31ª Sessão Ordinária - 12/05/2004
A SRA. DEPUTADA ANA PAULA LIMA - Sr. Presidente, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, primeiramente gostaria de registrar da tribuna desta Casa e fazer um agradecimento ao campeão mundial de surfe, Teco Padaratz, que fez uma doação do seu cachê artístico, e foi veiculado na data de hoje no Jornal de Santa Catarina uma foto dele rodeado de crianças, para a creche Pedro Kraus, de Blumenau.
São ações com essas que vale a pena ressaltar, e por isso agradeço a esse blumenauense, que tanto nos orgulha pela modalidade em que atua, o surfe.
Sr. Presidente, quero também registrar que ontem, na cidade de Blumenau, com a presença do Governador do Estado de Santa Catarina e lideranças locais, com o Deputado Cézar Cim, que muito nos orgulha, foi inaugurada a reforma da UTI do Hospital Santa Isabel, esse hospital que fez o primeiro transplante de rim do Estado de Santa Catarina, em 1977; onde foi realizado o primeiro transplante de fígado do nosso Estado e foi pioneira no primeiro transplante de coração do Estado.
Agora fiquei surpresa e muito feliz, pois o Ministério da Saúde estará visitando a nossa cidade no dia de amanhã para credenciar o Hospital Santa Isabel a realizar, pela primeira vez no Estado, transplante de pâncreas.
Então, Blumenau é orgulho no atendimento à saúde. E o Governador, sensibilizado com as questões da saúde no Vale de Itajaí, dobrou o orçamento do Hospital Santo Antônio, que atende quase 100% dos pacientes do SUS. Sua Excelência fez essa doação para ampliação e reforma da UTI do Hospital Santa Isabel, como também doou e credenciou o Hospital Misericórdia da Vila Itoupava, e está fazendo um convênio, através do Badesc, com o Hospital Santa Catarina. Lá é o pólo de auto-atendimento de alta complexidade. Por isso o Vale de Itajaí está bem representado na cidade de Blumenau.
Quero, desta tribuna, fazer um convite às Sras. Deputadas e aos Srs. Deputados para prestigiarem a sessão solene que estará sendo realizada logo mais, às 18h, neste Plenário.
(Passa a ler)
"A referida sessão solene está sendo promovida em homenagem ao Dia do Enfermeiro, hoje, 12 de maio, e é comemorada internacionalmente.
Como enfermeira graduada pela Universidade do Vale de Itajaí, é uma honra conduzir a referida sessão, que além de homenagear os enfermeiros e toda a equipe de enfermagem, vai também oportunizar a manifestação de admiração aos dirigentes da atual diretoria e também ao ex-Presidente da Associação Brasileira de Enfermagem, Seção Santa Catarina."
O Sr. Deputado Paulo Eccel - V.Exa. me concede um aparte?
A SRA. DEPUTADA ANA PAULA LIMA - Pois não!
O Sr. Deputado Paulo Eccel - Deputada Ana Paula Lima, cumprimentando V.Exa., que é enfermeira, quero estender os meus cumprimentos a todos os profissionais, como o fez V.Exa., e parabenizá-la pela iniciativa desta homenagem pelo dia de hoje.
Sabemos que o grande, o principal problema da nossa população é a questão da saúde pública, e os enfermeiros e enfermeiras são profissionais indispensáveis, que muito colaboram para minimizar o sofrimento relativo à saúde no nosso Estado.
Então, parabéns pela iniciativa e parabéns pelo seu dia.
A SRA. DEPUTADA ANA PAULA LIMA - (Continua lendo)
"Também estaremos homenageando a enfermeira Carmen Emília Bonfá Zanotto, Secretária-Adjunta da Secretaria de Estado da Saúde.
Sr. Presidente, Sras. Deputadas e Srs. Deputados, o Dia do Enfermeiro foi instituído no dia 12 de maio porque nesta data nasceu a precursora da enfermagem moderna, a inglesa Florence Nightingale.
O dia 12 de maio, no Brasil, é também a data de abertura da Semana Nacional de Enfermagem, instituída pelo então Presidente Juscelino Kubitschek, que vai até o dia 20 de maio.
Portanto, gostaria de aproveitar a oportunidade para cumprimentar os enfermeiros e também todos os profissionais de enfermagem em atividade em Santa Catarina.
O nosso muito obrigada pelo trabalho de íntimo compromisso social que os enfermeiros e profissionais de enfermagem desenvolvem com tanta dedicação, fazendo com que a saúde pública possa dar um atendimento mais humano e digno à população.
Meu muito obrigada, e mais uma vez convido as Sras. Deputadas e os Srs. Deputados para prestigiarem a sessão solene, às 18h, no Plenário desta Casa.
Muito obrigada!"
(Palmas)
(SEM REVISÃO DA ORADORA)