92ª Sessão Ordinária - 20/11/2003
O SR. DEPUTADO NILSON NELSON MACHADO - Sr. Presidente e Srs. Deputados...
O Sr. Deputado Antônio Carlos Vieira - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO NILSON NELSON MACHADO - Pois não!
O SR. DEPUTADO ANTÔNIO CARLOS VIEIRA - Vou roubar só um minuto do seu tempo, Deputado Nilson Nelson Machado.
Hoje nós estamos assistindo aqui, Deputado, a uma cena que poderia ser levada para os teatros. O PMDB traz, agora, uma encenação das grandes obras que o Governo do Estado está fazendo nos 10 meses de Governo. Deixou de indicar a duplicação da BR-101; deixou de indicar a aquisição e a transferência de toda a administração pública para o prédio do Saco Grande, o antigo prédio do Besc; deixou de indicar o retorno do Besc ao domínio do Governo do Estado; deixou de indicar várias conquistas; deixou de indicar as ações que tomou a Assembléia Legislativa para não tramitar o processo de solicitação da justiça para processar o Sr. Governador quando no comando da Prefeitura de Joinville.
Mas nós voltaremos ao assunto, Deputado Rogério Mendonça, para fazer comparativos. V.Exa. pode ficar tranqüilo, pois vamos querer que demonstre ou nós vamos demonstrar que este Governo, em 10 meses, fez mais do que o Governo passado, em quatro anos, principalmente para a Prefeitura, para o Município de Blumenau.
O que vocês têm é uma fixação contra o Governador anterior. Parece-me que isso é uma paixão. Parece-me que o desejo é muito grande em tê-lo conosco. O homem perdeu a eleição. Deixe-o ficar sossegado. Ele está se preparando para o retorno. Vocês não perdem por esperar.
Agora, esta fixação de homem por homem é muito perigosa.
O Sr. Deputado Rogério Mendonça - V.Exa. me concede aparte?
O SR. DEPUTADO NILSON NELSOM MACHADO - Pois não!
O Sr. Deputado Rogério Mendonça - Sobre a questão da fixação, quero lembrar que o Governador anterior ficou quatro anos com o retrovisor só falando do Governador Paulo Afonso e acabou recebendo o troco nas urnas.
Nós não estamos falando do ex-Governador, nós estamos fazendo um comparativo das obras entre os dois Governos.
O Sr. Deputado Antônio Carlos Vieira (Intervindo) - Sr. Presidente, por favor! Quando estava o PMDB, nós o respeitamos. Eu estou falando no horário do PP.
Então, o PMDB que respeite, para ser respeitado. Daqui para frente, Sr. Presidente, não respeitarei mais o tempo do PMDB. Entrarei no microfone e invadirei quem está discursando.
Deputado Rogério Mendonça, respeite o Deputado! Respeito o seu Partido, respeito o seu discurso, embora ele seja mais absoluto possível. Agora, quero também que respeite as minhas colocações e o nosso Partido.
O SR. PRESIDENTE (Deputado Volnei Morastoni) - Quero esclarecer que a palavra está assegurada ao Sr. Deputado Nilson Nelson Machado, que concedeu um aparte ao Deputado Antônio Carlos Vieira, e no momento em que o Deputado Rogério Mendonça usou da palavra ele estava em aparte, também, com o consentimento do referido Deputado.
A palavra está assegurada ao Sr. Deputado Nilson Nelson Machado.
O SR. DEPUTADO NILSON NELSOM MACHADO - Sr. Presidente e Srs. Deputados, só gostaria de pedir desculpas, ao ocupar o horário que na verdade está destinado, hoje, ao colega Deputado Reno Caramori, que me concedeu um minuto, também ao Deputado. Mas em nome da raça negra de Santa Catarina, gostaria de agradecer a V.Exa. pelo tempo que me concedeu, porque hoje é o Dia da Conscientização Negra, que é comemorado em todo o País. E gostaria de dizer aos Srs. Deputados, ao povo que nos acompanha pela TVAL, que o Dia da Conscientização Negra precisa existir.
Hoje, afinal de contas, faz 308 anos da morte do grande líder Zumbi. Aquele que viveu nos Palmares, que deu a vida em nome da liberdade da raça negra. E quero dizer a V.Exas. também que daqui a pouco alguns artistas de nome nacional, como a Isabel Filards, e o pessoal que está fazendo a programação do projeto do cinema da favela estarão visitando a Assembléia Legislativa e a Creche do Duduco, I e II.
Mas, acima de tudo, gostaria de lembrar aos Deputados que estou entrando esta semana com um projeto. Se aprovado ou não, vamos ver depois em Plenário. O que estou pedindo é um feriado estadual no Dia da Conscientização Negra. É claro que vamos receber algumas críticas, pois não existe o dia dos brancos, mas reconhecemos que o dia do branco é todo dia. Na verdade, o negro é que não tem a participação total naquilo que lhe é de direito. Há muitos anos o negro vem exigindo sua parcela e não tem conseguido.
Então, nada melhor do que o feriado no dia 20 de novembro, em Santa Catarina, um Estado de etnia, mas o que é mostrado lá fora é só a etnia européia. Isso não é verdade, nós temos hoje aqui, aproximadamente, quase 200 mil habitantes negros em Santa Catarina, o que é um número expressivo de pessoas que também decidem eleição, que deram seus votos para termos hoje aqui os 40 Deputados e um Governador que também foi eleito pela raça negra.
Enquanto aguardamos até os Prefeitos do interior do Estado que, por favor, nomeiam cidadãos negros, porque o negro tem a sua contribuição, o seu valor, também aguardamos aqui do Governador Luiz Henrique da Silveira e da Prefeita Municipal a nomeação de uma grande liderança negra em seu secretariado.
Gostaria de encerrar a minha homenagem à raça negra apenas cantando um pequeno trecho de uma melodia de um samba tão famoso da Escola de Samba Mangueira e que fala, e muito, da realidade do negro:
"Moço, não se esqueça que o negro também construiu as riquezas do nosso Brasil, mas pergunte... pergunte ao Criador quem pintou essa aquarela, livre do açoite da senzala, preso na miséria da favela."
Muito obrigado!
(SEM REVISÃO DO ORADOR)