24ª Sessão Ordinária - 20/04/2004
O SR. DEPUTADO NELSON GOETTEN - Sr. Presidente e Srs. Deputados...
O Sr. Deputado Rogério Mendonça - V.Exa. me concede um aparte?
O SR. DEPUTADO NELSON GOETTEN - Pois não!
O Sr. Deputado Rogério Mendonça - Deputado Nelson Goetten, quero fazer referência a uma moção que estou encaminhando à direção do Clube Atlético Hermann Aichinger, de Ibirama, e a todos os jogadores. Tenho certeza de que V.Exa. haverá de subscrever também essa minha moção, parabenizando a direção, os jogadores e os técnicos do Clube Atlético Hermann Aichinger pela conquista do segundo lugar no Campeonato Catarinense, sendo que representará também Santa Catarina na Copa do Brasil.
Esta é minha referência e tenho certeza de que V.Exa. haverá também de subscrever essa moção.
O SR. DEPUTADO NELSON GOETTEN - Sem dúvida, Deputado, para nós é um orgulho, porque, afinal de contas, esse time do Alto Vale do Itajaí está inserido no contexto nacional, mostrando a capacidade e a persistência de um empresário chamado Ayres Marquetti, que comanda aquela importante equipe.
Quero aqui também tecer alguns comentários, Deputado Onofre Santo Agostini, em relação a sua preocupação com as invasões de terras, e que também é uma preocupação dos Parlamentares, principalmente da nossa Bancada.
Deputado João Rodrigues, acho que isso não é invasão de terras. Nós defendemos o pequeno agricultor, sim, é verdade, mas isso é um movimento revolucionário, isso é baderna, isso é bagunça! É bem diferente falarmos dos sem-terras, de um trabalhador que não tem um pedaço de terra e quer produzir. E bagunça, desordem e movimento revolucionário é o que se está fazendo, Deputado Romildo Titon! Estão ameaçando, vergonhosamente, e as autoridades - principalmente o Governo - estão acovardadas, encurraladas e não tomam uma posição em defesa daquele que tem direito adquirido, que é o proprietário.
A Deputada Ana Paula Lima não está na Casa e sinto que deselegante falar desse assunto sem a presença dela. Mas pelo menos estão aqui os Parlamentares do Partido dos Trabalhadores. E sempre tenho dito aos Deputados que quando viemos à tribuna é para exercer o direito e o dever de decisão de oposição que conseguimos através das urnas. E como Oposição nós temos que estar aqui atentos, presentes, continuamente cobrando, principalmente o compromisso assumido pelo PT perante a sociedade, que a levou a acreditar e a depositar os seus sonhos e as suas esperanças no Governo do PT, mas baseados nos 25 anos de discurso fácil, de promessa vã por parte do PT!
Então, quando fazemos essas críticas, elas são embasadas, assim como eles fazem, nos noticiários! Não estamos simplesmente inventando notícias! São os noticiários que nos dizem, que confirmam a situação de tragédia verdadeira que vivemos no País, o verdadeiro desespero que está sendo imposto a uma sociedade que tinha esperanças - uma sociedade sofrida como a sociedade brasileira - produzida pela omissão, pela incompetência e pelo estelionato! Só pode ser estelionato alguém que durante 25 anos se manifestava nesta tribuna, em todos os palanques, em todas as campanhas de que era contra a carga tributária neste País, mas quando assume o Governo aumenta a carga tributária, aumentando o sofrimento do povo brasileiro e a inviabilidade do aumento do parque industrial para gerar emprego, para trazer felicidade e tranqüilidade à Nação e ao cidadão.
Havia um Governo que se manifestava contra o juros altos e contra os banqueiros, mas agora oferece aos banqueiros, pela primeira vez na história, o maior lucro já acontecido em favor dessa classe que especula, que judia, que, a sangue frio, suga o sangue do brasileiro (com a concordância daqueles que até ontem faziam discursos em nome do pobre, trabalhador e em defesa do trabalhador).
Cansamos, Deputado Onofre Santo Agostini, de escutar, principalmente, a Deputada Ideli Salvatti fazer aqui seus discurso contra juros altos, contra banqueiro, contra FMI! E hoje nós vemos o quê? Um Governo acovardado, de joelho, seguindo as normas do FMI.
Nós citávamos à Deputada Ana Paula Lima o que dizia a Folha de S.Paulo e a revista Veja, que o próprio Palocci, que é um homem forte do Governo, do PT, quer era uma coisa de uma esquerda infantil, de uma esquerda atrasada, de uma esquerda ultrapassada! Eu só repetia o que dizia a Folha de S.Paulo: "Presidente pode terminar como de la Rúa", pelo economista estadual do Rio de Janeiro.
Presidente que não tem plano de Governo, que não tem poder, que não tem determinação, que não tem poder de mando, que comanda uma equipe de amigos, que se monstra incompetente e fragilizado perante os problemas da Nação, que prometeu o que não podia cumprir, que fala, mas na prática não há uma ação que acompanhe seus discursos... Eu dizia que quando a situação de empobrecimento chega a um limite assustador como o que vivemos, o desemprego é histórico porque o espetáculo do crescimento anunciado em julho de 2003 não sabíamos e não e entendíamos que era para o PT o espetáculo do crescimento do desemprego; O espetáculo dos juros altos; o espetáculo do crescimento da miséria, do crescimento dos impostos, do crescimento do abandono do cidadão, do crescimento de invasões de terras!
Eu não tinha entendido qual era o espetáculo do crescimento que o PT estava falando naquele momento! Mas hoje entendo que era esse vergonhoso espetáculo que estamos vivendo. E consta dele a compra, pelo Governo, da mais moderna aeronave, que custou R$ 160 milhões. Mostrou a revista Veja a decoração da aeronave. Bom gosto tem o PT! Mostrou que é toda forrada com couro especial; com equipes especiais de bordo - há até dois comissários para atender especialmente o Presidente. É uma aeronave com 30 assentos executivos para seus companheiros, seus aliados poderem viajar, mas confortavelmente!
O que a Deputada Ana Paula Lima disse naquele momento, de uma forma injusta, incoerente, irresponsável e covarde? "Admira-me muito um Deputado como esse vir falar de uma barbaridade, porque eu, andando lá pelo Alto Vale, encontrei um caminhão muito bonito, fazendo shows. E esse caminhão é do Deputado Nelson Goetten! Como ele tem coragem de falar do Presidente da República por comprar uma aeronave de R$ 160 milhões?"
Ora, Companheiros do PT, e levem a minha consideração e o meu respeito pela Deputada, aquele caminhão foi comprado com os meus recursos! Ele é mantido com os meus recursos! Eu não teria a coragem de usar recursos do povo para fazer isso que está fazendo o PT!
Não posso responsabilizar o PT pela vergonha que está acontecendo neste Governo! Não posso responsabilizá-lo por todas as mazelas deste País, porque estaria sendo injusto com o PT! Não estaria sendo justo nem comigo! Agora, eu posso, sim, responsabilizar o PT por prometer o que não devia, por mentir, por enganar, por pregar a falsa esperança! Isso eu posso! Tenho o direito e o dever de cobrar porque mentira é estelionato em política! Prometer o que não pode cumprir para ganhar eleição é estelionato eleitoral! Estelionato eleitoral é crime em qualquer lugar deste planeta, menos no Brasil, porque o povo, na sua boa-fé, na sua bondade acaba aceitando, convivendo, chorando, lamentando e continuando a ter fé, porque precisa sustentar a sua família...
(Discurso interrompido por término do horário regimental.)
(SEM REVISÃO DO ORADOR)