Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Genésio Goulart

23ª Sessão Ordinária - 15/04/2003

O SR. DEPUTADO GENÉSIO GOULART - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, quero cumprimentar aqui também os trabalhadores do Movimento Sem Terra, que estão lutando por uma vida mais digna e justa. Parabéns e que Deus os abençoe e que vocês consigam isso.

Sr. Presidente, aproveito a oportunidade para agradecer as Sras. Deputadas e aos Srs. Deputados pela homenagem que me fizeram no dia 10 de abril, quando fiz aniversário e recebi muitos cumprimentos. Muito obrigado pelo carinho que me deram.

Quero também aproveitar para desejar uma feliz Páscoa a todos os Deputados e aos seus familiares, bem como aos funcionários desta Casa, às pessoas aqui presentes, a todos os telespectadores da TVAL e a todo povo de nossa querida Santa Catarina.

Hoje gostaria de falar sobre dois temas. O primeiro é sobre a Secretaria de Desenvolvimento Regional de Tubarão. Ouvi desta tribuna alguns dos Srs. Deputados dizendo que as Secretarias foram criadas para fazer cabide de emprego, e quero aqui dizer, por questão de justiça, que isso não é verdade.

Quero falar da Secretaria que conheço, da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Tubarão. E o Sr. Governador anunciou na época que não gostaria de que nenhuma das Secretarias implantadas em Santa Catarina pagasse aluguel - e realmente está acontecendo. E os cargos, Deputado Reno Caramori, criados foram aqueles exatamente anunciados pelo Governador, nada mais, nada menos. Inclusive muitos deles já existentes, que são os Gerentes da CRE, da Educação, da Saúde, do Meio Ambiente, da Família, do DER.

Então, esses cargos, na verdade - e falava-se tanto em cabides de empregos -, não são verdadeiros. É uma Secretaria enxuta; conhecemos o nosso Governador e o seu perfil sério. Sua Excelência pode até estar errando e pecando em alguns momentos, mas isso não é do seu feitio. E feliz daquele que erra, porque aquele que não erra certamente nunca tentou acertar.

Tenho certeza de que o Governador está no caminho certo. Na Secretaria de Tubarão, muitos Gerentes não são identificados com Partidos Políticos e foram convidados pela sua competência técnica.

Então, quero fazer justiça e até ir em defesa do Governo na montagem das Secretarias. Quanto aos demais cargos que não vão ser criados, que vão precisar de um assessoramento, a intenção do Governo é fazer um remanejamento. Portanto, não vão ser mais criados cargos e, muito menos, feito um cabide de emprego nas Secretarias Regionais.

Quero fazer também uma avaliação dos 100 dias do Governo Luiz Henrique/Eduardo Moreira, da vontade do Governador de acertar a administração estadual.

O Governador Luiz Henrique esteve por 10 vezes na região da Amurel. Em 100 dias de Governo, esteve, em média, uma vez por semana em cada Município da nossa região. Então, o Governo está-se mostrando atuante, participativo e preocupado.

O Sr. Deputado Herneus de Nadal - V.Exa. me concede um aparte?

O SR. DEPUTADO GENÉSIO GOULART - Pois não!

O Sr. Deputado Herneus de Nadal - Nobre Deputado, gostaria de dizer a V.Exa. que é deseducado referir-se a um Governo denominando-o de miúdo.Com certeza, a idéia e a manifestação não estão sintonizadas com esse novo momento que se vive na política, no qual as discussões são de alto nível, respeitosas e sempre procurando melhorar as condições de vida da nossa população.

Por isso mesmo, Deputado, acreditamos que, ao fazermos Oposição ou ao defendermos o Governo, temos de manter o nível e o palavreado adequado para que, de fato, com isso a população passe a respeitar quem está na atividade pública, na atividade política, tanto quem faz Oposição quanto quem está na Situação. Isso é imprescindível e importante.

O Governador Luiz Henrique tem nos tratado, dentro do princípio da harmonia e da independência entre os Poderes, com fino trato, com educação e com altivez. E pensamos que é assim que nós também precisamos nos portar neste Parlamento!

O SR. DEPUTADO GENÉSIO GOULART - É verdade, Deputado Herneus de Nadal.

O Governo tem mostrado a sua transparência e a sua intenção. Tanto é verdade, Deputado Joares Ponticelli, que nas duas vezes em que esteve na nossa região da Amurel participando de programa de rádio, em momento algum fez crítica ao Governo passado. Isso realmente demonstra a sua transparência ao participar desses programas de entrevistas na rádio, quando fala exatamente do objetivo do seu Governo, mostrando que realmente é um Governo ativo, preocupado e que está reafirmando aquilo que disse em campanha.

Então, Sua Excelência está voltando aos Municípios e já fez a liberação de recursos, anunciou a participação em obras, assinou ordens de serviço, pagou algumas faturas atrasadas, prestigiou eventos culturais e religiosos, e não discriminou nenhum Prefeito de Oposição; recebeu todos.

Nós já tivemos o prazer de participar de algumas reuniões com Prefeitos do PP e do PFL, enfim, com Prefeitos que nos procuram até para marcar uma audiência com o Governador, e Sua Excelência tem se mostrado bastante transparente no atendimento geral da nossa população, dando uma atenção especial aos Prefeitos, independentemente de cor partidária.

O Governador já participou da inauguração de restauração do Porto de Imbituba e do Programa Preto Velho, do Município de Laguna, onde o Prefeito é do PFL, e lá foi muito bem recebido. Também já esteve três vez no Município da Laguna, quando participou da abertura do Rodeio CTG Tio Preto, do desfile de carnaval e de procissão religiosa.

Então, o Governador está mostrando que está presente, que não está fugindo. E nesses 100 dias já praticou muitas ações. A implantação das 29 Secretárias, por exemplo, já é uma batalha e mostra a descentralização e o que o Governador pretende fazer por Santa Catarina. E ele tem-se mostrado presente em todas as oportunidades.

Estamos aqui neste momento para fazer justiça desses 100 dias de Governo, em que tem mostrado muito trabalho, Deputado Joares Ponticelli, talvez não muito visível, até porque estamos em início de Governo. Mas ele está reafirmando os compromissos com ordem de serviço e com convênios. O Governo está sempre ali, falando a mesma língua e não está fugindo.

Por isso, parabenizamos o Governador pela sua atuação e pela sua presença, quando é preciso, fazendo um grande roteiro de visita aos Municípios do nosso Estado.

Teria mais coisas para falar desses 100 dias de Governo, mas, infelizmente, o meu tempo está acabando e deixarei para outra oportunidade.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)