14ª Sessão Ordinária - 22/03/2005
O SR. DEPUTADO DJALMA BERGER - Agradeço ao Deputado Jorginho Mello pela gentileza, sempre peculiar, de dividir comigo o horário destinado ao nosso Partido.
Sr. Presidente e Srs. Deputados, amanhã, 23 de março, a nossa querida Capital do Estado de Santa Catarina, a nossa belíssima cidade de Florianópolis completará 279 anos de existência, uma alegria para os cidadãos catarinenses e para os florianopolitanos por adoção, pois mais de 50% da população que hoje vive aqui não nasceu nesta cidade, mas escolheu esse pedacinho de terra para morar.
Preparei um pronunciamento, que gostaria de ler, tamanha a importância do aniversário desta cidade, a mais linda do Estado de Santa Catarina e provavelmente do Brasil e do mundo.
(Passa a ler
"Muito me apraz neste dia registrar, de forma toda especial, o transcurso do aniversário da Capital do meu Estado, a cidade de Florianópolis.
Ao saudar a sua população, na pessoa do nosso querido amigo, ilustre Prefeito Dário Berger (ele muito lutou para administrar esta cidade e muito vai fazer por ela, por sua população, tenho certeza absoluta, ainda mais contando com a colaboração e o companheirismo do Governador do Estado, Luiz Henrique da Silveira, que tem dado demonstração de ser parceiro das boas causas, um parceiro da cidade de Florianópolis e da Grande Florianópolis, por conseqüência), reafirmo minha especial estima e carinho por esta cidade aconchegante e acolhedora.
Florianópolis possui, em seu cenário natural, praias, promontórios, costões, restingas, manguezais e dunas, o que nos deslumbra a cada nascer do sol e a cada cair da noite. Aliás, não só a nós, mas a todos os que passam por esta Ilha da Magia, que se encantam com sua rara beleza e com a acolhida de seu povo, carinhosamente chamado de manezinho.
Nem o poeta resistiu. Num momento de profunda inspiração, o saudoso Zininho já declamava em verso e prosa, deixando para a posteridade, ao qual me permito plagiar apenas um verso do seu Rancho de Amor à Ilha:
‘Jamais a natureza,
reuniu tanta beleza,
jamais algum poeta teve tanto pra cantar.´
Digo, sem receio de errar, que a cidade de Florianópolis, Capital dos catarinense, está hoje entre os lugares mais lindos do Brasil e por que não dizer do mundo.
Quero, neste instante, aproveitar a oportunidade para reiterar o apoio que tem sido dado pelo Governador Luiz Henrique da Silveira ao desenvolvimento de ações, ao desenvolvimento de atividades na nossa cidade de Florianópolis."
Não tive a oportunidade de participar, mas hoje pela manhã várias obras foram inauguradas pelo Governador Luiz Henrique da Silveira, acompanhado do Prefeito Municipal, Dário Berger, do Secretário Regional Valter Galina, que tem demonstrado também ser um extraordinário parceiro das boas causas e da gente florianopolitana.
(Continua lendo)
"Sr. Presidente, colegas Deputados, desde a sua emancipação, em 23 de março, Florianópolis vem se desenvolvendo e nos enchendo de orgulho, não só aos seus manezinhos.
Por isso, de forma sucinta, deixo registrada essa singela e carinhosa homenagem, não somente deste Deputado, mas de todos os Pares desta Casa, conseqüentemente de todos os catarinenses a este amado pedacinho de terra perdido no mar.
Parabéns florianopolitanos. Parabéns Florianópolis. Todo o Estado está em festa. Santa Catarina está em festa."
Não poderíamos deixar de render as nossas homenagens a esta cidade, a mola propulsora da atividade política e turística do Estado de Santa Catarina. Este é um dos locais mais atrativos onde temos a oportunidade de viver, de habitar e de morar.
Agradecemos, sensibilizados, a todos os Deputados que estiveram ao lado na última eleição para a Prefeitura da Capital pela colaboração, para que pudéssemos administrar bem essa cidade, tornando-a cada vez melhor para todos nós que aqui moramos.
É com esse espírito de agradecimento que prestamos nossa homenagem à cidade de Florianópolis.
Para concluir, Sr. Presidente, gostaria de fazer um pedido aos Deputados que estão participando hoje da reunião para tratar sobre a barragem de Campos Novos, que, além dos Deputados integrantes da Comissão de Direitos Individuais desta Casa, convidassem também representantes da Aneel, pois é o órgão responsável pelo gerenciamento de obras de geração de usina elétrica no Estado de Santa Catarina. Quem sabe com a sua intervenção no consórcio que hoje executa aquela obra teremos uma solução muito mais fácil e muito mais viável.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)