39ª Sessão Ordinária - 08/05/2002
O SR. DEPUTADO IVO KONELL - Sra. Presidenta e Srs. Deputados, estamos usando o espaço para falarmos da tribuna sobre o maravilhoso evento que vivenciamos na noite de ontem, no projeto Retratos de Santa Catarina, quando aqui esteve, e ainda está, representado o Município de Corupá, vizinho de Jaraguá do Sul, a 19 quilômetros.
É uma comunidade com aproximadamente 12 mil habitantes, que está vivendo um momento de grande desenvolvimento no setor industrial e agrícola.
Corupá é um grande produtor de bananas, cem mil toneladas foram colhidas no ano passado, e tem também uma agricultura bastante diversificada com outros produtos importantes.
O Município está sendo administrado, pela terceira vez consecutiva, por Prefeitos do nosso Partido, do PMDB. Desde os anos 90, o Prefeito de então iniciou um projeto de incentivo ao desenvolvimento industrial e hoje temos instaladas 58 indústrias, dos mais variados ramos de produção, que estão trazendo para aquela comunidade um desenvolvimento grandioso.
Na noite de ontem a apresentação do Município de Corupá foi um verdadeiro show, pois o que presenciamos foi realmente de emocionar a todos, quando se apresentou a banda municipal, que a Prefeitura mantém, apesar de ser um Município pequeno, com interpretações maravilhosas, além do grupo folclórico que se apresentou com grande galhardia, contando com a presença de toda a sociedade corupaense, como os empresários, os Vereadores, as entidades e a população.
De todos os Municípios que se apresentaram aqui, sem dúvida alguma Corupá foi um grande destaque. O coquetel que foi oferecido a todos os presentes foi algo inédito, porque a comunidade trouxe produtos típicos da região, que são os alimentos lá consumidos. Esse coquetel encantou a todos, muitas pessoas elogiaram essa forma de recepção, porque muitos produtos eram desconhecidos.
Por tudo que presenciamos, ontem, pela beleza que Corupá oferece em termos de natureza, podemos dizer que é um dos Municípios mais bonitos do Estado. Temos, em Corupá, um potencial turístico imenso, existe a famosa Rota das Cachoeiras, onde num único rio existem 14 cachoeiras e tantos outros recantos belíssimos, como o Seminário Sagrado Coração de Jesus.
Corupá, através dos seus representantes, das autoridades que estiveram aqui presentes, ontem, trouxe para Santa Catarina a demonstração de competência, de capacidade. Quando o Município está unido em torno das suas causas, a comunidade sintonizada com o Poder Público, colhemos resultados fantásticos.
No ano passado, numa sessão da Câmara Municipal de Vereadores, foi-me outorgado o título de Cidadão Honorário de Corupá, e ontem destaquei isso no meu pronunciamento, agradecendo a todos os Vereadores e à comunidade.
Temos por Corupá muita afinidade, é um Município que está muito próximo, convivendo constantemente com aquela comunidade.
Queremos deixar aqui os nossos agradecimentos, em nome da comunidade corupaense, ao Presidente da Casa, Deputado Onofre Santo Agostini, que foi de uma fidalguia muito grande, pois destacou o Município de uma forma acentuada, às autoridades e aos empresários, pelo que foi exposto, e ainda está, do nosso Município.
Este projeto Retratos de Santa Catarina realmente é um sucesso e dá oportunidade única para que os Municípios sejam conhecidos e divulgados em todo o Estado de Santa Catarina.
Quero cumprimentar, em especial, o Prefeito Luís Carlos Tamanini; o Presidente da Câmara de Vereadores, Hermann Suesenbach; a Secretária Jose, que ainda está atendendo as pessoas que procuram a exposição no hall de entrada; e toda a comunidade de Corupá pelo verdadeiro show que deram, ontem, nesta Casa.
Ficamos orgulhosos por sermos representantes de uma comunidade que tem tanta competência, demonstrando que tudo é possível quando há união e interesses comuns, o que faz produzirmos muito mais.
Parabéns, Corupá, pois o show foi de vocês, na noite de ontem!
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)