2ª Sessão Ordinária - 03/02/2022
DEPUTADO PADRE PEDRO BALDISSERA (Orador) - Dirige sua fala à retomada do ano legislativo, lembrando que já o fez nas Lideranças, expressando sua gratidão, em nome da bancada do partido, aos serviços prestados pelo senhor Deputado Mauro de Nadal, o qual deixa a Presidência da Casa.
Marcando a trajetória do ano que passou de forma transparente e democrática, trazendo à memória a sessão de quarta-feira, onde foi realizada a eleição do novo Presidente do Parlamento, parabeniza o senhor Deputado Moacir Sopelsa, e lembra que foram construídos acordos e firmados vários comprometimentos das diferentes bancadas que compõem esta instituição.
Fala do privilégio em ter o senhor Deputado Maurício Eskudlark como Vice-Presidente da Assembleia Legislativa, expressando a sua convicção de que todos terão um ano promissor à frente, e com toda segurança, resultados otimistas em 2022.
Faz uma rápida reflexão sobre o momento vivido, de maneira especial a região sul do País, envolvendo o Estado de Santa Catarina, o oeste e o extremo oeste, juntamente com o Paraná, Rio Grande do Sul e parte do Mato Grosso, passando momentos delicados.
Discorre sobre o movimento econômico dos municípios e o seu reflexo junto à Federação, chegando a quase 50% na área da agricultura. Diz não ter dúvidas que este envolvimento mantém viva a atividade e as finanças dos municípios em alta.
Comenta que nos últimos dias tem feito alguns questionamentos sobre quais são, efetivamente, as políticas voltadas para este setor, seja no nível de Federação ou Estado. Pois quando se pensa em emendas parlamentares, todos centralizam recursos para ações do centro sul do País, deixando claro que estes recursos são canalizados para a zona urbana.
Olhando para a agricultura, por outro lado, afirma que os recursos são escassos, desvalorizando o homem do campo. Questiona como o jovem permanecerá na agricultura se não se tem esperança ou sonho, e descreve o abismo entre a realidade e como deveria ser.
Por último, discorre sobre a questão da estiagem, pois famílias estão vendendo seus animais para gerar renda e continuar nas atividades agrícolas, e apela que se repense um novo modelo de agricultura e os recursos cheguem até os agricultores.
Pede que se pense, e se pense longe, se todos desejam sair dessa situação e cooperar com a agricultura do sul do País.