Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputada Professora Odete de Jesus

74ª Sessão Ordinária - 25/09/2003

A SRA. DEPUTADA ODETE DE JESUS - Sr. Presidente, Sra. Deputada e Srs. Deputados, esta semana nós comemoramos, com muito orgulho e com muita satisfação, a Semana do Idoso e realizamos nesta Casa uma sessão solene em homenagem ao idoso.

(Passa a ler)

"Quero fazer referência à terceira idade, que também é considerada a melhor idade, porque nela estão incluídas pessoas que já batalharam muito e que hoje, com sua riqueza em experiência, servem até de guia para outras pessoas que tanto precisam.

Mas há que se questionar como é envelhecer nos tempos atuais. A sociedade estabeleceu padrões que fazem com que a idade limite para o mercado de trabalho seja os 65 anos e com isso muitos idosos começam a enfrentar o preconceito de não ter espaço no mercado de trabalho, sentindo-se assim inúteis e improdutivos.

E os nossos aposentados? Como liberal, defendo que eles devem receber proventos iguais aos que receberiam se ainda estivessem exercendo suas atividades.

Reconheço a necessidade do estabelecimento de idades mínimas para a aposentadoria para que seja assegurado ao aposentado a manutenção de seu salário real.

Nossos idosos precisam de aposentadorias justas e devem ser tratados com dignidade e da qual é merecedor o cidadão que já cumpriu com sua função profissional e deu seu suor em benefício do desenvolvimento econômico da sua pátria.

Quero defender aqui a inclusão social dos idosos e dar louvor àquelas entidades e organismos que lutam por condições humanas, pelo direito à saúde, à alimentação e à integração social dos nossos idosos.

É preciso valorizar os idosos, respeitá-los na sua integridade e reconhecer o valor de cada um desses homens e mulheres que trazem mãos calejadas e rostos marcados pelo tempo, mas que ainda têm muito a contribuir."

Srs. Deputados, muito me alegra que os Senadores aprovaram o Estatuto do Idoso, graças a Deus, porque o idoso deve ser priorizado em tudo. Um dia nós também chegaremos na melhor idade.

Volto a afirmar, Sr. Presidente e Srs. Deputados, que esta noite dormi muito bem. Repousei e relaxei com a consciência leve e lavada com as votações de ontem. Eu não dormiria em paz e tranqüila sabendo que aquelas pessoas que recebem salários altíssimos tiveram um aumento igualitário àquelas que recebem menores salários.

Então, graças a Deus agi com muita consciência, tranqüilidade e responsabilidade. Volto a afirmar que ocorreu toda aquela agitação, com aplausos e vaias, mas, de cabeça erguida e com muita dignidade, tenho certeza de que meu voto foi muito importante e não me arrependo, jamais, do voto de ontem, Srs. Deputados.

Esta Deputada quer deixar registrado nos Anais desta Casa que agiu com muita consciência, tranqüilidade e responsabilidade em prol daqueles com os quais trabalhou junto ao longo dos anos, já que foram 25 anos de carreira de Magistério!

De repente houve divergência de idéias e eu sempre respeitei todos os demais Colegas desta Casa. Por isso, também gostaria de que os meus direitos sejam respeitados!

Srs. Deputados, agradeço a V.Exas. pela oportunidade! Um bom dia a todos!

Muito obrigada!

(SEM REVISÃO DA ORADORA)