4ª Sessão Extraordinária - 28/05/2002
O SR. DEPUTADO JOARES PONTICELLI - Sr. Presidente e Srs. Deputados, ontem, dia 27 de maio, a nossa cidade de Tubarão completou 132 anos de emancipação político-administrativa. Nós, que lá estivemos participando de uma série de atos administrativos patrocinados pelo nosso Prefeito Carlos Stupp e pelo Vice-Prefeito Ângelo Zaboti e toda a administração municipal, nos orgulhamos em ver a guinada que a nossa cidade, que o nosso Município está dando exatamente neste momento em que se celebram 132 anos de sua emancipação.
Tubarão, que já foi uma das cidades mais importantes do ponto de vista econômico e social de Santa Catarina, ao longo dos anos foi perdendo esta condição. A falta de ação concreta dos diversos Governos que passaram pelo nosso Estado e de muitas administrações municipais fez com que a nossa cidade perdesse não só a condição de cidade pólo, como foi perdendo também a condição de cidade importante, de cidade destaque no cenário do Sul de Santa Catarina. Nós que víamos as ações do Governo, quando se referiam ao Sul, passarem direto pela nossa região e durante muito tempo vimos investimentos serem subtraídos da nossa cidade e com isso ficamos numa condição de poucas perspectivas de crescimento.
A partir do início da atual administração municipal e das parcerias que puderam se estabelecer com o Governo do Estado, provocamos uma guinada nesse eixo de desenvolvimento.
Temos, hoje, um conjunto de ações muito fortes sendo realizadas, não só no Município, mas em toda região, ações que nos dão a condição de recuperação da nossa posição de pólo no contexto da Amurel e da nossa posição de cidade destaque no Sul de Santa Catarina.
As ações do Governo Federal, do Governo Estadual e do Governo Municipal nos dão a certeza de que daqui para a frente, a cada ano, quando celebrarmos mais um aniversário de emancipação da nossa cidade, estaremos sempre comemorando mais ações e, portanto, mais esperança, mais perspectivas de desenvolvimento para a nossa gente.
Ontem, foi entregue a ordem de serviço para a retirada dos trilhos e da garagem da oficina da Ferrovia Tereza Cristina, do bairro Oficinas, que fica no mais populoso bairro da cidade, praticamente no centro de Tubarão.
A principal avenida da nossa cidade, a Avenida Marcolino Martins Cabral, não tinha começo nem fim. Com esta ação praticada pela Prefeitura Municipal, na tarde de ontem, em parceria com o Governo Federal, com o Governo Estadual e com a Ferrovia Tereza Cristina, teremos, Sr. Presidente, condições de abri-la e de entregá-la ao longo de toda a sua extensão. Com isso, vamos dar uma mudada completa no panorama, no visual da nossa cidade.
Serão investimentos superiores a R$3 milhões para a construção da nova oficina, que ficará retirada do centro da cidade e da entrega daquele equipamento à municipalidade, para que lá possa implementar várias ações da Prefeitura Municipal.
Além disso, foi assinado um convênio de parceria entre a Prefeitura Municipal de Tubarão e a Tractebel, que nos permitirá ver a pavimentação asfáltica ligando Tubarão ao Município de Capivari de Baixo concluída. Um trecho pequeno que há muito aguardava pela ligação das duas cidades, que são muito próximas, vai se tornar realidade também a partir desta iniciativa.
Várias parcerias de pavimentações, de ligação de bairros estão, como já disse, ocorrendo através da parceria com o Governo Estadual e Federal. Mas elas só começaram agora, Sr. Presidente, porque foram necessários 15 meses para que a recuperação da saúde financeira do Município de Tubarão fosse promovida.
Nós, que assumimos a nossa coligação, que assumimos a Prefeitura em condições financeiras difíceis, com 03 folhas da salário em atraso, com vários fornecedores cobrando no dia-a-dia os seus créditos, uma inadimplência generalizada, conseguimos viabilizar a Prefeitura Municipal e com isso poder bancar a contrapartida dos diversos convênios que estão sendo celebrados.
