Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputada Professora Odete de Jesus

28ª Sessão Ordinária - 04/05/2004

A SRA. DEPUTADA ODETE DE JESUS - Sr. Presidente, Srs. Deputados, funcionários desta Casa, telespectadores da TVAL, imprensa falada e televisada, o que nos traz à tribuna na tarde de hoje é traçar uma panorâmica dos acontecimentos no Estado de Santa Catarina no Dia do Trabalhador e relatar quais as principais obras inauguradas.

Estivemos visitando a querida e amada cidade de Porto União, onde temos raízes e onde ainda vivem meus familiares. Trata-se de uma região que não podemos deixar de lado e por isso acompanhamos a inauguração da SC-302. Fazia um dia muito chuvoso, mas lá estiveram também os Deputados Francisco Küster e Reno Caramori.

Aquela rodovia tem uma história longa. Já ocupamos esta tribuna para falar sobre ela muitas vezes. Esta Deputada sentiu na pele o drama de ter de levantar às 5h todos os dias, ir de ônibus da Reunidas até a cidade de Matos Costa, onde lecionava. Era uma péssima rodovia e o ônibus muitas vezes atolava; os passageiros tinham que descer do ônibus com chuva para ajudar o motorista a desatolar o veículo.

Foram anos e anos e anos, senhores, de sofrimento. Eu tenho histórias para contar! Naquela época eu freqüentava a faculdade à noite e tinha de escolher: ou ia em casa ou ia direto para a faculdade, chegando de madrugada em casa.

Então, senhores, muitos Governadores ali plantaram a sua semente, a sua boa semente, benéfica, produtiva.

Lembro que o ex-Governador Vilson Kleinübing plantou sua semente; o Governador seguinte a regou, molhou a plantinha, e assim por diante. Um vem e planta. É assim a vida, senhores. Todos deram sua participação. Todos os Governantes que passaram pelo nosso Estado, Deputado Dionei Walter da Silva, colaboraram. E nós aguardando, Deputado Francisco Küster, ansiosos por aquela inauguração.

O Sr. Deputado Francisco Küster - V.Exa. me concede um aparte?

A SRA. DEPUTADA ODETE DE JESUS - Pois não!

O Sr. Deputado Francisco Küster - Deputada Odete de Jesus, é para fazer coro com o registro que faz V.Exa., do grande evento, do grande acontecimento que foi a inauguração daquela obra. Estive lá acompanhando durante um bom tempo também as reivindicações, as queixas do povo, em tempos pretéritos, evidentemente. Não convivemos tão de perto quanto V.Exa., que lá lecionou por seis anos. As informações que lá obtive lá foram que V.Exa lecionou durante muito tempo e que, por certo, conviveu com as agruras, com as angústias e as expectativa daquele povo.

Quero fazer coro com o pronunciamento de V.Exa., e dizer que foi, sem sombra de dúvida, um grande acontecimento.

Todos deram a sua contribuição. E o coroamento das contribuições, das colaborações dadas no decorrer de todos esses tempos culminou com a inauguração dessa obra. Eu só não pude participar da caminhada - fui convidado, inclusive, pelo Governador - porque tinha um compromisso em Lages.

Mas, de qualquer forma, peço permissão a V.Exa. para inserir no seu pronunciamento este meu modesto aparte. E hoje tem a expectativa sobre a estrada de Timbó Grande, que V.Exa. tão bem conhece.

Meus cumprimentos, Deputada Odete de Jesus.

A SRA. DEPUTADA ODETE DE JESUS - Muito obrigada, Deputado Francisco Küster, V.Exa. se fez presente, assim como o Deputado Mauro Mariani, que é da nossa região também.

Srs. Deputados, continuando, em seguida fomos para Matos Costa, onde lecionei durante seis anos, para inaugurarmos a "BR da Amizade", como denominou o Deputado Onofre Santo Agostini. Infelizmente o tempo não favoreceu, e por isso tivemos que inaugurar aquela rodovia muito rapidamente, sem os devidos pronunciamentos.

Como na oportunidade não pude fazer uso da palavra, pois tudo aconteceu rapidamente devido o tempo ruim, hoje faço uso desta tribuna para falar que no passado já esperávamos com muita ansiedade a pavimentação da tão almejada SC-302, aquele trecho que custou milhões e milhões do suor dos nossos trabalhadores.

O nosso povo trabalhou e conseguiu o que almejava - a rodovia asfaltada para transportar, Sr. Presidente, os produtos agropecuários, a madeira e muito mais.

Então, compartilhamos da alegria dos trabalhadores do Município de Porto União e de Matos Costa, e não posso negar que amo aquela gente.

Ainda, Srs. Deputados, estivemos ontem em Brasília, quando visitamos o nosso Líder maior, Valdemar Costa Neto, assim como o Ministro dos Transportes, Dr. Alfredo Nascimento, e pudemos nos inteirar dos acontecimentos sobre o término da BR-101. E agora posso cobrar do Ministro.

Na segunda-feira, Deputado Pedro Baldissera, vamos ter um fórum do Partido Liberal, em Brasília, quando estará presente o nosso vice-Presidente José Alencar. Por isso, na próxima terça-feira, trarei novidades sobre o fórum que o Partido Liberal estará realizando em Brasília na segunda-feira, dia 10, das 9h às 18h.

Hoje recebi uma visita muito importante no meu gabinete, o Dr. Milton Mendes, Presidente Estadual do seu Partido, Sr. Presidente, juntamente com o Dr. Mescolloto, nosso amigo. Conversamos sobre muitos assuntos (vejo o contentamento nos olhares dos Srs. Parlamentares) e não posso negar, Deputado Afrânio Boppré, que lá em cima estamos alinhados. O PT e o PL estiveram alinhados e, portanto, trouxeram uma vitória magnífica para o nosso Brasil, assim como estiveram alinhados para a vitória do nosso querido Governador Luiz Henrique da Silveira. Uma bela vitória. Quando nossos Partidos se unem, trazem vitórias...

(Discurso interrompido por término do horário regimental.)

(SEM REVISÃO DO ORADOR)