Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Sérgio Godinho

4ª Sessão Ordinária - 23/02/2005

O SR. DEPUTADO SÉRGIO GODINHO - Sr. Presidente, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, eu quero registrar a presença, nesta Casa, do Prefeito e do vice-Prefeito de Porto Belo, do PTB, do vice-Prefeito de São João Batista, Dr. Gilberto, do PTB, como também a presença do Secretário da Saúde de São João Batista.

Sr. Presidente, Deputado Antônio Carlos Vieira, ontem à noite fizemos uma confraternização com o Deputado Narciso Parisotto, com os Vereadores de São José, de Santo Amaro da Imperatriz e da Capital, oferecendo uma macarronada feita por mim (farei brevemente para todos os Deputados), para que pudéssemos fazer uma reunião do Partido Trabalhista Brasileiro.

Estiveram presentes nessa confraternização o Presidente do Partido, o nosso grande amigo Michel Curi, membro do PTB, os Vereadores de Florianópolis Juarez Silveira e Jair Mioto, o Vereador de Palhoça Ademir Farias, o ex-Prefeito de Santo Amaro Nelsinho, o Vereador daquele Município Francisco Martendal, o Secretário Municipal de São José Carlos Eelias, e também o João do Ovo e a D. Maria da Graça.

Então, foi um jantar onde o PTB se reuniu para começar uma união, Deputado João Henrique Blasi, com as lideranças da Capital. E, num segundo momento, faremos uma reunião, na Capital, com todos os petebistas que têm mandato, fazendo assim uma união muito grande com a família PTB, pois queremos que o nosso Partido continue crescendo cada vez mais e continue contribuindo com o Estado de Santa Catarina e com todos os Municípios onde há diretórios municipais.

Mas eu assomo à tribuna, neste curto espaço de tempo, para fazer uma colocação, Deputado João Henrique Blasi, nosso grande Líder do Governo nesta Casa. No mandato passado, nós apoiamos o ex-Governador Esperidião Amin, por quem temos um carinho especial. Mas temos também a satisfação de estar apoiando o Governo atual de Luiz Henrique da Silveira, para o qual queremos dar uma contribuição, contrapondo-nos às palavras do Deputado Joares Ponticelli, que disse que as escolas de Santa Catarina não têm recebido apoio do Governador.

As escolas estaduais, no Município de Lages e de toda a Região Serrana, eram uma verdadeira vergonha, Deputado João Henrique Blasi. Havia uma escola, por exemplo, de 500 alunos, que só tinha um banheiro. Uma senhora ficava na porta, pelo lado de fora, e ora deixava entrar menina e ora deixava entrar menino. Era uma vergonha!Então, as escolas estaduais da minha região eram uma vergonha. Agora, no curto espaço de tempo de dois anos, já foram feitas vinte e poucas reformas em colégios estaduais.

Nós não tivemos, com todo respeito ao Governador Esperidião Amin, uma obra na área da educação, na região de Lages. Nenhum colégio foi reformado; eles estavam totalmente abandonados. E eu sou testemunha ocular do descaso do Governo passado com as escolas estaduais da nossa região. E hoje, em dois anos de Governo, nós encontramos quase todas as escolas reformadas, escolas modernas, bonitas, nas quais os alunos têm a honra de dizer que lá estudam.

O Deputado Romildo Titon deve ter visto isso também na sua região, ou seja, a modernização, a reforma das escolas. E nós, Parlamentares, que estamos apoiando o Governador Luiz Henrique da Silveira, também estamos apoiando isso. Eu fui atendido quando solicitei reforma em cinco escolas da Região Serrana e tive a oportunidade, juntamente com o Governador, de participar da inauguração de escolas que foram reformadas em São Lourenço do Oeste, em Quilombo e em diversos lugares do Estado.

Deputado Joares Ponticelli, queria apenas dizer a V.Exa. que neste Governo que nós estamos apoiando as coisas para a educação estão acontecendo, as escolas estão sendo reformadas e V.Exa. pode verificar isso. Pode haver ainda alguns problemas, e eu os tenho criticado. Mas os problemas eram bem maiores, as escolas estavam abandonadas. Era uma vergonha o estado de conservação e de cuidado das escolas estaduais. E isso nós conseguimos mostrar.

E eu proponho trazer a esta Casa, Deputado Antônio Carlos Vieira, da próxima vez que me pronunciar, imagens que vão mostrar como estava a escola estadual, em 2002, e como se encontra, agora, neste mandato. Mostrarei o que está sendo feito. Prometo e vou cumprir esta promessa, porque, Deputado Antônio Ceron...

(Discurso interrompido por término do horário regimental.)

(SEM REVISÃO DO ORADOR)