99ª Sessão Ordinária - 09/12/2003
O SR. DEPUTADO EDUARDO CHEREM - Sr. Presidente, Sras. Deputadas, Srs. Deputados, alguns assuntos me trazem à tribuna, na tarde de hoje.
Quero dizer ao nobre Líder da Oposição, meu amigo, Deputado Joares Ponticelli, que eu penso que V.Exa. novamente vestiu sua armadura de cavaleiro acima do bem e do mal, defensor de algo que apenas imagina e não vê. Com todo o respeito que tenho por V.Exa., creio que está sendo, no mínimo, injusto com o Governador, com a atual administração.
Trago nesta tarde, Sr. Presidente, os investimentos feitos pelo Governo na minha região; não quero dar números lá do Sul do Estado, da região do Deputado Mauro Mariani, da Deputada Simone Schramm, do Deputado Herneus de Nadal, porque com certeza nós vamos matar o Deputado Joares Ponticelli de susto, tal o volume de recursos que têm sido repassados para as regiões onde as Secretarias vêm fazendo um belíssimo trabalho, que nos enche de orgulho.
É muito bom participar daquelas reuniões com os Prefeitos, não importando a qual Partido pertençam. Todos os Prefeitos, sem exceção, estão recebendo recursos e não se trata de favor nosso, mas de uma obrigação do Governo Estadual!
Eu gostaria, apenas, de fazer um apanhado geral dos investimentos nas áreas da educação, da saúde e da urbanização. A nossa região já recebeu em torno de R$18.426.000,00 em verbas que se destinam a quadras de esportes, à pavimentação asfáltica, a hospitais, a postos de saúde, a salas de aula!
Deputado Genésio Goulart, V.Exa. também foi criticado porque sua região não teria recebido recursos, eu quero dizer algo que eu ainda não havia percebido. Eu não vou citar o nome, até porque o Prefeito é meu grande amigo e por quem tenho muita consideração, mas a Prefeitura que mais recebeu recursos na minha região, pertence ao PP! Tenho em mãos documentos que comprovam a afirmação! Mas o Prefeito merece, é trabalhador e temos que o respeitar, apesar de ser do Partido contrário. Além disso, sua cidade merece esses recursos, porque nós não discriminamos, Deputado Mauro Mariani.
O Governador faz questão de assinar convênios, repassando recursos para todos os Municípios, independentemente do Partido! Talvez o Deputado Joares Ponticelli não consiga enxergar, porque não tem acesso ou não participa das reuniões das Secretarias Regionais, dos Conselhos de Desenvolvimento Regional e não sabe os valores que são repassados aos Prefeitos.
Entrando em outro assunto que o Deputado Joares Ponticelli colocou desta tribuna, a respeito do mal-estar provocado pela discussão entre o Prefeito Rubens Spernal e o Presidente da Casan, não há dúvida de que existem duas situações.
A primeira situação, do nosso Prefeito de Balneário Camboriú, meu caloroso Amigo Rubens Spernau, na defesa dos interesses do seu Município.
O Deputado Mauro Mariani tem participado, juntamente com o Deputado Dionei Walter da Silva, de uma luta, se Deus quiser gloriosa, sobre o estado em que se encontra hoje a Casan.
Todos nós sabemos que existe uma dívida, não vou dizer se é imoral ou vergonhosa porque a relatoria apresentará para os Srs. Deputados, e tudo o que aconteceu na Casan nesses últimos anos.
O último investimento, Deputado Mauro Mariani, na minha cidade, foi em 1995. Então, há de convir que realmente o meu Prefeito tem razão quando reclama, enquanto houve arrecadação de R$20 milhões por ano, e ficaram quatro anos na administração do Partido do Deputado Joares Ponticelli, não vimos investimentos no nosso Município.
As dificuldades são inúmeras, sabemos disso, mas, graças a Deus, o Prefeito é um homem de bom senso, assim como o Presidente da Casan, e com certeza chegaremos a algum acordo para melhorar a quantidade de investimentos no nosso Município. Não tenho dúvida disso.