No próximo dia 03 de junho mais uma ação estará sendo iniciada na nossa cidade, desta feita através da Secretaria Estadual dos Transportes e Obras. A pavimentação asfáltica entre o centro da cidade e o bairro Guarda, margem direita, que é a ligação da SC-440, que liga Tubarão à Nova Orleans, terá a sua audiência pública realizada e o lançamento do edital de licitação previsto para os últimos dias.
Uma obra esperada há décadas, uma obra que a comunidade não só de Tubarão, mas de toda a Amurel e todo o Sul aguarda há muitos anos.
Esta é a primeira etapa, porque na seqüência teremos, tão logo seja concluído o projeto de engenharia do trecho Pedras Grandes - Orleans, a conclusão da ligação que vai unir a BR-101 à serra, e com isso poder atrair cada vez mais investimentos, turistas para a nossa cidade, o nosso litoral e dali para a serra.
O anúncio que fez o Deputado Leodegar Tiscoski, na noite de ontem, da empresa vencedora do projeto do aeroporto regional que será construído no Município de Jaguaruna, portanto, integrando a região da Amurel, nos dá ainda mais convicção de que a nossa região, a região de Tubarão, resgata a passos largos a sua condição de importância no processo de desenvolvimento do Sul de Santa Catarina.
Nos próximos dias, haveremos todos de estar no Município de Jaguaruna para participar do grande ato de entrega da ordem de serviço no valor de quase R$15 milhões para vermos definitivamente este velho sonho da Amurel de iniciar o seu processo de realidade.
O nosso centro de agricultores e pescadores, outra ordem em parceria do Governo de Tubarão com o Governo de Santa Catarina, está caminhando a todo vapor. Até o mês de setembro, se Deus quiser, estaremos com essa obra importante para o desenvolvimento da agricultura, da pesca e da pecuária entregue para todos os produtores da nossa região.
As ações na área da educação, a reforma nas escolas, a melhoria das condições de operacionalização no processo de ensino e aprendizagem e a transformação da Escola Técnica Dionísio Freitas, em Dionísio Freitas, com a construção de um anexo chamado Escola Jovem, investimentos totais próximos de R$5 milhões, tornaram pólo também no ensino profissionalizante, já que através da Unisul somos pólo no ensino superior.
Esses são alguns dos motivos, Sr. Presidente, da nossa comemoração. Tubarão está em festa, Tubarão começa a virar a página, começa a recuperar a sua condição de importância no cenário estadual e nacional.
Para nós, que representamos Tubarão e toda a região da Amurel nesta Casa, sentimo-nos orgulhosos em poder participar neste momento em que a nossa cidade definitivamente entra nos trilhos do desenvolvimento, num processo sem volta, que poderá perdurar ao longo de muitos anos.
Na noite de ontem fui reconhecido como filho de Tubarão pelo título de cidadão honorário que recebi da Colenda Câmara de Vereadores daquela cidade, Câmara essa que tive o prazer de integrar durante um ano e meio antes de assumir o mandato desta Casa.
Vivi um momento de orgulho muito forte. Foi um momento de muita alegria para a minha esposa Patrícia, o meu filho Murilo, para os meus familiares e amigos, quando esta cidade que me acolheu há 14 anos me transforma, me legitima em filho.
Com toda certeza, o meu compromisso de trabalhar ainda mais por Tubarão e por sua gente aumenta na medida em que a Câmara nos fez, por unanimidade dos seus Pares, esta homenagem que reconheço não ser merecedor ainda, mas a partir de agora muito mais haveremos de lutar para que aquela cidade possa se engrandecer e nos orgulhar cada vez mais.
Agradeço, mais uma vez, a bondosa e generosa homenagem que também nos prestou a Câmara de Vereadores de Braço do Norte, na última sexta-feira, dia 25, quando também nos concedeu essa honrosa homenagem que, com toda certeza, aumenta o nosso compromisso com aquele povo tão progressista e trabalhador da nossa também querida cidade de Braço do Norte.
Muito obrigado.
(Palmas)
(SEM REVISÃO DO ORADOR)