Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputada Ana Paula Lima

88ª Sessão Ordinária - 11/11/2003

A SRA. DEPUTADA ANA PAULA LIMA - Sr. Presidente e Srs. Deputados, é com imenso prazer que registro, nesta Casa, a visita do Presidente da Associação de Moradores da Velha Pequena, de Blumenau, Sr. Arnaldo Schmidt, e também da Associação Blumenauense de Deficientes Físicos, na pessoa dos Srs. Dejair Antônio Gonçalves, Gabriel, Delamar e de três escolas da cidade de Blumenau: a Escola Padre José Maurício, a Escola Francisco Lanser e também a Escola Friedriech Carl Kimmelmeir, de Itoupava Central.

(Passa a ler)

"Antes de iniciarmos o nosso pronunciamento de hoje, neste Plenário, gostaríamos de fazer um importante registro. O artista plástico Pedro Dantas, radicado há muitos anos em Blumenau, abriu, na noite de ontem, a exposição de suas obras, no hall da Assembléia Legislativa.

São belíssimas esculturas em bronze, nas quais o artista Pedro Dantas, que em outra fase de sua carreira destacou-se como bailarino internacional, traduz todo seu talento e sensibilidade.

Portanto, enviamos o nosso abraço ao querido artista e fazemos um convite a todos para que prestigiem a exposição que, sem dúvida, é uma das mais importantes sediadas na Assembléia Legislativa.

Sr. Presidente, estamos aqui hoje também com a especial missão de homenagear Blumenau e os blumenauenses que no último final de semana conquistaram o título de campeão geral dos Jogos Abertos com um troféu bonito, troféu esse intitulado Murilo Barreto de Azevedo.

Os Jogos Abertos, apenas para relembrar, foram criados em 1960 pelo brusquense Arthur Schloesser. E desta iniciativa é que se revelaram para o Brasil atletas catarinenses do porte da Ana Moser, da cidade de Blumenau, de Fernando Sherer, da cidade de Joinville, do nosso Guga, que tanto nos alegra, e tantos outros atletas.

E este ano fez despontar jovens como também o joinvilense Eduardo Fischer, na natação, que bateu o recorde panamericano e que estará nas Olimpíadas de Atenas.

Se o sonhador Arthur Schloesser, que acreditava no esporte como forma de valorizar novas gerações, pudesse ter estado em Blumenau nesta edição, certamente se orgulharia da grande festa que lá ocorreu. Primeiro porque o Jogos Abertos de Santa Catarina bateram o recorde histórico de 101 delegações participantes, totalizando cerca de 7 mil atletas e mais de 10.000 pessoas. E também porque foi reconhecida como uma das edições mais bem organizadas dos 43 anos da promoção.

Nesse clima de satisfação coletiva, no qual Blumenau comemorou, merecidamente, o seu 35º título de campeã geral, a cidade participou de todas as modalidades com uma delegação de 502 atletas.

Na campanha, Blumenau conquistou 31 troféus e 139 medalhas, e isso depois de dois anos em que se quebrou sua hegemonia, perdendo o posto de primeira colocada.

Nesses dois anos, refletimos sobre a questão dos Jogos Abertos. Nesses dois anos, investimos na Prata da Casa. Nesses dois anos e nesse último ano também, não contratamos nenhum atleta de fora.

Esse resultado para Blumenau representa um acerto da opção feita pelo investimento nos atletas, chamados de Pratas da Casa. Não foram feitos contratos com talentos de outras cidades ou Estados. Pelo contrário, o Município preferiu resgatar o espírito original dos Jogos Abertos e apostar num programa que incentiva a prática de esporte em todos os bairros de Blumenau.

Assim, a pontuação final de 307 pontos, que rendeu a Blumenau a honra de, mais uma vez, ganhar a competição, foi também a prova de que foram colhidos os frutos da política comunitária implantada.

Daí o reconhecimento de que a cidade é, definitivamente, um celeiro de jovens potenciais para o esporte, de que o trabalho desenvolvido pela cidade é sério e mantém a juventude longe da ameaça das drogas e de que proporciona uma grande alegria, pois alcançou uma posição vitoriosa.

