1ª Sessão Ordinária - 18/02/2003
O SR. DEPUTADO NELSON GOETTEN - Sr. Presidente, companheiros Deputados, venho à tribuna nesta tarde, na primeira sessão desta Legislatura, para em primeiro lugar cumprimentar os nossos Companheiros, cumprimentar as nossas Companheiras, cumprimentar o Sr. Presidente da Casa, eleito dentro de um processo democrático, cumprimentar a Mesa Diretora e fazer votos a cada um dos Companheiros, os quais têm a missão honrosa de administrar esta Casa Legislativa por este período de dois anos, de que possamos através desta administração encontrar cada vez mais a condição de um bom exercício do trabalho dos nossos senhores e senhoras Parlamentares que têm a missão de servir Santa Catarina, de representar as suas regiões, as suas comunidades.
Desejo que nós, nesta Casa, que sempre empunhamos a bandeira do trabalho, da seriedade, busquemos fazer o melhor do nosso exercício em favor de uma Santa Catarina e possamos, sim, desenvolver a nossa atividade, cada um exercendo o seu papel definido pelas urnas, porque as urnas sabiamente, livremente e democraticamente escolheram alguns para serem governos, alguns para defenderem o governo e outros para exercerem o importante exercício de fazer oposição.
Não acredito que construamos uma democracia sem respeitar a boa atuação de uma oposição exercida com responsabilidade, exercida com seriedade, que com certeza absoluta aprimora o exercício da política catarinense, aprimora o exercício da política desta Casa, ajuda e contribui para que o Governo possa estar atento.
Nesta Casa, com absoluta certeza, os Deputados que receberam a missão de exercer a oposição, de fazer o seu papel fiscalizador, vão estar atentos para defender, para ajudar e para contribuir com Santa Catarina e acima de tudo para honrar os seus eleitores, respeitando aquilo que era compromisso, respeitando aquilo que foi dito nos palanques.
Nós não podemos concordar, não podemos aceitar e repudiamos aqueles que no palanque exerciam o compromisso de pedir votos para uma proposta e de repente, ao encerrar o processo eleitoral, cerram fileiras com os que faziam parte da Oposição.
Isto é que denigre, envergonha e acaba atrapalhando o desenvolvimento da verdadeira política e muitas vezes faz com que o eleitor se enoje do seu Parlamentar. O eleitor, na sua boa-fé, exercendo o seu bom direito do voto, empresta o seu apoio para alguém, principalmente para aquele que deveria exercer o seu papel de oposição. E vergonhosamente, esse cidadão, homem público, só porque teve a bondade, a boa-fé e o apoio do bom eleitor, de repente vira de lado, faz troca, negocia e defende o seu direito particular e pessoal.
Esse tipo de político não faz bem, esse tipo de político não defendemos. Nós queremos, apesar de tudo e de todos, defender a política do respeito ao eleitor, do respeito à sociedade, ao cidadão. E é isso o que vamos fazer.
Por isso quero comunicar de público aqui, nesta tribuna, ao Líder do Governo, Deputado Herneus de Nadal - Parlamentar experiente, atuante, com quem já tive o prazer de trabalhar e de travar muitos debates acirrados, mas que sempre prezou pela sua seriedade, pelo seu estilo democrático e que hoje exerce a Liderança do Governo nesta Casa -, que vou procurar exercer o meu trabalho de Líder da Oposição, o meu trabalho de Oposição sempre procurando respeitar os Companheiros, sempre torcendo por Santa Catarina, e querendo que o Governo e seus companheiros encontrem o caminho da continuidade, do desenvolvimento e da seriedade.
Vou exercer esta função procurando neste meu mandato trabalhar com mais afinco, mais preparado para atuar e para dar o maior e o melhor de mim em favor de Santa Catarina, em favor do povo catarinense, que me deu a honra de poder chegar nesta Casa, mesmo nunca imaginando isto nem trabalhando para isto, carregando a responsabilidade de ter a maior votação que um Deputado Estadual recebeu das urnas deste Estado.
Não me sentia preparado para carregar esta responsabilidade, mas prometo buscar cada vez me aperfeiçoar mais para fazer o melhor no exercício da função de uma homem público, nascido em Santa Catarina, no Alto Vale do Itajaí, terra de um povo valoroso, terra de um povo que honra o nosso Estado e o nosso País, buscando as soluções dos seus problemas através do trabalho, através da fé, através da solidariedade.
Esta é a marca não só da gente que eu represento do Alto Vale, mas é a marca do povo de Santa Catarina, do valoroso povo catarinense, que sempre, através do seu trabalho, deu as grandes lições a este País.
Aqui nós temos dado grandes lições que vêm da sociedade. E cabe a nós homens públicos fazer por merecer este título do trabalho, este título do desenvolvimento, este título de gente da seriedade, este título de gente da solidariedade, que é o título que carregamos em Santa Catarina e como catarinenses.
Desejo então a cada Companheiro que possa fazer o melhor de si no seu exercício em benefício do nosso querido Estado de Santa Catarina.
Volto a parabenizar cada um porque ninguém chegou aqui por acaso, quem chegou aqui é porque tem uma história, é porque tem trabalho prestado, é porque tem luta, é porque tem amigos. Chegou aqui porque tem credibilidade e chegou aqui porque traz consigo a esperança, cada um do seu jeito, cada uma da sua maneira, respeitando todos os segmentos da sociedade.
Analisando cada Companheiro, com certeza absoluta, sem desmerecer as outras Legislaturas, o povo de Santa Catarina soube eleger muito bem os seus representantes para exercer o melhor da política em favor de Santa Catarina.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)