17ª Sessão Ordinária - 30/04/2004
O SR. DEPUTADO CLÉSIO SALVARO - Sr. Presidente, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, em nome do meu Líder, Deputado Jorginho Mello, quero dizer que foi uma luta apresentar esta emenda ao Orçamento e ao PPA, e hoje vimos que o Governo vetou a nossa proposta.
É muito importante que derrubemos esse veto do Governo, principalmente para a região Sul do Estado, onde temos uma grande carência no ensino público gratuito. Aliás, lá não existe a Udesc. Ela está presente em Florianópolis, em Joinville, em Lages e em Chapecó. Por isso gostaríamos de contar também com a Udesc no Sul do Estado. Não importa se for em Araranguá, em Turvo, em Criciúma ou em Tubarão, queremos que a Udesc esteja presente na nossa região! Uma universidade pública gratuita é sinônimo de desenvolvimento e progresso.
A nossa região não tem aeroporto, não tem BR-101 duplicada; a nossa região foi devastada pelo ciclone. Mais do que nunca precisamos contar com uma universidade pública gratuita.
Tenho certeza de que hoje podemos dar uma grande demonstração de amor ao povo do Sul catarinense votando "não", dizendo que é necessário derrubar o veto do Sr. Governador.
O Sr. Deputado Valmir Comin - V.Exa. nos concede um aparte?
O SR. DEPUTADO CLÉSIO SALVARO - Pois não!
O Sr. Deputado Valmir Comin - Quero parabenizá-lo pela brilhante iniciativa e dizer que é lamentável, porque um Governo que prega tanto a descentralização, ao mesmo tempo veta um projeto que poderia vir atender os mais necessitados do Estado de Santa Catarina dentro do estudo gratuito.
Por isso, parabenizo V.Exa., e faço um apelo aos nobres Parlamentares para a derrubada do veto.
O SR. DEPUTADO CLÉSIO SALVARO - Solicito aos Deputados que se encontram nos gabinetes que venham ao Plenário para votarmos "não" a este veto do Sr. Governador.
O Sr. Deputado Afrânio Boppré - V.Exa. nos concede um aparte?
O SR. DEPUTADO CLÉSIO SALVARO - Pois não!
O Sr. Deputado Afrânio Boppré - Fui levado a fazer uma pergunta a V.Exa. neste momento em função de saber que o Governador ao vetar uma matéria sempre consulta os Secretários titulares das Pastas. E neste caso o Secretário da Educação, Jacó Anderle, é do seu Partido, o PSDB!
Gostaria que V.Exa. manifestasse se conversou com o Secretário para saber qual o entendimento que tem. Se essa emenda é tão positiva assim para a região Sul do Estado, o que V.Exa. tem para explicar por que o Governador do Estado resolveu vetar, com a conveniência, sim ou não, do Secretário da Educação?
O SR. DEPUTADO CLÉSIO SALVARO - A Udesc é tão positiva, Deputado Afrânio Boppré, que está em Florianópolis! Tenho certeza de que se a Capital sofresse ameaça de perder a Udesc, seria promovida uma verdadeira revolução na Grande Florianópolis.
Portanto, chegou o momento de levar o ensino público gratuito para todas as regiões do Estado.
O Secretário da Educação Jacó Anderle tem se manifestado preocupado, mas é apenas uma questão orçamentária.
Entendemos que o Parlamento catarinense está acima das questões governamentais. Portanto, devemos votar "não", dizendo "sim" a favor da nossa região.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)