38ª Sessão Ordinária - 22/05/2003
O SR. DEPUTADO ROGÉRIO MENDONÇA - Sr. Presidente e Srs. Deputados, primeiramente, gostaria de fazer referência à visita que o Sr. Ministro do Desenvolvimento Agrário Miguel Rossetto, que, juntamente com o Governador em exercício Eduardo Pinho Moreira, estarão fazendo ao Alto Vale do Itajaí, mais precisamente à cidade de Rio do Sul, nesse sábado, quando serão assinados diversos convênios. Um deles no valor de R$240 mil com os Municípios de Ituporanga, Vidal Ramos e Aurora, relacionados a projetos na área da agroecologia e, da mesma forma, com os Municípios de Bom Retiro, Bocaina do Sul, Rio Rufino, Bom Jardim.
São projetos de apoio à produção de vime, ou seja, é um consórcio de produtores que está sendo feito nesses Municípios, e outros convênios com o Governador em exercício Eduardo Pinho Moreira nas áreas da educação, agricultura e social com Municípios e entidades da região do Alto Vale do Itajaí.
Hoje, vou imitar um pouco o Deputado Lício Silveira, que muitas vezes vem aqui com recortes de jornais. Penso que é importante porque a imprensa repercute aquilo que está acontecendo na nossa sociedade.
Bem rapidamente, antes, gostaria de falar um pouco sobre o que disse o Deputado João Rodrigues, do PFL.
Muitas vezes simplesmente fazemos críticas ou usamos da crítica para fazer demagogia para que as pessoas nos ouçam e pensem que somos grandes paladinos da justiça, que estamos levantando grandes problemas. Só que não apresentamos soluções para os problemas.
É muito fácil, por exemplo, o Deputado João Rodrigues, vir aqui simplesmente dizer que faltam esparadrapos e comprimidos nos hospitais! Sabemos que tudo isso é uma inverdade. O Estado é responsável pelo atendimento de alta complexidade, Deputado Paulo Eccel; os Municípios pelo atendimento de pequenas complexidades. E sabemos também que o Deputado Federal Fernando Agustini tem feito um grande esforço para melhorar o atendimento da saúde neste Estado.
Os problemas que temos na saúde são muito graves! É evidente que temos problemas na área hospitalar; problemas financeiros, problemas de toda a ordem, porque este Deputado, mesmo sendo governista, em reuniões com o Secretário Fernando Agustini, tem levantado situações que quer ver corrigidas!
A Oposição deve fazer esse papel, Deputado Lício Silveira! Lembro, quando fui Prefeito, que consegui fazer alguma mudança de rumo na minha administração graças às criticas colocadas, que me faziam refletir sobre o que estava fazendo como administrador, e mudava, muitas vezes, o rumo.
Quando fui Deputado, por quatro anos, da Oposição, agi da mesma forma! Usei muitas vezes a tribuna para levantar problemas do Governo do Estado, e ficava feliz ao ver que muitas vezes aquelas criticas eram usadas pelo Governo naquela direção!
Esse é o papel da Oposição e esse é o papel que muito dos senhores têm tomado e ajudado no rumo do Governo. Agora, fazer demagogia, conversa barata, que falta esparadrapo, falar do Lula, é um absurdo! O Presidente está apenas há seis meses no comando! Há problemas que se avolumam há tantos anos, como disse Sua Excelência, e que temos juntos responsabilidade, o próprio PFL, o PP, o PMDB... Todos os Partidos têm responsabilidade!
Aposto neste Governo! Acredito nele e tenho certeza de que em pouco teremos um País diferente, um País que todos nós sonhamos. Continuo confiando e acreditando no Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Quero ler uma nota que saiu na coluna do jornalista Cláudio Prisco Paraíso, que achei muito interessante, em relação à Udesc, para que todos os Deputados tenham conhecimento e aqueles que nos assistem pela TVAL.
(Passa a ler)
"Diretor do Centro de Ciências Agroveterinárias de Lages, o Professor Paulo Cassol, escreve para a coluna posicionando-se claramente sobre o impasse envolvendo a Udesc. Além de defender a intervenção e disparar na direção do ex-Reitor Raimundo Zumblick, também deixa claro que não alimenta vinculação político-partidária de qualquer espécie.
‘Acerca da crise da Udesc é importante registrar-se que é amplamente plural a posição daqueles que apostam na necessidade de mudanças no modelo de gestão em vigor, abrangendo simpatizantes de todos os Partidos. Quanto à nomeação de Reitor pro tempore pelo Governador, considero que a crise de legalidade e política que corrói a instituição levou à necessidade de tal medida. A iniciativa certamente decorreu da intransigência e das atitudes de pessoas com projeto de continuísmo no poder, que extrapolaram os limites do razoável e do respeito à democracia.
Isso levou à falta de aceitação da comunidade universitária para com a manutenção por tempo indeterminado, do professor José Carlos Cechinel como reitor pro tempore, pois, por comprometimento ou falta de força política, não constituiu uma equipe própria e manteve intacta a estrutura de poder do reitor anterior (Zumblick). Esse foi nomeado para o cargo de coordenador de integração universitária, tendo instalado sala ampla e movimentada junto ao gabinete, incluindo-se assessoria permanente de marketing político. E exercendo influência administrativa incompatível com sua condição de candidato.
Obviamente que essa influência foi descarregada contra os opositores de sua candidatura, mobilizando-se integrantes da estrutura administrativa para práticas deploráveis de combate permanente no estilo ‘adversários são inimigos’, estratégia que considero incompatível com o ambiente universitário. Quanto à escolha do Professor Diomário Queiroz, vejo como indicativo da sabedoria do governador Luiz Henrique da Silveira, pois se trata de personalidade do meio acadêmico com as melhores condições para conduzir o processo de transição e promover eleições livres na Udesc."
Deputado Paulo Eccel, eu acredito que esse depoimento do Professor Paulo Cassol, Diretor do Centro de Ciências Agroveterinárias de Lages, reflete muito a realidade da Udesc.
Hoje mesmo li nos jornais a respeito do Professor Diomário Queiroz. Quando perguntavam se ele tinha interesse de ser candidato após os seis meses de pro tempore, disse que não, que o interesse dele era fazer com que uma instituição de tanta importância para a sociedade catarinense, uma universidade que todos nós prezamos, pudesse entrar no rumo, e através dos seus professores, dos seus alunos e dos seus funcionários escolher democraticamente o reitor para conduzir os rumos da instituição.
Este Deputado estava refletindo se uma decisão do Governador de destituir esse pro tempore e colocar outro não é uma atitude antidemocrática. Conhecendo, como já disse, o Governador Luiz Henrique da Silveira, ouvindo as pessoas em muitos depoimentos que temos acompanhado, cada vez mais chegamos à conclusão que a atitude do nosso Governador foi acertada.
Com certeza o Professor Diomário, em conjunto com a universidade, os professores, os alunos e aqueles que querem uma universidade catarinense que possa atender a toda a sociedade, uma universidade que é exemplo em todo o Brasil, haverão de colocá-la no caminho certo.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)