43ª Sessão Ordinária - 15/05/2002
A SRA. DEPUTADA IDELI SALVATTI - Quero saudar todos os Parlamentares, aqueles que visitam esta Casa, o grupo que nos brinda com a presença.
O que me traz à tribuna é a capa da Folha de S.Paulo de hoje que destaca o crescimento de Luiz Inácio Lula da Silva na pesquisa Data Folha: “Lula vai a 43% e três disputam o segundo lugar”.
O Data Folha coloca na intenção de voto, neste momento, Luiz Inácio Lula da Silva com 43%, José Serra com 17%, Garotinho com 15% e Ciro Gomes com 14%. A pesquisa da Vox Populi também coloca Lula com 42%, José Serra com 17%, Antoni Garotinho com 15% e Ciro Gomes com 12%.
É claro que todos nós sabemos que a pesquisa, neste momento, ainda está muito longe da realidade do voto efetivo na urna no dia 06 de outubro. Mas não poderíamos deixar de repercutir o resultado dessa pesquisa e de fazer alguns comentários a respeito da questão do Programa Nacional do PT que foi veiculado no dia 09 e que acabou provocando algum tipo de comentário da seguinte forma: que agora um determinado “marketeiro” de renome nacional está tentando mudar a figura do Lula, está tentando transformá-lo numa figura light, numa figura palatável, em algo simpático, sorridente e alegre.
E é muito importante que eu, que conheço o Lula de longa data, que o conheço na sua intimidade... Quem, como eu, já teve a oportunidade de freqüentar a casa do Lula, porque o Lula e a sua família inúmeras vezes passaram férias aqui em Florianópolis... E, inclusive, não neste ano, mas no ano passado o Lula, a Marisa, os seus filhos, os seus netos e as suas noras estiveram aqui passando férias - e não foi só uma vez, foram várias vezes.
Então, para nós, que tivemos a oportunidade de conhecer o Lula na sua intimidade e que sabemos que ele realmente é aquela pessoa alegre, brincalhona, de bem com a vida, capaz de ter muita sensibilidade e muita afetividade, o Duda Mendonça não está fabricando nenhum Lula; ele pura e simplesmente está mostrando o Lula como ele é.
Outra questão que o programa acabou novamente recolocando, que vem com um profundo preconceito, é que se realmente o Lula está preparado, se ele está capacitado para Governar este País, Deputado Antônio Ceron.
E nós que, como já dissemos, temos a convivência com o companheiro Lula, temos, com muita satisfação, a capacidade de dizer que não só ele está preparado, como o Lula conhece este País como ninguém. Não tem nem uma outra personalidade pública no Brasil, atualmente, que tenha circulado, visitado, viajado, passado, conhecido todas as realidades do nosso País.
Em termos de Santa Catarina, nenhum dos nomes que estão colocados na disputa para a Presidência da República nesse momento veio tantas vezes a Santa Catarina para debater, conhecer, visitar e conversar com o povo catarinense como o Lula veio. Inclusive, vamos ter agora, nas próximas segunda-feira e terça-feira, nos dias 20 e 21, mais uma visita do Luís Inácio Lula da Silva ao nosso Estado. No dia 20, à noite, ele estará em uma atividade pública em Blumenau e no dia seguinte participará, em Jaraguá do Sul, de uma conferência sindical, ao meio-dia terá um almoço com o setor empresarial da região de Jaraguá do Sul, Deputado Ivo Konell, e à tarde, a partir das 16h, estará na Univale, em Itajaí, para fazer o debate sobre a questão da pesca.
E, inclusive, esse debate sobre a questão da pesca servirá de base para o Programa Nacional de Governo do PT. Ou seja, o Luís Inácio Lula da Silva vem a Santa Catarina colher as informações, as perspectivas e as realidades com relação à pesca, tanto à pesca artesanal como à indústria da pesca no nosso Estado. Portanto, Deputado Odacir Zonta, ele vem beber aqui na experiência acumulada daqueles que trabalham nesse setor tão importante para o nosso Estado e para o Brasil, que é o setor da pesca.
Então, Lula virá a Santa Catarina fazer o debate e colher os subsídios para o seu Programa Nacional de Governo na área da pesca. E para aqueles que insistem em dizer que esse vencedor, que essa pessoa que saiu foragida da seca de Pernambuco, veio para São Paulo e se transformou na maior liderança popular sindical da América Latina - e essa figura é recebida como Chefe de Estado em todas as suas viagens internacionais -; para aqueles que continuam dizer, insistir, bater na tecla de que o Lula não está preparado, não tem condições, não tem diploma universitário, é muito importante sempre ressaltarmos que essa figura humana, sensível, e que não está sendo fabricada agora como uma figura simpática, alegre, feliz, de bem com a vida, que é o Luís Inácio Lula da Silva, coordena. E só pode coordenar e liderar quem tem capacidade, quem é reconhecido como líder. Essa figura coordena, indiscutivelmente, um dos maiores plantões de personalidades, reconhecidas em nível nacional e internacional.
E preparamos aqui uma pequena listinha, Deputado Antônio Ceron, só para deixar claro com que tipo de personagens o Lula trabalha, numa perspectiva da construção do nosso Programa de Governo e do nosso Governo: com figuras tipo o Luiz Pinguelli Rosa, emérito conhecedor da questão energética; com o Hélio Bicudo e Fábio Konder Comparatto, juristas de renome nacional e internacional; com economistas da estatura de uma Maria da Conceição Tavares, de um Guido Mantega e de um Aloísio Mercadante; com figuras que conhecem a realidade agrícola e agrária como ninguém no nosso País, como o José Grasiano; com lideranças expressivas da cultura brasileira, como a Marilena Chauí e o Sérgio Mamberti; com figuras exponenciais na área da educação, como o Cristóvão Buarque; e com uma figura reconhecida na área da Segurança, como o Luiz Eduardo Soares.
Esses são os nomes e, infelizmente, Deus já levou, mas foram pessoas muito próximas ao Lula e que contribuíram com a nossa história e com a construção do nosso projeto, tipo o Paulo Freire, o Florestam Fernandes, o Milton Santos e o Betinho.
Quem coordena e quem lidera personagens e personalidades desse quilate, indiscutivelmente não pode ser questionado se está ou não preparado para Governar, porque quem pode contar com uma equipe desse porte está preparado, sim, para colocar o Brasil no rumo certo e dar para o povo brasileiro a perspectiva de soberania e de melhoria da qualidade de vida, e não ficar como estamos vendo hoje estampado nos jornais: FHC corta 5,3 bilhões e atinge Fundo Contra a Pobreza. É isso que não queremos mais!
Muito obrigada!
(SEM REVISÃO DA ORADORA)