18ª Sessão Ordinária - 05/04/2005
O SR. DEPUTADO DIONEI WALTER DA SILVA - Sr. Presidente, desejo cumprimentar os Deputados presentes, os funcionários, as pessoas que nos visitam e os telespectadores.
Sr. Presidente, inicialmente gostaria de cumprimentar a direção da UCE, eleita nesse último congresso, acontecido na cidade de Itajaí, quando foi eleito na conferência oficial como Presidente o aluno Thiago de Paula Andrino e todos os seus companheiros de chapa que estão aqui presentes, que participaram daquele congresso, convocado pelo Conselho de Entidades de Educação, no campus da Univali, tendo a plenária final sido marcada e divulgada com antecedência para a sede da Marejada, em Itajaí.
Nós já ouvimos aqui pronunciamentos de outros Deputados dizendo que a plenária oficial teria sido aquela do estacionamento da Univali, em cima de um carro de som, sendo que plenárias normalmente se fazem em locais fechados, em ambientes fechados, até para facilitar a contagem dos votos dos delegados ou dos convencionais.
Então, nós queremos dizer que a Justiça vai definir, é lógico, se as ações judiciais assim acontecerem.
Naquele congresso, naquele encontro, parece, Sr. Presidente e Srs. Deputados, que uma chapa lá presente contou os canecos e percebendo a minoria de votos retirou-se da plenária, tendo assumido a presidência dos trabalhos o Diretor da UNE - União Nacional dos Estudantes. E quem quiser pode abrir hoje a página da UNE na Internet, pois está lá o resultado oficial, a posse dada a essa diretoria que passa a dirigir a UNE a partir de hoje.
Apesar das divergências, apesar das divisões acontecidas nesse congresso, faço um apelo à direção eleita, no sentido de que tente tocar os trabalhos, buscando uma democracia que realmente permita a participação de todos os estudantes no processo das discussões.
Em alguns momentos, e eu posso falar da universidade da minha cidade, integrantes da direção estudantil não permitiam que determinados estudantes participassem porque eram do Partido "a" ou "b". O movimento estudantil não pode ter Partido. Os militantes têm, todos têm o direito de ter. O Deputado Francisco Küster, que foi líder estudantil, sabe disso. Nós temos a nossa cor partidária, a nossa preferência partidária, mas na hora da ação e do trabalho temos que ter o movimento estudantil como bandeira.
Neste ano que se resgata a memória do movimento estudantil e que o Governo Federal e a UNE pedem inclusive aos que participaram de toda história que enviem materiais para a criação do museu nacional do movimento estudantil, é importante que essa unidade seja estabelecida e é importante que a Justiça também se posicione, em um menor espaço de tempo possível, para que nós não tenhamos que, como já aconteceu em algumas entidades, ficar um mandato todo com duas presidências, sabe-se lá até quando, uma de fato e outra de direito, com disputas e com divergências que não levarão o movimento estudantil a lugar nenhum.
O Sr. Deputado Francisco Küster - V.Exa. nos concede um aparte?
O SR. DEPUTADO DIONEI WALTER DA SILVA- Pois não!
O Sr. Deputado Francisco Küster - Deputado Dionei Walter da Silva, eu agradeço a V.Exa. pela gentileza do aparte. V.Exa. faz jus à inteligência, à competência, à maneira serena de ser, ao fazer essa colocação no momento em que os estudantes, em uma decisão soberana, madura, elegeram uma direção que é suprapartidária, que é representativa, que não é de um segmento ou de dois segmentos tão-somente.
V.Exa. defende com firmeza, com inteligência e com competência uma solução o mais rapidamente possível.
Em algumas oportunidades nós nos deparamos com conflitos que se arrastaram. Isto é prejudicial ao movimento estudantil. Agora, o mais representativo é o movimento pluralista, esse que aconteceu.
Portanto, os meus cumprimentos pelo pronunciamento que faz V.Exa. E só poderíamos esperar isso de um jovem e talentoso Parlamentar. Eu acho que estão de parabéns os eleitos. E fazemos votos de que esses encaminhamentos na Justiça, que podem atrapalhar um pouco, tenham o seu desfecho o mais rapidamente possível.
O SR. DEPUTADO DIONEI WALTER DA SILVA - Bem, eu agradeço, Deputado, inclusive pelos elogios vindos de V.Exa.
O Sr. Deputado Antônio Ceron - V.Exa. nos permite um aparte?
O SR. DEPUTADO DIONEI WALTER DA SILVA - Ouço o Deputado Antônio Ceron, também serrano.
O Sr. Deputado Antônio Ceron - Somos quase maioria aqui.
Muito obrigado, Deputado Dionei Walter da Silva. Eu vou aproveitar, até porque esse é o microfone de uma Casa democrática. E nós hoje ouvimos, da tribuna, uma versão a respeito desse episódio da eleição da União Estudantil.
Eu fui procurado agora, no intervalo, quando estava no gabinete, por lideranças estudantis que me trouxeram uma outra versão do fato. E aí eu até cumprimento o Deputado Francisco Küster que cumprimentou os eleitos. Parece-me que é o caso, pois há duas chapas eleitas.
Como nós somos democráticos, eu vou abusar do aparte que me concede V.Exa., para dizer que estamos tomando conhecimento dessa versão que esses alunos nos trouxeram e para trazer também a esta Casa a versão de um grupo de estudantes que defenderam em um outro local uma outra tese dentro dessa convenção.
Agradeço pelo aparte, que é exatamente para restabelecermos o equilíbrio, para que se dê oportunidade à verdade do que aconteceu no final de semana e para que a sociedade fique sabendo dessa verdade.
O SR. DEPUTADO DIONEI WALTER SILVA - E ao encerrar o meu pronunciamento, quero dizer que a ata de posse dessa direção da União Catarinense dos Estudantes está registrada em cartório, acompanhada pela União Nacional dos Estudantes. E é lógico que àqueles que se sentem prejudicados ou que perderam a direção cabe o direito de reclamar, espernear e buscar aquilo que entenderem perdido ou ferido na Justiça.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)