25ª Sessão Ordinária - 05/04/2022
DEPUTADO PEDRO CELSO ZUCHI (Orador) - Fala sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias de Santa Catarina que prevê uma arrecadação de R$37 bilhões para 2022. Acrescenta que a Petrobrás, no último quadrimestre de 2021, obteve um valor de R$106 bilhões de lucro, e questiona para onde foi esse dinheiro. Diz que está sendo enviado para os acionistas da empresa.
Ressalta que esse lucro foi tirado do bolso das pessoas que precisam comprar um botijão de gás, do agricultor que precisa do óleo diesel, da indústria que precisa de combustível. Explica que o combustível não está caro, pois o imposto que é cobrado hoje é o mesmo de tempos atrás, é a realidade em que se vive no Brasil, se ganha em real e se paga em dólar.
Menciona os vários Senadores, Deputados Federais, Estaduais de Santa Catarina e não vê nenhuma movimentação para modificar essa política. Faz defesa da Petrobrás como empresa brasileira, afirmando que ela detém a tecnologia de perfuração em águas profundas, e está entregando para outros países aqui explorarem.
Apresenta um vídeo, mostrando o tempo em que o lucro da Petrobrás era investido no Brasil. Conclui que a atual política está voltando com o mapa da fome num País que é o celeiro do mundo na produção de alimentos.
Deputado Adriano Pereira (Aparteante) - Relata que, em Blumenau, não é diferente, as comunidades carentes estão apelando para o fogão à lenha, pois hoje se entregam as riquezas ao capital internacional, e é preciso abrasileirar a gasolina. [Taquígrafa: Eliana]