81ª Sessão Ordinária - 03/11/2004
A SRA. DEPUTADA ODETE DE JESUS - Sr. Presidente, Srs. Deputados, Sras. Deputadas, amigos que nos assistem, imprensa falada, televisionada, funcionários desta Casa, o que me traz à tribuna hoje é para me manifestar a respeito do grande crescimento dos votos nulos e brancos no segundo turno, na Capital de Florianópolis.
No segundo turno, Sr. Presidente, nós tivemos um número muito expressivo de votos nulos, brancos e abstenções; um total de 46.516 eleitores se absteve de votar.
A evasão dos eleitores da cidade em função do feriadão poderia ter sido um fato agravante, mas com certeza as estatísticas de 9,27% de votos nulos e brancos têm uma outra leitura nesse pleito.
Fizemos uma análise e constatamos que o resultado foi da grande falta de campanha de conscientização por parte dos candidatos, para que todas as pessoas, bem conscientes, sabendo do valoroso papel que cada cidadão representa, certamente não anulassem seus votos e não votassem em branco, Deputado Reno Caramori.
A omissão dessas pessoas não trará evolução para o Município, apenas regressão, porque uma pessoa bem conscientizada, sabendo do seu papel fundamental para a construção de um Município, certamente não anularia seu voto, que é muito rico. O voto de uma pessoa é precioso, porque nas urnas ela estaria manifestando a sua opinião.
Votar em branco ou anular o voto é a resposta nas urnas, talvez, do descontentamento de algumas pessoas.
Então, Srs. Deputados, até deixo uma sugestão para que todos nós, Parlamentares, possamos conscientizar todas as pessoas, todo povo catarinense, quanto à importância do seu voto, quanto à importância de manifestar a sua opinião ou o seu repúdio.
Srs. Deputados, as pessoas criticam, falam, mas se omitem. O papel fundamental de um cidadão é representar democraticamente a sua expressão de repúdio ou de aplausos.
Nós então pudemos constatar que algumas pessoas talvez não saibam a importância de poder optar por um lado ou por outro.
Srs. Deputados, não podemos entender quando essas pessoas não exercem o seu pleno direito, eis que é o exercício de cidadania. Mas há que se entender como um sinal de alerta para que nós, unidos, possamos trabalhar desde já sobre uma grande campanha de conscientização, Sr. Presidente.
É lamentável, Srs. Deputados, por parte de certas pessoas que criticam esse ou aquele Governo, que na hora em que têm uma arma poderosa nas suas mãos, elas se escondam, omitam-se. Isso não é bom.
Então, Srs. Deputados, esta Deputada não poderia deixar passar em branco. Tivemos a disputa de dois candidatos, dois cidadãos, duas pessoas que colocaram seus nomes à disposição do povo florianopolitano.
Sentimos muito pela omissão por parte de uma grande massa da população, que poderia estar contribuindo muito para o desenvolvimento da nossa linda e maravilhosa cidade de Florianópolis, esse Município maravilhoso.
Deixo aqui, então, o meu desabafo, o meu descontentamento. E tenho certeza de que nós, podendo trabalhar mais esse lado, teremos pessoas mais voltadas para a parte mais importante, Deputado Cézar Cim, que é a política. As pessoas não sabem a importância que tem a política, que a política gira em torno de tudo. A educação é feita através da política, assim como a saúde, a segurança pública, até o alimento que vem para a nossa mesa gira em torno da política.
A criança quando nasce, Srs. Deputados, já faz a política dela chorando porque quer a sua mamada. As crianças já nascem fazendo política. A dona-de-casa é uma grande política e não sabe. É ela que tem que fazer uma ginástica tremenda para poder sobreviver com o seu salário mísero e levar o sustento, a educação para os seus filhos, não deixando faltar o pão de cada dia dentro dos lares e assim por diante.
Então, Srs. Deputados, é importante que as pessoas saibam do seu papel fundamental na política, escolhendo pessoas que poderão levar avante o progresso de um Município, de um Estado e de uma nação.
Aproveitando os minutinhos que me restam, gostaria de registrar que tivemos o Projeto de Lei nº288/04, desta Deputada, o qual institui o dia estadual da marcha para Jesus, marcado para o último sábado do mês de junho, referendado aqui, neste Plenário.
Eu quero agradecer aos nossos colegas, aos 39 Parlamentares, pois temos esse projeto que já entrou em vigor e teremos então...
(Discurso interrompido por término do horário regimental.)
(SEM REVISÃO DA ORADORA)