46ª Sessão Ordinária - 24/06/2004
A SRA. DEPUTADA SIMONE SCHRAMM - Sr. Presidente, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, há poucos dias estivemos na região produtora de maçã.
(Passa a ler)
"Os pomicultores catarinenses estão vivendo um verdadeiro drama na hora de embarcar o produto para ser exportado. Faltam containeres, as câmaras frias estão abarrotadas, e a colheita é paralisada por falta de espaço no armazenamento.
Muitos pomicultores, por esses motivos, chegam a perder maçãs, pois a fruta, se não for colhida na época, perde qualidade, cai da árvore e apodrece.
Se não bastasse tal perda, muitas vezes temos containeres, mas não temos o serviço essencial nos portos. Muitos estão em greve, em operação tartaruga, que perde o carregamento de navios, a passos lentos, e o desembargue nos países exportadores é simultâneo. Portanto, a fruta dos países concorrentes chega antes do produto brasileiro, causando assim uma superoferta dos produtos, e os preços despencam.
Todos esses problemas foram encaminhados ao Presidente Lula, pela empresa pomicultora Renar Maçãs, uma das pioneiras no cultivo de maçã.
Na carta, o Presidente da empresa, Willy Frey, alerta: ‘É triste lutar para produzir riquezas agrícolas para o Brasil e arcar com prejuízos causados pela irresponsabilidade de prestadores de serviços essenciais à política’.
Mas esse não é um problema único dos pomicultores de Fraiburgo. É também a realidade dos produtores de Urubici, Bom Jardim e São Joaquim, Municípios que cultivam a fruta gerando milhares de empregos diretos e indiretos e que contribuem para a economia de Santa Catarina e do País.
Temos que tratar com mais responsabilidade e respeito os nossos agricultores, em especial os nossos pomicultores. Eles não estão pedindo nada a mais do que seus direitos como brasileiros e geradores de empregos. Esses empresários só querem facilidades para a exportação de seus produtos, como rodovias em condições de tráfego, ferrovias e portos em bom funcionamento para continuar caminhando para uma economia de Primeiro Mundo.
Como Parlamentar, fui autora do requerimento para a abertura do Fórum da Crise Portuária, instalado no dia 17 de maio, aqui nesta Casa Legislativa.
Temos a missão de tentar minimizar os problemas que envolvem o sistema portuário, para que os portos de Santa Catarina voltem a oferecer serviços de qualidade para todos os nossos empresários, para toda a classe produtora de Santa Catarina, que é vital para a saúde econômica do nosso Estado, sendo ele o 6º maior exportador do nosso País.
Além do setor agrícola, quem também está sofrendo com esse problema é a indústria moveleira de São Bento do Sul.
Já falei aqui desta tribuna, e volto a repetir, sobre o problema que estão passando as fábricas dessa região, que, pela falta de contêineres, não têm como exportar as mercadorias, e já começam a demitir trabalhadores.
Esse é um problema muito sério, Deputado Cézar Cim e estou convicta de que dei um passo muito importante com a instalação desse Fórum. Amanhã teremos a discussão, através do Fórum Industrial Parlamentar Sul, que se reúne aqui em Florianópolis, na Fiesc, onde mais uma vez vamos discutir as necessidades do Sul o País, os três Estados que necessitam de investimentos de US$ 1 bilhão em seus aeroportos e portos."
Então, amanhã, estaremos lá, a partir das 9h, para mais uma vez engajarmos nessa luta, que não é só nossa, mas, sim, de todo o Sul do País.
Fiquei muito satisfeita quando hoje, pela manhã, constatei que o Governo Federal publicou o penhoramento de R$ 2 milhões destinados à elaboração do Plano Funcional, anteprojeto e projeto executivo, da duplicação da BR-280, tão esperada por todos nós.
É o primeiro passo; é uma boa notícia para a nossa região. E esta noite estarei em São Francisco do Sul recebendo o Título de Cidadã Honorária. Temos uma boa mensagem a levar ao Município, onde essa rodovia tem a extensão de 71 quilômetros, no trecho Jaraguá do Sul/São Francisco do Sul.
Certamente é o primeiro passo, mas muito vai contribuir para o desenvolvimento da economia do Norte e também para todos aqueles que necessitam desse trajeto para escoar seus produtos de Santa Catarina para o mundo.
Essa é a minha manifestação na manhã de hoje, fazendo mais uma vez um apelo também ao Fórum Parlamentar Catarinense para que se engaje conosco nessa discussão tão importante, que é o investimento e o desenvolvimento dos nossos portos.
Esta semana, Deputada Odete de Jesus, estive visitando duas empresas de grande porte na minha cidade e fiquei muito satisfeita em saber que a produção vem crescendo mês a mês. Isso é muito importante para o nosso Estado! É garantia de emprego aos nossos trabalhadores! Mas, por outro lado, há preocupação dos empresário em honrar seus compromissos!
Nós colocamos em risco a credibilidade do Estado de Santa Catarina, quando não honramos os nossos contratos lá no exterior, quando não temos condições de assegurar que a mercadoria estará lá na data prevista!
É uma angústia muito grande dos empresários catarinenses, que estão num momento muito positivo, quando a produção cresce e a garantia de emprego aí está, mas temos que agir logo! A situação está muito crítica.
Muito obrigada!
(SEM REVISÃO DA ORADORA)