem vibrações da Itália dizendo que já tinham ganho as eleições, que tinham 80% de tempo, etc. A decisão será dos 110 mil eleitores de Lages.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)