Por isso, faço questão de registrar aqui os meus sinceros parabéns aos atletas, aos técnicos e aos profissionais de Blumenau envolvidos na realização dos Jogos Abertos de Santa Catarina e, em especial, ao Presidente da Fundação Municipal de Esportes, Sr. Marcelo Cavichiolo, que foi um grande anfitrião na nossa cidade.

Também quero dar ou meus parabéns aos Municípios participantes, pelo sadio clima de cordialidade estabelecida, e, em especial, às demais cidades classificadas na pontuação: a Florianópolis, a nossa Capital do Estado, que ficou em segundo lugar, com 253 pontos; a Joinville, que ficou em terceiro lugar, com 153 pontos; a Itajaí, que ficou em quarto lugar, com 152 pontos; a Jaraguá do Sul, terra do nosso querido Deputado Dionei Walter da Silva, que ficou em quinto lugar, com 55 pontos.

Aproveito também, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, para lançar um desafio para esta Casa: a aprovação de um projeto que pretendemos apresentar para a criação do bolsa-esporte.

Se Santa Catarina é um celeiro de exportação de grandes atletas para o Brasil, nós podemos incentivar muito mais dando oportunidades para crianças e adolescentes que queiram ser grandes desportistas.

É uma simples lei, mas que vai contemplar uma necessidade antiga dos nossos atletas que, para desenvolverem suas capacidades, precisam do apoio governamental para prosseguirem em suas carreiras."

O Sr. Deputado Paulo Eccel - V.Exa. nos concede um aparte?

A SRA. DEPUTADA ANA PAULA LIMA - Pois não!

O Sr. Deputado Paulo Eccel - Deputada, já tive a oportunidade, na semana passada, de me manifestar a respeito da excelente organização dos Jogos Abertos de Santa Catarina na cidade de Blumenau.

Quero aproveitar este momento para parabenizar o Município de Blumenau pela conquista do primeiro lugar em mais um JASC. O Município de Blumenau participou de todas as modalidades e isso mostra o empenho do poder público, especialmente do Governo Municipal, logicamente com o apoio da iniciativa privada, para essa magnífica conquista.

Leve as nossas homenagens ao povo de Blumenau. E só lamento que na lista que V.Exa. apresentou não conste o meu Município, Brusque, que, infelizmente, participou dessa etapa dos Jogos Abertos e teve a sua pior campanha da história. E isso também serve para os homens públicos que administram aquele Município fazerem a revisão das suas práticas.

A SRA. DEPUTADA ANA PAULA LIMA - Foi lá que começou, Deputado Paulo Eccel, um grande sonhador.

O Sr. Deputado João Paulo Kleinübing - V.Exa. nos concede um aparte?

A SRA. DEPUTADA ANA PAULA LIMA - Pois não!

O Sr. Deputado João Paulo Kleinübing - Quero também prestar a minha homenagem a todos os atletas que participaram desses Jogos Abertos, especialmente os do Município de Blumenau, que acabaram ganhando o troféu de Campeão Geral dos Jogos Abertos, depois recuperando a vitória, a hegemonia de Blumenau, nessa que é a maior competição esportiva do Estado de Santa Catarina.

A cidade está de parabéns, assim como os seus atletas e tudo aquilo que o esporte representa para o Município.

O Sr. Deputado Dionei Walter da Silva - V.Exa. nos concede um aparte?

A SRA. DEPUTADA ANA PAULA LIMA - Pois não!

O Sr. Deputado Dionei Walter da Silva - Gostaria, em seu nome, de cumprimentar o Prefeito da cidade de Blumenau pela organização e, especialmente, os atletas que se consagraram campeões dos Jogos Abertos.

A SRA. DEPUTADA ANA PAULA LIMA - Quero erguer este troféu para homenagear todos os atletas catarinenses, especialmente os da cidade de Blumenau, por ser Campeã Geral.

Gostaria de pedir o incentivo do Governo Estadual e de todos os Governos Municipais para que valorizem o esporte de alto rendimento no Estado de Santa Catarina.

Muito obrigada!

(SEM REVISÃO DA ORADORA)