15ª Sessão Ordinária - 24/03/2004
A SRA. DEPUTADA ODETE DE JESUS - Sr. Presidente, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, como Presidente da Comissão de Direitos e Garantias Fundamentais, de Proteção e de Amparo à Família e à Mulher, eu não poderia deixar passar em branco a data de 20 de março, Dia Mundial de Combate à Discriminação Racial.
Srs. Deputados, esta luta não é de hoje. Há séculos os negros lutam contra o preconceito racial, e muitos já deram suas vidas pelas grandes causas e levantaram bandeiras pela eliminação do preconceito.
O que me entristece, deixa-me indignada, é que, com toda a revolução social que acontece nos dias de hoje, ainda existe a chamada cota de alunos negros para ocupar os bancos das universidades.
Francamente, Srs. Deputados, este assunto já não teria mais que ser discutido nesta Casa. Os negros, Sr. Presidente, têm direitos iguais! Não é a cor da pele da pessoa que vai medir o seu QI! Não vai medir a sua inteligência nem a sua capacidade!
Existem mulheres que podem fazer a diferença, sim, com idéias, contribuindo com o seu trabalho na construção de uma sociedade mais justa e humana.
Em Santa Catarina, o poeta Cruz e Sousa e a professora, jornalista e primeira Deputada Estadual Antonieta de Barros foram figuras que marcaram a história deste Estado, pois deixaram marcas, símbolos na cultura de Santa Catarina.
Na história, grandes homens negros como Martin Luther King e Nelson Mandela escreveram verdadeiras lições de vida e fizeram-nos ver o valor da alma e entender que a dignidade de um homem não está na cor da pele, na raça, na condição social ou no credo religioso!
A discriminação racial, Srs. Deputados, é uma atitude preconceituosa e abominável! Temos que defender a igualdade, o direito dos jovens brancos e negros ocuparem o mesmo espaço nas universidades e no mercado de trabalho!
E como toda atitude racial deve ser denunciada. A nossa Comissão de Direitos e Garantias Fundamentais, bem como a Ouvidoria da Casa, Sr. Presidente, devem estar abertas para atender àqueles que buscarem apoio em função da discriminação.
Como todos sabemos, discriminação é crime! E não somente os negros são discriminados. Também as mulheres o são! Porque, na verdade, existe ainda um grande preconceito contra as mulheres. Eu não sei por que, pois a mulher tem as mesmas condições que o homem!
Há alguns dias, estive em São Paulo e, quando fui entrar num táxi, qual não foi a minha surpresa e alegria ao ver que a motorista era uma mulher!
As mulheres também estão ocupando o seu espaço em todos os órgãos públicos e sempre se destacam. São mães, são donas-de-casa, são até mesmo pesquisadoras, pois, quando têm que ir ao mercado e sabem que seus recursos são reduzidos, elas procuram os preços mais baixos.
A mulher é uma política nata, porque sabe defender os direitos dos seus filhos e da sua família.
Então, esta Deputada hoje assoma à tribuna para falar do preconceito, da discriminação, que é uma vergonha neste Estado.
Muito obrigada!
(SEM REVISÃO DA ORADORA)