44ª Sessão Ordinária - 11/06/2003
O SR. DEPUTADO VALMIR COMIN - Sr. Presidente, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, assomei à tribuna na semana passada para falar a respeito de um guia sócio-econômico que foi promovido pela Amrec - Associação dos Municípios da Região Carbonífera, a qual pertenço, com a participação da Associação Comercial e Industrial, das Prefeituras e das entidades organizadas, onde foi feito um perfil das características e das peculiaridades dos 10 Municípios.
Foi feito um retrato sócio-econômico mostrando as suas potencialidades e também as suas carências. No bojo desse trabalho foram inseridos 10 Municípios que compreendem a nossa região e fiz um compromisso perante esta tribuna de um dia de cada semana fazer uma exposição e um relato de cada um desses 10 Municípios.
Começo, hoje, pelo Município-mãe, que gravita todo o desenvolvimento social e econômico da nossa região; estou me referindo ao Município de Criciúma.
(Passa a ler)
"Maior Município do Sul catarinense e a quarta maior cidade do Estado, Criciúma é considerada pólo regional de todo o Sul. É conhecida como a ‘Capital Brasileira do Carvão’ por possuir uma das maiores reservas de carvão mineral do País.
Hoje, praticamente, não existe mais no Município a atividade de mineração de carvão e o setor industrial é o maior destaque, juntamente com a prestação de serviços (principalmente na saúde, educação, transporte, automação e informática) e o comércio.
Criciúma é o maior produtor nacional e segundo maior produtor mundial de pisos e azulejos. É também o terceiro maior pólo nacional na produção de jeans e o maior pólo estadual do setor de confecções.
Em função de sua localização estratégica, bem no centro do mercado regional, Criciúma tem um grande potencial de desenvolvimento e investimentos na complementação da cadeia econômica. ‘Podemos criar indústrias, por exemplo, de latas e rótulos para as indústrias locais, somos a porta de entrada do turismo regional e possuímos uma produção agrícola artesanal que poderia ser atração para um turismo regional’, destaca o Prefeito Décio Góes."
Temos alguns destaques de serviços, como por exemplo o de cardiologia que é referência em todo o Sul do Estado.
(Continua lendo)
"Criciúma disponibiliza para todo Sul do Estado atendimento de alta complexidade na área cardíaca nos hospitais São João Batista e São José."
Essa, aliás, foi uma luta promovida pela Bancada do Sul junto às nossas associações comerciais, às nossas entidades de classe dentro de uma ação suprapartidária, e na ocasião, até, foi coordenada pelo nosso ex-Governador Esperidião Amin, a qual vem sendo complementada pelo Governo Luiz Henrique da Silveira.
E nós temos a cirurgia cardíaca com todos os seus procedimentos, o atendimento laboratorial, os exames pré e pós-operatórios.
É em Criciúma que estão concentrados também outros serviços de referência na região carbonífera, como Ressonância Magnética e o acelerador linear, uma tecnologia de ponta que deverá entrar em operação nos próximos dias. Tudo isso mais especificamente no Hospital São José, que atende, e muito, pelo SUS, o qual vem prestando um grande trabalho, pois vai facilitar para muitas pessoas que necessitam do tratamento radioterápico para o tratamento de câncer que teriam de se deslocar de Criciúma para Florianópolis ou a outros grandes centros. Isso tudo graças a esse trabalho tão bem desenvolvido na época pelo então Governador Esperidião Amin e pelo Presidente da República Fernando Henrique Cardoso, através do Ministério da Saúde.
O tratamento de câncer, de Aids, ortopedia e neurocirurgia é todo feito no Hospital São José.
(Continua lendo)
"Em toda a região existem oito hospitais que atendem pelo SUS, sendo seis gerais, um psiquiátrico e um que atende somente cardiologia".
Esse hospital de cardiologia é muito eficiente, com toda a tecnologia, onde o nosso paciente que necessita efetuar uma cirurgia cardiológica vai com o fator psicológico preparado, porque sabe que lá encontrará uma tecnologia de ponta e uma equipe médica à altura para atender seus problemas, suas necessidades.
Temos alguns atrativos.
(Continua lendo)
"Além da boa localização, Criciúma reúne outras vantagens que despertam interesse de investidores e empreendedores, como a mão-de-obra qualificada (a cidade possui universidades e um centro de tecnologia de materiais que é o maior da América Latina), infra-estrutura adequada, rede de gás natural, ferrovia integrada ao porto de Imbituba", que está em fase de modernização, de expansão, acompanhando o desenvolvimento de todo o nosso Sul do Estado.
É evidente que temos também algumas necessidades que são destacadas no Fórum de Desenvolvimento Regional, promovido pela Amrec, onde participam todos os 10 Municípios da nossa região. E temos como bandeira algumas ações que entendemos ser de caráter regional.
Está inserido neste contexto o anel viário, o Hospital Regional Público, a duplicação tão sonhada e esperada obra que corta o Estado catarinense, que é uma rota internacional, é a rota do Mercosul, a qual vem travando muito o desenvolvimento do Sul de Santa Catarina, que faz com que padeçam, a cada 29 horas, de acordo com dados do DNER, vítimas que se utilizam dessa rodovia para poder exercer suas atividades comerciais, empresariais e até mesmo estudantis.
Além disso, nós temos o compromisso de proporcionar a tecnologia de ponta para a modernização do Aeroporto Diomício Freitas; também é importante o centro de eventos, pois existe uma promessa nesse sentido do então candidato a Governador Luiz Henrique da Silveira.
Está relacionada também esta que eu considero uma grande obra, que é a Barragem do Rio São Bento, que começou a ser construída ainda no Governo de Esperidião Amin em parceria com o Governo Federal. É necessário que se dê condições para que ela funcione com sua capacidade total e para tanto são necessários R$20 milhões, aproximadamente.
O Sr. Deputado Eduardo Cherem - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO VALMIR COMIN - Pois não!
O Sr. Deputado Eduardo Cherem - Parabenizo V.Exa. pela sua manifestação. Entendo que a atuação dos Parlamentares do Sul é exemplar, pois agem em conjunto em benefício da sua região. Além disso, também têm V.Exas. a sorte de contar com um vice-Governador engajado, atuante.
Gostaria de colaborar com a gente do Sul do Estado na questão da cirurgia cardíaca, pois não existe dinheiro novo e credenciam-se dois hospitais, fazendo com que não vá para frente esse tipo de cirurgia.
Então, sugiro aos Deputados do Sul que façam um apelo ao Ministério da Saúde no sentido de que libere recursos novos, para que os dois hospitais realmente possam continuar realizando esse tipo de atendimento, que eu sei que é muito bom.
O SR. DEPUTADO VALMIR COMIN - Agradeço a V.Exa. pela sua intervenção e incorporo-a ao meu pronunciamento.
Quero externar, mais uma vez, os nossos agradecimentos ao jornal Tribuna do Dia que, numa parceria com a Associação do Municípios da Região Carbonífera - Amrec -, elaborou este relatório que traça um diagnóstico preciso das potencialidades e das prioridades e necessidades que temos naquela região.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)