70ª Sessão Ordinária - 17/09/2003
O SR. DEPUTADO EDUARDO CHEREM - Srs. Deputados, Sra. Deputada, é com muita satisfação e alegria que nós estamos vendo que estão sendo realizadas algumas ações do Governo do Estado relacionadas à área do Turismo, à área da Segurança e à área da Saúde. São ações e trabalhos que estão sendo feitos a médio prazo que, com certeza, trarão muita alegria.
Como tenho acompanhado o trabalho do Secretário Gilmar Knaesel frente à Pasta da Secretaria de Organização do Lazer, posso, com certeza, testemunhar aos Srs. Deputados que está sendo desenvolvido um bom trabalho naquela Secretaria.
O Deputado, junto com a sua equipe, está fazendo agora os portais que são muito importantes para a captação de turistas ao nosso Estado.
Nós temos o portal eletrônico, que todo mundo sabe o que é, não é preciso descrever; o portal de informação, que é aquele portal que está em terra para aquele turista que está em viagem, que está a caminho do nosso Estado, que se está deslocando aqui por dentro e muitas vezes fica perdido atrás de uma informação importante.
Está sendo criado também o portal do descanso, que foi colocado inclusive pelo Governador, e ele quer fazer um na região de São Miguel d’Oeste, que é um portal onde o turista que chega cansado de uma viagem vai lá para descansar, tomar um banho, trocar de roupa, junto com a sua família; é aquele turista que vem de carro ou de ônibus. E quem viaja sabe da importância de muitas pessoas que têm as suas economias reduzidas, que não podem se dar ao luxo de irem para um hotel. Então, esse turista vai ter a opção desse portal, para que possa realmente dar uma ajeitada e possa seguir o seu caminho.
Vamos ter também o portal móvel, que é um outro portal criado pela Secretaria do Lazer, que é quiosque que ficará em um local com grande concentração de pessoas, onde vão estar as informações necessárias para o turista que está em trânsito ou para o turista que está em alguma cidade.
Também está sendo criado o Fitur, que é o Fundo Estadual de Incentivo ao Turismo, que com certeza vai criar condições financeiras para poder gerenciar melhor os recursos do Estado para aquela Secretaria.
Outra coisa também que é de extrema importância para nós que logo estaremos comemorando a data de aniversário do idoso é o cartão da melhor idade, cartão esse que hoje existe em vários países do mundo.
Esse cartão está sendo implantado talvez de maneira pioneira no Brasil, em Santa Catarina, pela Secretaria de Organização do Lazer. Com certeza, esse cartão fará com que o idoso consiga se deslocar com mais facilidade pelas vantagens e pelo desconto que terá com esse cartão nas atividades culturais, esportivas, em hotéis, em restaurantes, etc.
Então, gostaria de trazer o testemunho do trabalho da equipe da Secretaria de Organização e Lazer, que é o do Secretário que já foi colega nossa nesta Casa, que é o Gilmar Knaesel.
Quero dizer também aos Srs. Deputados que já ocuparam a tribuna desta Casa várias vezes da que estamos preocupados com os gastos da saúde pública, pois muitas vezes falta remédio, falta material de higiene e material de limpeza. E estou vendo aqui o esforço do Secretário da Saúde Agustini Coruja e de toda a sua equipe para tentar normalizar a situação em que encontrou a referida Secretaria, pois todo mundo sabe que não foi uma dívida pequena, muito pelo contrário, foi uma dívida muito grande que ele recebeu.
E gostaria de passar aos Srs. Deputados que o gasto mensal com as diárias da Secretaria da Saúde diminuiu 37% em relação ao passado.
Isso está dando uma economia, em média, de R$1 milhão para os cofres da Secretaria da Saúde nestes primeiros seis meses, o que demonstra a vontade do nosso Secretário de colocar, realmente, a casa em ordem, como também diminuiu em 44% os gastos com combustível. Com certeza são medidas tomadas que fazem com que sobre realmente dinheiro para a saúde pública.
Ao mesmo tempo em que o Secretário enxuga a máquina de um lado é investido em outro, que é fazer com que os pacientes catarinenses tenham tratamento em outros Estados. Aí, sim, estamos aumentando gastos!
Sabemos das dificuldades de se conseguir um tratamento melhor aqui no Estado e por isso o deslocamento para os Estados vizinhos. Os recursos economizados com combustíveis e diárias estão sendo aplicados em outros para a saúde.
Solidarizo-me com o Secretário Coruja e sua equipe da Secretaria da Saúde pelo esforço que estão fazendo no sentido de sanear as finanças da Secretaria, sem esquecer os investimentos tão importantes para os tratamentos feitos fora do Estado.
Srs. Deputados, voltarei a falar sobre esse tema em outra oportunidade.
Na quarta-feira passada eu falei sobre a segurança pública e hoje volto a falar.
Num ato de muita frieza e de capacidade técnica, 47 pessoas que faziam parte de uma quadrilha, envolvendo seqüestro e extorsão, foram presas.
O que mais me preocupa, Deputado Genésio Goulart, é que após essa ação espetacular da Polícia, ela tende a cair no esquecimento.
Quando um policial comete algum erro é execrado pela opinião pública, mas quando ele pratica um ato de heroísmo, com capacidade técnica, o Estado e este Poder são nulos nesse aspecto, esquecem de homenagear esse verdadeiro herói da segurança pública.
Quem são os heróis das Polícias Militar, Civil e dos Corpos de Bombeiros? Não cultuamos a memória nesse sentido. Hoje, nós somos absorvidos pelo cinema, de modo geral americano, pelos enlatados, e esquecemos o nosso herói do dia a dia.
Deputado Genésio Goulart, V.Exa. que é do Sul, quem vai se lembrar do policial assassinado cumprindo o seu trabalho em Criciúma há 20 dias? Era um policial que estava exercendo o seu dever e foi assassinato. Será que o estabelecimento bancário que estava defendo vai se lembrar dele, do seu ato de heroísmo, de bravura? Será que alguém vai olhar pela sua família?
Penso que esta Casa precisa se manifestar a respeito, talvez criando algum tipo de homenagem ou de promoção para que esses verdadeiros heróis anônimos - os nossos policiais civis e militares - não sejam esquecidos.
Li na coluna do jornalista Moacir Pereira, na segunda-feira, de que em qualquer outro país se concederia homenagem por ato de bravura ou se daria oportunidade de ascender ao posto que ocupa por uma operação tão maravilhosa como essa da Secretaria da Segurança Pública.
Trarei novamente esse assunto para o debate nesta Casa, e proponho que se crie uma data para homenagear os nossos heróis, que no dia a dia estão expostos à violência física, colocando sua própria segurança em jogo.
Foi falado aqui que amanhã o Deputado Herneus de Nadal traria uma proposta à questão salarial. O Colega é um homem de palavra, sério, e com certeza amanhã fará essa reunião com os Líderes para falar a respeito disso.
Agora, em momento algum, Deputado Manoel Mota, o Deputado Herneus de Nadal disse que iria mexer no índice da reposição salarial. S.Exa. disse que tentaria conseguir o voto de todos, o que é a nossa vontade.
Amanhã, com certeza, o Deputado Herneus de Nadal estará reunido com as Lideranças para colocar uma posição final do Governo, não tenho dúvidas com relação a isso.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)