23ª Sessão Ordinária - 09/04/2002
O SR. DEPUTADO FRANCISCO DE ASSIS - Sr. Presidente e Srs. Deputados, funcionários desta Casa, hoje no horário do PT, justamente depois de assistir na noite de ontem o programa do nosso Partido, estou aqui para falar do PT.
A primeira pessoa que conversei hoje pela manhã foi com o Sr. Irineu, que mora na Rua Santos Saraiva, dono do prédio onde pago pensão. E ele disse: “Deputado, meus parabéns pelo belíssimo programa que eu pude assistir ontem na TV”.
E disse ao Sr. Irineu que o que ele assistiu e que os catarinenses e os brasileiros assistiram é fruto de um trabalho de 22 anos de história do nosso Partido. E que agora maduro, preparado, podemos concluir que está pronto para governar os Municípios catarinenses e brasileiros e governar o Estado de Santa Catarina.
Esta é a conclusão que nós tiramos e que as pessoas que assistiram tiraram. De fato o PT está pronto.
Mas estive, Sr. Presidente, na sexta-feira passada, no Município de Chapecó, acompanhando e participando das atividades de despedida do Prefeito José Fritsch da Prefeitura de Chapecó.
À tarde, na frente da Prefeitura, assinando a carta de renúncia, e à noite, no salão de festa junto aos fundos da Catedral de Chapecó, reuniram-se milhares de pessoas que foram homenagear José Fritsch. E durante as homenagens, Deputado Sandro Tarzan, quem é de Chapecó sabe do que estou falando, o povo chapecoense, a população de Chapecó, estava presente em massa.
Não foram muitas pessoas de fora de Chapecó, mas maciçamente as pessoas, homens, mulheres, jovens e crianças, idosos compareceram na festa para homenagear o seu Prefeito, ou o Prefeito que governou aquele Município durante cinco anos, três meses e cinco dias. E foram muitas as homenagens. Entre elas, ou uma que mais emocionou as pessoas que estavam lá, foi a homenagem dos moradores de uma vila criada pela administração popular, fruto do orçamento participativo que, com certeza, foi a maior marca da administração do PT de Chapecó.
Fruto deste debate a administração tirou das ruas o lixão de Chapecó, as famílias que moravam e viviam do lixão daquela cidade. A administração construiu as casas populares, que tive oportunidade de conhecer, e esses moradores prestaram uma singela homenagem a José Fritsch, hoje ex-Prefeito de Chapecó e nosso pré-candidato ao Governo do Estado de Santa Catarina.
Na área da saúde o Município já foi premiado inclusive com prêmios internacionais, assim como na área da educação. Todos os setores, a assistência social, a agricultura, a educação de jovens e adultos, todos, estiveram presentes homenageando o Prefeito José Fritsch, em reconhecimento ao belo e excelente trabalho que o Partido desenvolveu e continua desenvolvendo, até porque a Prefeitura continua com o Partido dos Trabalhadores, com o vice-Prefeito Pedro Uczai, nosso amigo e colega Deputado desta Casa, que continuará dando a Chapecó o mesmo ritmo e o mesmo desenvolvimento que o Deputado José Fritsch vinha realizando.
Então, fazemos parte de um Partido que tem como princípio, como visão de futuro, melhorar a vida e a qualidade de vida das pessoas. Este Partido, que nas suas administrações busca isso, está agora cada vez mais preparado para mostrar e para dar aos catarinenses também esta oportunidade de termos no nosso Estado a mesma experiência, a mesma expectativa que tiveram vários catarinenses dos Municípios onde nós governamos, de ter uma sociedade mais justa, mais igualitária e mais democrática, porque o princípio de tudo é fazer com que a democracia participativa, onde todas as pessoas de um determinado segmento, ou de um Estado ou de um Município, possam também contribuir e decidir onde o Estado ou o Município devem aplicar os recursos que arrecadam.
É assim, foi assim e está sendo assim que o PT governa os 13 Municípios de Santa Catarina, e Chapecó foi um exemplo disso.
Todos os anos, desde que assumimos, as audiências públicas do Orçamento Participativo eram lotadas. As pessoas das comunidades, dos bairros, participando e decidindo onde o Prefeito José Fritsch iria aplicar os recursos arrecadados com os impostos municipais.
Isso, sem sombra de dúvidas, é um orgulho e uma marca do PT. Marca esta que começou ou pelo menos deu ampla divulgação no Município de Porto Alegre, capital gaúcha, mas que se espalhou pelo Brasil inteiro e hoje é o principal carro chefe da nossa campanha.
E ontem, no programa de televisão, bonito, alegre, foi possível mostrar para a sociedade catarinense um pouquinho do que o PT está fazendo. Orgulho-me muito de ser um Deputado deste Partido. Orgulho-me muito de estar num Partido decente, com ética, que defende os trabalhadores, que defende uma vida digna para as pessoas. Orgulho-me muito de fazer parte desta Bancada composta pelos Deputados Francisco de Assis, Ideli Salvatti, Volnei Morastoni, José Paulo Serafim e Afrânio Boppré.
Ser Deputado do PT é uma responsabilidade ainda maior, porque a população nos cobra muito mais pela forma como somos eleito.
Tenho certeza de que nosso Partido está no caminho certo. Está preparado e pronto para governar este Estado e dizer aos Deputados que José Fritsch vai ser o grande diferencial quando começar as eleições, Deputado Ivo Konell. Vai ser aquilo que Santa Catarina está esperando. Uma pessoa humilde, decente, que fez da democracia representativa que tinha o poder e transformou Chapecó numa democracia participativa, onde todos os chapecoenses puderam opinar durante os cincos anos de seu Governo dizendo ao Prefeito, aos Secretários o que precisava ser feito em Chapecó.
Esta marca, com certeza, o PT está preparado para implantar no Estado de Santa Catarina. Por isso o nosso orgulho e a nossa satisfação de assistirmos o programa ontem e hoje e ouvirmos nas ruas como foi bom o programa. Que belíssimo programa, que belíssima intervenção do Lula! Como vocês estão preparados para governar o nosso Estado e a nossa Nação! É isso que esperamos. E teremos muito mais a apresentar à sociedade catarinense e brasileira durante o programa.
As pessoas que foram na festa não foram pagas para ir. Não teve ônibus pago pelas Prefeituras. As pessoas foram de livre e espontânea vontade participar de uma festa em homenagem a um grande homem, ao Sr. José Fritsch, ex-Prefeito de Chapecó, mas com certeza o futuro Governador deste Estado.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)