27ª Sessão Ordinária - 29/04/2004
A SRA. DEPUTADA ODETE DE JESUS - Sr. Presidente e Srs. Deputados, funcionários desta Casa, imprensa falada e televisada, hoje assomo esta tribuna para falar sobre o banco da terra da gente; sobre o nosso banco; sobre o nosso Besc; sobre o Besc do funcionalismo público; sobre o Besc que eu, muitas vezes, tive que visitar, não em Florianópolis, mas no interior, e onde, no passado, lecionava. E muitas vezes tive até que fazer empréstimos bancários.
Quero falar do Besc que tem funcionários muito eficientes, do banco que esta Deputada almeja e sonha que um dia venha a ser um banco público.
Srs. Deputados, faço um apelo a todos os Srs. Parlamentares para que unamos as nossas forças e sejamos vigilantes com todos os projetos que vão passar por esta Casa Legislativa, no sentido de valorizarmos o nosso Besc; valorizarmos os nossos funcionários que sempre nos atendem com muita eficiência.
É necessário que façamos uma análise profunda em defesa do único Banco do Estado de Santa Catarina, que trabalha em prol dos funcionários. Além disso, precisamos levar em conta a lisura do último concurso para o banco ao qual já está sendo efetuada a contratação dos aprovados.
Nós gostaríamos que os Srs. Parlamentares olhassem com um pouquinho mais de carinho pelo nosso banco.
Quero fazer um apelo a todos os Parlamentares, no sentido de que não esqueçam do nosso banco, da nossa gente catarinense. Este é o meu apelo.
Hoje, quero fazer três apelos: em primeiro lugar, o banco. Em segundo lugar, esta Deputada vem mui gentilmente solicitar a V.Exa., Sr. Presidente, e sei que vai atender ao meu apelo, porque é um Presidente muito eficiente, para que todos os funcionários desta Casa Legislativa usem o seu crachá.
Isto é muito importante, Sr. Presidente, porque esta Deputada, quando fez a sua mudança na terça-feira próxima passada, uma mulher se fez passar por funcionária da informática, entrando na sala com as chaves. Não sei se V.Exa. está sabendo, mas o Coronel desta Casa já está informado, como todos os policiais, e o Ministério Público já tomou ciência, como o nosso delegado e o Dr. Alcioni.
Essa senhora, uma mulher que vem envergonhar as mulheres catarinenses, se fez passar por funcionária para poder entrar e mexer nos computadores.
Então, gostaria que, a partir de hoje, todos os funcionários da informática usem o seu crachá. Sabemos que os funcionários da limpeza estão devidamente uniformizados, mas ainda há departamentos que não usam os seus crachás.
Eu já determinei ao nosso gabinete e à sala da Liderança do nosso Partido Liberal para que não recebam nenhum funcionário que não estiver com a sua identificação e com a sua identidade.
Tenho mais um apelo ao nosso Presidente. Fico feliz que hoje V.Exa. está presidindo a sessão e pode atender na íntegra o pedido desta Parlamentar. Aqui nesta Casa somos três mulheres de garra, desbravadoras, trabalhadoras.
A Deputada Ana Paula Lima é uma mulher que briga pelos interesses da população; a Deputada Simone Schramm, que ontem estava de aniversário, nós até comemoramos cantando parabéns, é uma Deputada determinada, uma mulher que chegou aqui por méritos.
Sr. Presidente, como somos três Deputadas, gostaríamos que também tivesse policial feminina aqui. Faço essa reivindicação, já que tenho procurado policiais femininas aqui e não tenho encontrado. E como nós sabemos, eu defendo muito e luto pelas mulheres. Portanto, gostaria que V.Exa., então, por favor, já que aqui tem vários Parlamentares e existem três policiais masculinos, providenciasse a presença de duas policiais femininas para nos assistir.
Na entrada, também, senti falta das policiais femininas, que são o cartão de visita. Senti falta das policiais sempre nos dando bom-dia, com aquele sorriso alegre. Assim, eu reivindico, Deputado Rogério Mendonça, e V.Exa. também concorda, que as mulheres também possam estar ali para nos receber, já que a mulher, por ser mãe e dona-de-casa, tem todo aquele jeitinho de conquista e de tratar. Claro que todos os policiais são muito educados, mas faço esse apelo.
Muito obrigada!
(SEM REVISÃO DA ORADORA)