Sessões Plenárias

Pronunciamento

Deputado Francisco Küster

75ª Sessão Ordinária - 14/10/2004

O SR. DEPUTADO FRANCISCO KÜSTER - Sr. Presidente, Sra. Deputada e Srs. Deputados, vou falar sobre o óbvio, já que se aproxima a data comemorativa ao Dia do Professor, após várias manifestações, mas era nossa intenção desde ontem fazermos uma manifestação alusiva ao Dia do Professor. Em outros tempos o educador tinha status.

Eu lembro de tempos pretéritos que uma professora ou uma diretora de escola era recebida como autoridade em eventos públicos no Município. A diretora de escola era autoridade maior.

Falando do passado (um pouco de saudosismo), do tempo em que havia o Inspetor Escolar, quando anunciavam sua visita, ninguém dormia direito; ficávamos nos preparando, revisando as matérias porque podia ser distinguido por ele para um questionamento. E não podia dar vexame porque acreditávamos ser uma humilhação não responder a um questionamento do Inspetor Escolar, pois a professora tinha se dedicado muito em favor do aprendizado.

Hoje em dia o que vemos? Professores que se dedicam de corpo e alma - alguns até fazem bicos. As nossas universidades estão repletas de biqueiros, de professores que fazem bico. Mas no ensino fundamental ainda tem muitos idealistas, só que desconsideradas. Hoje eles são vistos, no contexto, como apenas mais um cidadão, como mais uma pessoa, tal a falta de importância que a sociedade está dando ao educador, ao formador de seus filhos. O próprio Estado, o próprio Poder Público, que importância está dando aos professores, aos educadores?

O Sr. Deputado César Cim - V.Exa. me concede um aparte?

O SR. DEPUTADO FRANCISCO KÜSTER - Pois não!

O Sr. Deputado César Cim - É impressionante como determinadas pessoas têm a capacidade de sentir as coisas, de expressar as coisas.

V.Exa. foi muito feliz em colocar a situação do Inspetor Escolar. Lembro-me da solidariedade que tínhamos para com a professora. O problema não era nosso! Era não deixar a professora passar por um vexame na iminência de sermos questionados e eventualmente não ter a resposta para o Inspetor Escolar. Que figura maravilhosa! Que liderança exercia o Inspetor Escolar!

A minha mãe era conhecida como a dona Margarida, a professora, com muito orgulho. V.Exa. colocou muito bem a situação para fazer com que possamos sentir um pouquinho de saudade daquilo que vivenciamos. E a saudade faz parte da nossa vida. Quem não tem saudade não vive!

O SR. DEPUTADO FRANCISCO KÜSTER - Deputado Cézar Cim, agradeço pelo aparte, e é com muito prazer que o incorporo ao meu pronunciamento.

Sr. Presidente, nosso tempo está terminando, mas gostaria de falar ainda um pouco mais sobre a importância do professor, do professor que trabalha com satisfação, contente, do professor vocacionado, que com certeza absoluta formará pessoas, cidadãs e cidadãos para o futuro, que darão menos trabalho para a polícia e para a sociedade.

Mas há todo um conjunto, a necessidade de uma discussão do papel, da importância do professor. Tem professor que mora na favela. Tem professor e professora que não conseguem pagar as suas contas; tem professor e professora que vivem estressados pelas dificuldades, por seus minguados salários, pela falta da importância que a sociedade e o próprio lhes dão hoje. É uma situação incrível! Não sei se o professor tem muito a comemorar nos dias de hoje.

Muito obrigado!

(SEM REVISÃO DO ORADOR)