71ª Sessão Ordinária - 05/10/2004
A SRA. DEPUTADA ODETE DE JESUS - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados e telespectadores da TVAL, no último domingo vivemos, em todo território brasileiro, um clima de democracia. A população deu um exemplo de civismo e uma lição de cidadania durante as eleições.
O pleito para escolher os Prefeitos e Vereadores no Estado catarinense foi realizado com tranqüilidade, civismo e com poucas ocorrências policiais. O que se percebeu foi que os eleitores foram às urnas e votaram com responsabilidade, consciência e anseio de mudanças.
Dois aspectos merecem destaque nessas eleições: o trabalho do Tribunal Regional Eleitoral e o voto eletrônico, que é uma invenção catarinense e que hoje está espalhado por todo o País, trazendo agilidade à população e possibilitando que alguns Prefeitos e Vereadores fossem conhecidos ainda no domingo.O Município de Ermo foi o primeiro a mostrar o Prefeito eleito.Portanto, o TRE está de parabéns pela sua atuação nas eleições.
Um outro aspecto a ser considerado é o número de idosos que compareceram para votar. Mesmo sem obrigatoriedade de voto, eles fizeram questão de exercer a sua cidadania. Como exemplo, gostaria de citar a minha mãe que, aos 100 anos de idade, quis exercer o seu direito de cidadã catarinense.
Nós assistimos, através dos noticiários, a pessoas com dificuldade de locomoção e idade avançada comparecerem às urnas para depositar um voto de confiança e de esperança. O voto do idoso é o da consciência e o da experiência de que ainda há tempo para mudanças.
Eu espero que o compromisso dos eleitos para com a população idosa não passe de promessas eleitoreiras. Espero que elas sejam cumpridas porque até o presente momento o Estatuto do Idoso está apenas no papel. Eu ainda recebo muitas denúncias de pessoas idosas que ainda não estão sendo atendidas de acordo com o Estatuto.
Não podemos também deixar de falar das mulheres que tiveram um papel fundamental nessas eleições. O nosso Estado de Santa Catarina possui o maior número de mulheres e elas também decidem eleições.
Srs. Deputados, como Líder nesta Casa e Presidente Regional do Partido Liberal, quero externar a minha satisfação com o número de Prefeitos e Vereadores eleitos pelo meu Partido.
Quando assumimos, o PL era um Partido engavetado, escondido! Muitas pessoas o chamavam de nanico e se perguntavam como aquele Partido nanico iria funcionar nas mãos de uma mulher! Mas o tal Partido nanico funcionou e cresceu muito! Isto quer dizer que as mulheres também sabem contribuir para a política catarinense.
Sr. Presidente, nós elegemos Prefeitos e não tínhamos nenhum! Elegemos o Prefeito de Jaraguá do Sul. Sua eleição foi uma surpresa para muitos, porque o poder econômico naquela cidade estava a la vonté. Eu pude presenciar, quando lá estive. E o nosso candidato, o Dr. Moacir Bertoldi, com toda a sua simplicidade, com toda a sua humildade, conseguiu angariar a simpatia do povo e isso o levou à consagração nas urnas.
No Município de Ipuaçu, no Oeste catarinense, onde o PL não tinha Prefeitos, foi eleito o nosso companheiro Leonir José Macetti. Também em Itaiópolis o Prefeito eleito é do PL, Ivo Gelbcke.
Srs. Deputados, o Partido Liberal elegeu muitos Vereadores. Aqui na Capital, na nossa maravilhosa Florianópolis, nós elegemos um Vereador, que representará na Câmara Municipal todo o povo florianopolitano.
Gostaria de cumprimentar todos os Colegas que foram às urnas como candidatos: o Deputado Dionei Walter da Silva é merecedor do nosso aplauso porque competiu; o Deputado Afrânio Boppré, a quem esta Deputada apoiou, concorreu em Florianópolis. Não conseguiu eleger-se, é verdade, mas é um vencedor, pois o importante é competir, é defender a sua sigla partidária.
Quero cumprimentar, ainda, o Deputado João Paulo Kleinübing, jovem Parlamentar que assumirá a Prefeitura de Blumenau, o Deputado João Rodrigues, que não está presente, mas que se elegeu Prefeito de Chapecó, além do Deputado Volnei Morastoni, nosso Presidente, do qual nós já tínhamos certeza da eleição em Itajaí.
Aproveito o momento para dizer que é uma pena que o Deputado Volnei Morastoni vá deixar-nos para dar espaço a outro Presidente. Mas fez e está fazendo um belo trabalho, e a partir de janeiro comandará a Prefeitura de Itajaí.
Sr. Presidente e Srs. Deputados, agora teremos em Florianópolis mais uma grande batalha, o segundo turno. É outra eleição e o Partido Liberal está analisando muito bem. Estamos pensando, discutindo, ainda temos bastante tempo para isso, e certamente o povo responderá nas urnas.
Foi um domingo tranqüilo, no qual o povo pôde fazer a sua festa; os jovens, aqueles de 16 anos que votaram pela primeira vez, expressaram a sua cidadania. Enfim, todos os brasileiros puderam desempenhar o seu papel de cidadãos e as urnas, como todos sabemos, apresentaram alguns resultados muito diferentes das pesquisas, pois a urna é uma caixinha de surpresas.
Srs. Deputados, ninguém deve comemorar antecipadamente uma vitória eleitoral! A pesquisa não dá vitória a ninguém, mas sabemos que muitas delas são encomendadas, compradas, visando manipular a população, que tem que se manter acordada e não as levar em conta, pois muitas não se cumpriram.
Esta Deputada já se havia manifestado em outras oportunidades afirmando não acreditar em pesquisas! Eu não acredito em pesquisa! Eu não olho para as pesquisas, porque o papel aceita tudo e, repito, muitas delas são encomendadas, compradas! A pesquisa lá de Jaraguá do Sul dava o candidato do PL como o último colocado. Será que a pesquisa funcionou? Pesquisa comprada, Srs. Deputados...
(Discurso interrompido pelo término do tempo regimental.)
(SEM REVISÃO DA ORADORA)