Deputado Herneus de Nadal, V.Exa. que é do Oeste, às vezes o Deputado Joares Ponticelli tenta tripudiar, aproveita uma situação de desconforto entre Partidos Políticos e coloca a colher onde não devia.
Faço essa observação porque com certeza S.Exa. está tentando criar uma situação de constrangimento entre o Prefeito Rubens Spernau, o Presidente da Casan e este Deputado, maximizando um problema que não existe, porque o que existe é problema localizado, pontual e que estamos tentando resolver.
Com todo o respeito e consideração que tenho pelo Deputado Celestino Secco, ouvi uma manifestação dele sobre ética partidária que temos que levar em conta, mas eu poderia também vir a esta tribuna tripudiar em cima do Partido do Deputado Joares Ponticelli, e não vou fazer isso porque não é essa minha linha, não é essa minha filosofia.
Se o Partido Progressista tem os seus problemas, compete a eles resolver porque existem comissão de ética e fórum específico para isso. Agora, não venham tentar colocar o pé em cima do meu Partido porque eu não vou aceitar.
Algum tempo atrás, li um artigo de um eminente colunista, não lembro se de Cláudio Prisco Paraíso ou Moacir Pereira, que dava a entender uma dificuldade de relacionamento entre a Prefeita da Capital e a Bancada do PP. Eu poderia ter aproveitado aquele momento para vir à tribuna fazer de um limão uma limonada. Mas não o fiz em respeito aos Companheiros do PP, em respeito ao Partido Progressista, porque sabemos também que um Partido da Oposição tem dificuldades muito maiores do que um Partido de Situação.
Vi aqui, Deputado Herneus de Nadal, a criação de mais duas novas Secretarias na Prefeitura da Capital: Secretaria Parlamentar, que não deixa de ser uma secretaria de articulação municipal, e Secretaria de Articulação Nacional, mais ou menos nos moldes do que o Governador Luiz Henrique criou. E nem por isso vim à tribuna tripudiar em cima do Partido Progressista.
V.Exa., Deputado Herneus de Nadal, que é do Oeste de Santa Catarina, onde há correligionário nosso vítima de uma denúncia feita daqui desta tribuna.
Um jornal de São Miguel d’Oeste, datado de 6 de dezembro, diz o seguinte: "Forte discussão entre Ponticelli e dirigentes do PP de Paraíso".
Confesso que não vou ler o conteúdo dessa matéria. Vamos deixar que o Deputado Joares Ponticelli resolva com o seu Partido lá em Paraíso, porque há coisas aqui que, com certeza, vão constranger o Deputado Joares Ponticelli e o ex-Governador Esperidião Amin, e não é essa a minha intenção, Deputado Herneus de Nadal.
Não estou aqui para fazer política do deboche, da ironia, da falta de consideração. Queremos a política engrandecida, para cima, assim como no depoimento do Deputado Celestino Secco, no discurso no início do nosso mandato aqui. É esse tipo de política que queremos. Política com seriedade, respeitando os Partidos, respeitando a figura do Governador, do Deputado, do Desembargador.
Poderia, sim, Deputado Genésio Goulart, se lesse esta matéria, colocar em situação de constrangimento o Deputado Líder da Oposição e o ex-Governador, mas vou me reservar o direito de não fazer isso em respeito à Bancada do PP, em respeito à figura do ex-Governador, em respeito àqueles companheiros que constróem Partidos e que respeitam a ética dos demais Partidos.
Com certeza, Deputado Genésio Goulart, custei muito a vir ocupar esta tribuna. Dei muito sangue para o meu Partido até chegar a ser um Deputado Estadual! Por isso sei a dificuldade que é construir um Partido.
Então, espero que o Deputado Joares Ponticelli, quando traz uma discussão local de um Município, que se inteire dos fatos, que descubra o que está havendo antes de criar qualquer constrangimento entre eu, o Prefeito e o Presidente da Casan.
Com certeza é um problema que será resolvido da melhor maneira possível, pois estamos lidando com um Prefeito sério e com um Presidente da Casan igualmente sério.
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)