5ª Sessão Ordinária - 26/02/2003
A SRA. DEPUTADA ODETE DE JESUS - Sr. Presidente, Srs. Deputados e Sras Deputadas, faço uso do horário do meu Partido, o Partido Liberal, para complementar o brilhante pronunciamento do colega Deputado Paulo Eccel, que fez uso do seu horário para falar de Educação, momento muito importante.
Eu quero, ainda, complementando o seu assunto, falar sobre o meu projeto de cursinho de pré-vestibular gratuito. Esse projeto tramitou nesta Casa, foi aprovado pelos Deputados da 14ª Legislatura - um projeto de cunho social muito importante -, foi para o Executivo e lá foi vetado. Então, nós trabalhos nesta Casa para derrubá-lo. E agora, graças a Deus, esse projeto de n° 12278/2000 torna-se lei.
Mas hoje, Sr. Presidente, depois de ler a nossa clipagem na coluna de Paulo Alceu, esse brilhante comentarista, fiquei com uma imensa vontade de falar, desta tribuna, sobre a nossa visita ao Palácio do Governo, onde fomos bem recebidos pelo nosso Governador Luiz Henrique da Silveira. E lá falei com o Governador a respeito da implantação desse projeto. O Governador sentiu-se muito sensibilizado e imediatamente pediu ao Secretário Miguel Ximenes que tratasse do assunto, o qual, automaticamente, repassou para o professor Jacó Anderle, Secretário da Educação, que tratou deste assunto do projeto no sentido de colocá-lo em atividade, Deputadas Simone e Schramm e Ana Paula Lima, projeto esse que é muito importante a aqueles alunos carentes que não têm condições de pagar um cursinho pré-vestibular.
Isso vai ser muito bom trabalharmos neste sentido, já que o nosso objetivo, hoje, é de atingir o menos favorecido, atender o carente, Deputado Lício Silveira, que nos ouve com muita atenção.
Então, queremos, Sr. Presidente, trazer a público este assunto, porque a TVAL atinge diversos Municípios, em nosso Estado, e dizer que em breve teremos turmas da rede pública funcionando, porque o Governador sensibilizou-se muito e quer levar avante esse nosso projeto.
O Sr. Deputado Rogério Mendonça - V.Exa. me concede um aparte?
A SRA. DEPUTADA ODETE DE JESUS - Pois não!
O Sr. Deputado Rogério Mendonça - Deputada Odete de Jesus, gostaria de parabenizá-la pela sua iniciativa e também o Governador pela sua sensibilidade ao aceitar a sua proposta, tornando lei o seu projeto, permitindo que os alunos oriundos das escolas públicas, as pessoas mais carentes tenham a oportunidade de participar de cursinhos pré-vestibulares.
Nós sabemos que a grande distorção do ensino no Brasil - talvez esteja exatamente aí o grande gargalo - é a dificuldade que os alunos mais carentes, oriundos de escolas públicas, têm de freqüentar cursinhos pré-vestibulares, não conseguindo, com isso, entrar nas universidades públicas, como a nossa Udesc e a nossa Universidade Federal. E, ao contrário, aqueles com mais posses, oriundos de escolas particulares, podem freqüentar bons cursinhos e com isso entrarem nas universidades públicas, talvez, hoje, as melhores existentes no Estado e no Brasil.
Meus parabéns, Deputada Odete de Jesus, pelo seu projeto e também pelo trabalho que tem feito pela Educação, o qual temos acompanhado ao longo dos últimos quatro anos, e que, com certeza, continuará nesta atual legislatura.
Meus parabéns, Deputada!
A SRA. DEPUTADA ODETE DE JESUS - Obrigada, Deputado. Só que nós nos sentimos muito tristes, porque as reclamações são grandes. Nós recebemos muitos telefonemas de pais, pois quando essas famílias mudam de local não encontram vagas nas escolas. E isso nos entristece muito, principalmente, aqui, no Instituto Estadual de Educação, da Avenida Mauro Ramos. E eu inclusive vou fazer um pedido para a Direção daquele Colégio para saber quais os critérios que estão sendo adotados, porque nunca tem vaga.
(Discurso interrompido por término do horário regimental.)
(SEM REVISÃO DO ORADOR)