13ª Sessão Ordinária - 19/03/2003
O SR. DEPUTADO JORGINHO MELLO - Sr. Presidente e Srs. Deputados, sempre que assomo à tribuna procuro trazer assuntos que construam, que falem sobre o Parlamento, sobre projetos ou de alguma coisa importante que temos de fazer para Santa Catarina.
Ouvi do meu gabinete o pronunciamento do Deputado Nelson Goetten, a quem tenho respeito, com quem sempre tive uma convivência harmoniosa, mas quero dizer a ele que cuide do seu Partido.
S.Exa. não tem nada com o PSDB de Santa Catarina. O PSDB tem dirigente. O PSDB tem Deputado. S.Exa. falou que o PSDB perde em credibilidade. Quero dizer que quem está perdendo quadros é o seu Partido. Saiu o Sr. Deputado Gilmar Knaesel, a Deputada Simone Schramm e S.Exa. está com a mala pronta para ir embora.
Portanto, S.Exa. cuide do seu Partido porque do PSDB tem quem cuide. Não pedimos conselho a S.Exa., e não queremos conselho.
Quero, em nome do PSDB, dizer que somos adultos, sabemos o que fazer e não precisamos de conselho algum. Se S.Exa. não tem com quem brigar, e talvez esteja em seu gene isso; se S.Exa. não tem uma confusão para fazer, porque parece que não dorme em paz, é um problema seu, pessoal.
Portanto, exijo respeito ao PSDB, que represento nesta Casa.
Vejo com preocupação todas as ações que fazemos, e se temos problemas, todos os Partidos também têm, mas somos muito capazes para resolver as nossas questões pessoais.
Não admito que Deputado nenhum, de qualquer Partido, venho fincar o nariz, intrometendo-se no PSDB.
Quero pedir desculpas pela forma da manifestação, porque não é meu estilo (sempre fui respeitoso aqui nesta Casa), mas não admito mais que atravesse o carro e venha querer fazer insinuações em cima do PSDB.
O Sr. Deputado Eduardo Cherem - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO JORGINHO MELLO - Pois não!
O Sr. Deputado Eduardo Cherem - Em primeiro lugar, quero dizer que não escutei o que o Deputado Nelson Goetten colocou a respeito do PSDB, mas com certeza vejo com profunda tristeza as dificuldades que o seu Partido tem passado, as que passou após a eleição e as dificuldades que estão passando agora. Mas em nenhum momento este Deputado, V.Exa. ou o Deputado Nilson Gonçalves ocuparam a tribuna para questionar ou criar constrangimentos dentro do PPB, muito pelo contrário, porque sabemos da importância do Partido na Assembléia, no Estado, e isso não lhes confere direito nenhum e muito menos de quem quer que seja que fale do PSDB.
A história está provando, Deputado, que são nos momentos de crises que surgem os grandes homens e os grandes Partidos, e não tenho dúvida de que o PSDB vive um momento difícil, mas vai ressurgir como sempre ressurgiu.
Então, Deputado, se é uma coisa que nos deixa entristecidos pela manifestação, alegra-nos também porque sabemos que estamos construindo um Partido cada vez melhor.
O Sr. Deputado Nilson Gonçalves - V.Exa. nos concede um aparte?
O SR. DEPUTADO JORGINHO MELLO - Pois não!
O Sr. Deputado Nilson Gonçalves - Quero fazer minhas as suas palavras e também acho que não poderia deixar de me manifestar, neste momento. O Deputado Nelson Goetten, em que pese todo o respeito que temos por ele, tem utilizado a tribuna para dizer um amontoado de asneiras. E as asneiras quando se referem às pessoas do nosso Partido, não podemos ficar calados.
Portanto, sou solidário a V.Exa. e cada vez que qualquer Parlamentar se dirigir ao PSDB ou a quem quer seja do PSDB, terá a resposta imediata.
O SR. DEPUTADO JORGINHO MELLO - Quero renovar o meu respeito, Sr. Presidente, por todos os Partidos que fazem parte nesta Casa, indistintamente, porque assim sempre o fiz e assim vou tratar, mas vou reagir cada vez que alguém, intrometidamente, fale do meu Partido, o PSDB.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)