Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Nelson Goetten

33ª Sessão Ordinária - 13/05/2003

O SR. DEPUTADO NELSON GOETTEN - Sr. Presidente e Srs. Deputados, vou ocupar apenas cinco minutos do tempo do meu Partido.

Trago uma preocupação que quero levar também ao Líder do Governo nesta Casa, Deputado Herneus de Nadal. E também gostaria de que a Deputada Ana Paula Lima tome conhecimento desse assunto e use da sua influência junto ao Governo do Estado para solucionar um problema que preocupa não só a minha região do Alto Vale do Itajaí, mas também a do Vale do Itajaí, que é com relação ao abandono das nossas barragens.

Deputado Genésio Goulart, as nossas barragens estão há quatros meses abandonadas. E isso preocupa-me muito, porque nessa farra dos cargos - e não faltam cargos, e sim pessoas para preenchê-los -, ninguém se interessou em arrumar um cargo para alguém atender na barragem; pelo menos para ocupar a casa, abrir e fechar o portão ou para proteger aquele empreendimento. Se não fosse para manter e cuidar, que pelo menos estivesse lá protegendo aquele patrimônio.

Mas queremos dizer que estamos há quatro meses... E vejam que o tempo pode mudar de uma hora para outra, pois não avisa quando vem uma tempestade ou uma intempérie. E essas barragens não podem continuar assim!

Então, como tem tantos cargos aí, como está-se nomeando tanta gente, no mínimo tinha que se ter essa preocupação de nomear alguém para cuidar das barragens. Mas parece-me que lá não é cargo de confiança; parece-me que lá a remuneração é pouca e não tem ninguém interessado. Provavelmente é isso.

Agora quero lhe contar uma coisa, Deputado Reno Caramori: temos três barragens no Alto Vale do Itajaí e V.Exa. precisava conhecê-las para saber do bom atendimento que tinham. Era um ambiente bem cuidado, com casas novas e bem protegidas, com um pátio limpo, enfim, as barragens tinham uma boa manutenção, com todas as portas dos seus hidráulicos perfeitamente funcionando. E agora elas já estão há quatro meses abandonadas.

Esse contrato tem de ser refeito, não podemos deixar isso assim, porque depois a recuperação sempre é muito cara.

Então, pedimos ao Líder do Governo que tome essa providência e que fale com o Governador e com o Secretário da Infra-estrutura, para que se busque uma solução para esse problema, porque não podemos admitir o abandono e o descaso.

O portão está aberto, Deputado Reno Caramori, e estão quebrando as lâmpadas e as vidraças das janelas de uma casa nova e bonita, mas que está mal cuidada!

Lá em Ituporanga as tranqueiras estão tomando conta das portas da barragem. Então, isso é muito preocupante!

Nós vínhamos mantendo-as e cuidando bem delas, e agora estão abandonadas! Por isso, estamos aqui chamando a atenção para um problema que nos preocupa, porque não vimos, nesse grande número de cargos nomeados, ninguém para atender as barragens.

Então, era este o registro que queria fazer. E também gostaria de fazer uma outra colocação: o povo está começando a desacreditar no Governo cada vez mais, devido a essa facilidade que tem de aonde ir prometer mais uma Secretaria, Deputado Reno Caramori!

Por onde o Governador passa, promete mais uma Secretaria! Como lá tem toda essa confusão estabelecida entre PSDB e PMDB, essa briga toda por cargos para não deixar as pessoas se pegarem no soco na sua frente, o Governador está oferecendo mais Secretarias. E tem alguém do PMDB que está tão desconfiado que a coisa não vai dar certo, que já diz: "Troco a minha Secretaria, que o senhor está me prometendo, por obra"!

Deputado Sérgio Godinho, não é possível que um cidadão vá lá no Alto Vale dizer que Taió irá ganhar mais uma; que vá lá no Oeste dizer que Maravilha irá ganhar mais uma; que venha no Sul dizer que aqui terá mais uma! Não é possível tratar o Estado assim! Começamos a perder, cada vez mais, a fé no Governo! Estamos pensando que o Governo está ficando cada vez mais irresponsável! Nada serve para ele!

Um exemplo disso é que o Palácio não serve e continua essa ansiedade para ter um Palácio para ele. Onde estava a Secretaria de Governo, em Brasília, também não servia, e ele precisou alugar um suntuoso prédio de dois andares por R$8 mil por mês! Nada serve para este Governo! É muito fácil gastar dinheiro!

Isso está trazendo uma preocupação para nós e está criando um descrédito no Governo!

É preciso que o Governo tenha mais responsabilidade com o dinheiro do povo! Sabemos que cada Secretaria gera mais despesa! Vamos parar com esse discurso fácil!

Deputado Joares Ponticelli, as ambulâncias continuam aqui em Florianópolis! O cidadão está saindo do Alto Vale do Itajaí para vir resolver um problema da Fatma aqui em Florianópolis! É bobagem e é mentira essa descentralização! Isso é uma enganação!

Sr. Governador de Santa Catarina, por favor, pare com essas promessas e governe Santa Catarina do jeito do povo e da maneira que sempre governamos!

Queremos que o Governador faça o melhor pelo Estado e torcemos para isso, porque nós merecemos. Agora, chega dessas bobagens, dessas politicagens e de dar cargos para todo mundo! Parece que o Governador quer resolver todas as encrencas através de mais um cargo, de mais uma Secretaria.

Temos de ter mais seriedade e responsabilidade com o dinheiro do povo, e não acreditamos que a solução seja uma Secretaria. A solução é economizar e aplicar bem o dinheiro. Vivemos na época da Internet. Encurtaram-se as distâncias. O mundo não tem fronteiras. Tudo ficou muito perto. E agora estamos aqui caminhando na contramão da história.

O Sr. Deputado Reno Caramori - V.Exa. nos concede um aparte?

O SR. DEPUTADO NELSON GOETTEN - Pois não!

O Sr. Deputado Reno Caramori - Valorizo a sua preocupação quanto às represas.

Na nossa segunda Legislatura, quando presidimos a Comissão de Transporte e Desenvolvimento Urbano, fomos convocados pela sociedade daquela região das barragens para verificar a situação em que se encontravam.

Nós, devido a um gesto muito importante da comunidade e até num entendimento do Governo que antecedeu o do Esperidião Amin, e depois de muita insistência, interferimos para que as providências fossem tomadas.

E agora é com muita surpresa que recebemos a informação novamente do abandono daquelas represas. Na próxima enchente veremos o efeito do não-atendimento àquelas represas!

O SR. DEPUTADO NELSON GOETTEN - Encerro o meu pronunciamento e deixo o restante do horário ao Deputado Celestino Secco.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)